Acesso Rápido

    Compensação bancária: quanto tempo o dinheiro leva para cair na conta?

    Compensação bancária: quanto tempo o dinheiro leva para cair na conta?

    Para quem não teve acesso a uma boa educação financeira, alguns conceitos podem ser um tanto quanto difíceis de se entender a princípio. Um deles é justamente o de compensação bancária.

    Cada uma das operações realizadas possuem um prazo de compensação bancária, bem como valores das taxas cobradas por elas. Desse modo, compreender esta definição e os tipos é algo muito importante.

    O que é compensação bancária?

    A compensação bancária é o tempo que o dinheiro levará para cair na conta do cliente, seja ela corrente ou poupança. Apesar desse prazo geralmente ser o mesmo para todos os bancos no Brasil, existem variações nas instituições bancárias de outros países.

    A compensação bancária afeta tanto depósitos e transferências quanto o repasse dos valores das aplicações resgatadas pelos investidores.

    Se o investimento for de liquidez diária, por exemplo, e for resgatado pelo investidor, deverá cair na conta do favorecido em até dois dias úteis. Mas este prazo costuma variar de acordo com a corretora de valores escolhida.

    Eventualmente, o prazo pode mudar na compensação bancária em feriados. Nesse caso, o comum é que o dia não seja contado, já que o tempo para a compensação corre em dias úteis.

    Planilha de Controle de gastos Organize sua vida financeira e fique mais próximo dos seus objetivos. Diferente de tudo que você viu no mercado, a Planilha Controle de Gastos da Suno foi criada para te ajudar no seu dia a dia.
    Planilha de Controle de gastos

    Como funciona a compensação bancária?

    A compensação bancária é justamente esse tempo para que o pagamento possa entrar na conta do banco. Sendo assim, a instituição financeira tem a possibilidade de checar os valores e a natureza do pagamento realizado, assim como os dados dos envolvidos na transação. Após a confirmação disso, o banco poderá cumprir a compensação.

    O crescente processo de digitalização da sociedade, o que inclui também as agências bancárias, fez com que os prazos para compensação em bancos fossem cada vez menores.

    No entanto, é preciso compreender que cada operação terá um tempo necessário para ser cumprida, o que impede que essa finalização muitas vezes não seja necessariamente “instantânea”.

    Quanto tempo demora uma compensação bancária?

    Umas das principais dúvidas que se tem sobre o tema é quanto tempo demora para cair um depósito. O Sistema de Pagamentos Brasileiro estabelece aos bancos uma série de normas e regras que eles devem cumprir durante transações bancárias.

    Sendo assim, checar as informações e fazer os procedimentos que já são realizados é algo estabelecido por lei, não por vontade própria do banco.

    O tempo para que o banco realize a compensação bancária vai mudar de acordo com o tipo de investimento feito, ou seja, a variação dos prazos nesse processo ocorrem por conta de existirem diferentes categorias de compensação bancária, cada uma delas necessitando de um período específico.

    Nesse sentido, é relevante diferenciar quais são os principais tipos, e estabelecer um prazo para cada um deles. Entender o prazo de compensação pode ajudar o cliente a saber com maior precisão a partir de que horas o pagamento cai na conta.

    Tipos de compensação bancária

    Para facilitar a procura pela informação, é importante listar os prazos para a compensação bancária de várias transações, assim como uma tabela para eles:

    • TED – Se o depósito for feito no horário comercial, o dinheiro cairá no mesmo dia. Se for após esse período, cairá no dia útil seguinte. Mas atenção: cada banco tem seu próprio horário comercial no tocante ao TED, então vale à pena considerar este ponto na hora de fazer a transferência;
    • DOC – A compensação ocorrerá no útil seguinte;
    • Depósito em dinheiro em caixa eletrônico –  Se for feito até 16h, cai no mesmo dia (D + 0). Se for feito depois do fechamento da agência, cai no dia seguinte (D + 1);
    • Depósito em dinheiro no guichê de atendimento – Quando o depósito for feito “na boca do caixa”, ou seja, dentro do banco com um atendente, a compensação ocorre no mesmo dia, quase automaticamente (D+0);
    • Depósito de cheque no guichê de atendimento. No caso de dúvida de quanto tempo demora para cair um cheque depositado, este prazo ocorre até 72 horas úteis após a entrega do cheque (D + 3);
    • Depósito em dinheiro em caixa eletrônico sem envelope – Há pouco tempo, alguns bancos modernizaram seus caixas eletrônicos, que oferecem agora a opção de depósito de dinheiro sem o uso de envelope.

    Desta forma, o dinheiro é contabilizado na hora e o valor creditado na conta do favorecido em poucos minutos. Para isso, é importante saber também como depositar dinheiro no caixa eletrônico.

    • Depósito de cheque em caixa eletrônico – Assim como no caso do dinheiro vivo, a compensação dependerá do horário em que o depósito foi realizado. Se ele ocorreu até as 16h, ele cairá na conta do favorecido em até um dia útil. Após este horário, a compensação ocorrerá em até dois dias úteis (D+2);

    Antigamente, cheques de até R$ 299,99 eram liquidados em até dois dias úteis (D+2). Para valores superiores, a operação já era concluída em até um dia. Em 2018, o BC alterou tais regras, fazendo com que os cheques de qualquer valor fossem compensados em apenas um dia útil (D+1).

    PLANILHA DE CONTROLE FINANCEIRO Baixe de forma gratuita a planilha que vai te ajudar a planejar cada uma das 3 etapas da sua vida financeira! 
    PLANILHA DE CONTROLE FINANCEIRO

    Tabela com prazos para compensação bancária

    A seguir, se destaca uma tabela sucinta com os tipos de compensação bancária e seus respectivos prazos:

    Também é importante entender a questão do conceito de dia útil, para calcular a data da compensação bancária corretamente, considerando finais de semana e feriados.

    Algumas destas transações, como o TED e o DOC, podem sofrer a incidência de taxas. Esses valores variarão de acordo com a instituição financeira.

    Porém, se a transferência for feita entre contas de um mesmo banco, o cliente pode obter a isenção desta taxa.

    Compensação bancária fora do país

    O sistema bancário brasileiro é um dos mais eficientes do mundo no tocante a compensação dos valores depositados ou transferidos.

    Isso porque, em outros países, o dinheiro leva muito mais tempo para cair na conta dos clientes. Este fato, inclusive, costuma impressionar muitos brasileiros que decidiram morar por algum tempo em outro país.

    Logo, o tempo de compensação no Brasil pode até ser um pouco incômoda, mas ainda é bastante eficiente em comparação com alguns lugares.

    Ficou alguma dúvida sobre compensação bancária? Deixe nos comentários.

    Perguntas frequentes sobre compensação bancária
    O que é compensação bancária?

    poupança. Apesar desse prazo geralmente ser o mesmo para todos os bancos no Brasil, existem variações nas instituições bancárias de outros países.

    Quanto tempo demora uma compensação bancária?

    O tempo para que o banco realize a compensação bancária vai mudar de acordo com o tipo de investimento feito, ou seja, a variação dos prazos nesse processo ocorrem por conta de existirem diferentes categorias de compensação bancária, cada uma delas necessitando de um período específico. Nesse sentido, é relevante diferenciar quais são os principais tipos, e estabelecer um prazo para cada um deles.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    71 comentários

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

    • Antonio Tadao Ymanishi 19 de novembro de 2020

      a compensações de cheque conta somente as horas do dia, se for e das 8 da manha ate que horas?

      Responder
      • Suno Research 29 de julho de 2021

        Olá, Antonio! Tudo bem?
        Se o depósito de cheque foi feito em caixa eletrônico, até as 16h, ele cairá na conta do favorecido em até um dia útil (24h úteis). Após este horário, a compensação ocorrerá em até dois dias úteis (48h úteis).
        Caso o depósito tenha sido realizado em guichê de atendimento, ele demorará até 72 horas úteis para ser compensado.

        Responder
    • Isabela 1 de dezembro de 2020

      Foi depositado um valor em minha conta da caixa dia 25 de novembro, esse deposito foi feito na suiça, quanto tempo cai na conta até agora não caiu?

      Responder
      • Suno Research 1 de dezembro de 2020

        Olá, Isabela! Tudo bem?
        Isso depende de cada banco. Em média, demora de 2 a 4 dias úteis,
        Atenciosamente, Equipe Suno.

        Responder
    • Welliton Leonardo de Lima 14 de dezembro de 2020

      O que quer dizer quando aparece um C na frente do valor

      Responder
      • Suno Research 29 de julho de 2021

        Olá, Welliton! Tudo certo?
        A letra “C” significa que o valor foi creditado na sua conta, ou seja, entrou dinheiro.
        Atenciosamente, Equipe Suno

        Responder
    • Sergio 4 de janeiro de 2021

      Fiz um depósito em dinheiro no envelope de cheque dia 30 de Desembro às 20h e até agora o dinheiro não caiu.

      Responder
      • Suno Research 29 de julho de 2021

        Olá, Sérgio! Tudo bem?
        Sugerimos que procure o seu banco para esclarecer a situação.
        Atenciosamente, Equipe Suno.

        Responder
    • Larissa Alves Gomes da silva 25 de fevereiro de 2021

      Gostaria de saber ser um dinheiro depositado ontem as 16 horas no caixa econômica federal cai hoje que horas pique até agora nada e tábem.nao mostra lançamento futuro

      Responder
      • Suno Research 26 de fevereiro de 2021

        Olá, Larissa! Tudo bem?
        Isso depende de cada banco. Foi uma transferência entre contas da Caixa Econômica ou tem outros bancos envolvidos?
        Atenciosamente, Equipe Suno.

        Responder
    • Eliane 21 de maio de 2021

      Vou depositar um cheque do banco Brasil na caixa em quantos dias o dinheiro vai vai em minha conta?

      Responder
    • Maria ines Evangelista 27 de julho de 2021

      Obrigado já estou sem dúvidas valeu.

      Responder
      • Suno Research 28 de julho de 2021

        Olá, Maria Inês! Tudo certo?
        Muito obrigado! Ficamos felizes em ajudar.
        Atenciosamente, Equipe Suno

        Responder
    • lourival Veloso Júnior 21 de setembro de 2021

      conta bancária do dia vinte se o meu dinheiro do serviço caiu

      Responder
    • Luciana Gomes da Silva 6 de novembro de 2021

      Fiz um empréstimo em um correspondente caixa econômica, só que meu banco é BB,era um dia de sexta-feira, logo vinha final de semana, em seguida dia de todos os santos e finados, nesse caso, quantos dias seriam necessários pra que o dinheiro caia na minha conta?

      Responder
    • Aleciane Ribeiro 12 de novembro de 2021

      Fiz um depósito no banco do Brasil dia 11/11/21 caí na conta com quantos dias.

      Responder
    • Pamella Rosa 22 de novembro de 2021

      Fiz um deposito hoje as 11 da manha no caixa eletronica da Caixa Economica,mas ate agora o dinheiro nao caiu na minha conta.Gostaria də saber por que

      Responder
    • Marcio 12 de março de 2022

      Foi feito um depósito na minha conta de 3 mil reais, nesta sexta feira dia 11/03/22 as 8:30 da manhã, e não caiu na minha conta, a pessoa que depositou me mandou o comprovante, quanto tempo vai cair o dinheiro na minha conta?

      Responder
    • Ana Paula Araújo 22 de junho de 2022

      O prazo para devolução de cheque sem provisão de fundos é igual ao prazo para compensação?

      Responder