Acesso Rápido

    Melhores ações da bolsa: saiba quais são e como encontrá-las

    Melhores ações da bolsa: saiba quais são e como encontrá-las

    Ao iniciar os investimentos na bolsa de valores, os investidores ficam ansiosos para conseguir encontrar as melhores ações na bolsa. Afinal de contas, elas são aquelas que prometem os maiores retornos financeiros aos seus acionistas.

    No entanto, é preciso ressaltar que encontrar as melhores ações da bolsa não é uma tarefa tão simples assim. Isso porque, para descobri-las, o investidor deve analisar diversos aspectos qualitativos e quantitativos da empresa e de seus papéis negociados na bolsa, como será exposto a seguir.

    Quais são as melhores ações da bolsa?

    As melhores ações para investir na bolsa são aquelas que terão os melhores resultados na renda variável, entregando uma rentabilidade financeira alta para seus acionistas. Sendo que este retorno pode vir tanto da valorização dos papéis quanto pela distribuição de dividendos.

    E não é à toa que tantos investidores ficam ávidos para encontrar as melhores oportunidades da bolsa. Isso porque a motivação inerente ao ato de investir — sobretudo na bolsa de valores — é ganhar dinheiro.

    Mas apesar de parecer, em um primeiro momento, ser uma resposta simples que pode ser encontrada, descobrir as melhores oportunidades na bolsa não é uma tarefa tão trivial assim. Isto porque o futuro na renda variável é incerto, dependendo de muitas variáveis internas e externas às empresas.

    Do lado das variáveis internas, os analistas do mercado de capitais estão sujeitos a fazer projeções de resultados para companhias e serem decepcionados. Afinal, as linhas de uma DRE (Demonstrativo do Resultado do Exercício) muitas vezes surpreendem negativamente com números abaixo das expectativas.

    Além disso, há ainda a subjetividade do cenário externo a cada empresa. Sendo que neste âmbito existem todas as variáveis macroeconômicas, como câmbio e taxa de juros, e também as variações da demanda pelo produto ou serviço e dos custos operacionais de cada organização.

    Então, levando todos esses pontos em consideração, será que é possível encontrar as melhores ações da bolsa?

    Encontrar as melhores ações da bolsa é possível?

    Conhecendo melhor a subjetividade e a dificuldade de encontrar as melhores ações da bolsa, pode ser que muitos investidores se perguntem se é sequer possível encontrar as melhores ações da bolsa. A resposta para isto é que sim.

    Nesse sentido, apesar de não ser uma tarefa fácil, é possível sim encontrar, com muita análise e estudo, os melhores investimentos em ações. Não é à toa que existem tantos investidores reconhecidamente conhecidos pelos excelentes resultados auferidos com base nas escolhas das melhores ações da bolsa.

    Entre esses investidores, é possível citar:

    Para ser como um desses profissionais — ou, pelo menos, chegar próximo deles — é preciso que o investidor individual seja capaz de realizar estudos e análises bem feitas de cada ação. Assim, será possível acertar com mais frequência algumas das melhores ações da bolsa.

    Como encontrar as melhores ações para investir?

    melhores ações da bolsa

    Depois de entender a dificuldade, mas de saber que é possível, os investidores se perguntam como encontrar as melhores ações da bolsa e como investir melhor. Para chegar nessa resposta, será preciso praticar o stock picking, atividade praticada pelas casas de análise de investimento e pelos fundos de investimento em ações.

    Em outras palavras, o investidor deverá avaliar uma gama de empresas com capital aberto na bolsa e selecionar aquela com os melhores indicadores. Neste caminho de como investir melhor, é preciso compreender quais são as características em comum das melhores ações da bolsa.

    Características das melhores ações da bolsa

    Como foi colocado, para encontrar as oportunidades, um caminho é procurar pelos papéis que possuem em comum as características das melhores ações da bolsa. Assim, o investidor ficará mais próximo de descobrir essas oportunidades de investimento.

    As principais características das melhores ações da bolsa são as seguintes:

    • Alta rentabilidade;
    • Elevado crescimento;
    • Valuation atrativo.

    Saiba mais sobre cada uma dessas características abaixo:

    Alta rentabilidade

    melhores ações da bolsa

    A primeira característica das melhores ações da bolsa é a alta rentabilidade financeira que essas companhias possuem. Em outras palavras, elas são organizações capazes de gerar mais retorno com menos recursos.

    Assim, quanto maior a rentabilidade, maior a capacidade da empresa de gerar mais retorno para seus acionistas com menos capital empregado. Obviamente, companhias com essa capacidade tendem a ser melhores investimentos em relação àquelas que necessitam de muito capital para gerar um retorno inferior.

    Para medir essa rentabilidade, existem dois principais indicadores, o ROI (Return on Investment) e o ROE (Return on Equity). Sendo que eles significam:

    • ROI: retorna o percentual de retorno em relação ao custo de um investimento;
    • ROE: retorna o percentual de lucro em relação ao patrimônio dos sócios.

    Uma das formas de tentar encontrar as melhores ações da bolsa é filtrar quais são os papéis com os melhores indicadores de rentabilidade. Assim, o investidor será capaz de selecionar aquelas empresas que são capazes de gerar mais retorno com menos recursos.

    Elevado crescimento

    Além da rentabilidade, outra característica das melhores ações da bolsa é o elevado crescimento. Afinal de contas, empresas que crescem ao longo do tempo tendem a ser excelentes investimentos.

    O ideal, nesse sentido, é tentar encontrar as companhias que são pequenas na atualidade — se configurando como Small Caps —, mas que serão grandes no futuro. Assim, durante o crescimento, o investidor poderá ganhar com a valorização das ações no mercado.

    Para encontrar as empresas com elevado crescimento, o investidor deve observar o CARG (Compound Annual Growth Rate). Sendo que este indicador demonstra a taxa anual composta de crescimento de determinada variável.

    No caso, para encontrar as melhores ações da bolsa em termos de crescimento, o investidor deve procurar por aquelas com o maior CAGR de:

    • Receita de vendas;
    • Lucro bruto;
    • Lucro líquido.

    O único problema de observar o CARG é que muitas vezes ele demonstrará um crescimento elevado depois que este aumento já aconteceu de fato. Por isso, para avaliar as companhias com o maior potencial de expansão, o investidor deve avaliar os três possíveis caminhos de crescimento para qualquer organização, que são:

    Valuation atrativo

    Por fim, talvez a característica mais relevante das melhores ações da bolsa seja o valuation atrativo. Isso porque de nada adianta uma empresa ter uma excelente rentabilidade e um alto crescimento se o seu preço está muito acima do que ele vale.

    Para exemplificar, a melhor loja de sorvetes do mundo, com a maior rentabilidade e crescimento na atualidade não poderia valer 1 bilhão de dólares, mesmo que o negócio seja realmente muito promissor. Então, é preciso não apenas encontrar bons negócios, mas também ser capaz de pagar o preço certo por eles.

    Em 1998, por exemplo, as ações da Coca Cola na bolsa de Nova York (NYSE) estavam sendo negociadas a um preço extremamente elevado, mesmo o negócio sendo excelente, com alto crescimento e alta rentabilidade. Os investidores que investiram na empresa neste ano fizeram um péssimo negócio.

    Isso porque, pouco tempo depois, as mesmas ações da empresa caíram com intensidade na bolsa, sendo que o negócio permaneceu praticamente o mesmo. Neste momento, os investidores que adquiriram novos papéis fizeram um bom investimento, já que pagaram um preço certo pela companhia.

    Abaixo, o gráfico das ações da Coca Cola no período:

    melhores ações da bolsa

    Como pode ser observado, comprar um negócio rentável e em crescimento não é sempre um bom negócio. Ou seja, nem toda ação com essas características se configura como uma das melhores ações da bolsa.

    Para isso, é preciso que o preço esteja adequado ao valor da empresa. E para avaliar esse ponto o investidor pode lançar mão de alguns indicadores de valuation por múltiplos, como:

    E então, conseguiu entender melhor como encontrar as melhores ações da bolsa? Deixe abaixo suas dúvidas e comentários sobre esses papéis.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    2 comentários

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

    • Eduardo Thadeu 10 de julho de 2021

      Olá, dá para explicar o índice EV/Ebitda, o que significa as variáveis e como observa-las, obrigado

      Responder
      • Suno Research 13 de julho de 2021

        Olá, Eduardo! Tudo certo?

        O EV(Enterprise Value) ou Valor da Firma é a soma do valor de mercado com a dívida líquida, subtraído o Caixa e Equivalentes de Caixa. Já o EBITDA (Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation) se refere aos Lucros Antes da retirada dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização.

        O EV/EBITDAé um excelente indicador para avaliar empresas de diferentes países, com níveis de endividamento e tributação diferentes. Apesar disso, esse índice ignora juros,tributos,investimento em capital de giro e CAPEX. Por esses motivos, uma análise deve ser feita em conjunto com outros indicadores fundamentalistas além do EV/EBITDA.

        Atenciosamente, Equipe Suno

        Responder