Acesso Rápido

    Investimento para iniciantes: entenda quais são e sua importância

    Investimento para iniciantes: entenda quais são e sua importância

    Quem deseja começar a investir, mesmo que seja pouco dinheiro, precisa saber um pouco mais sobre qual é o melhor investimento para iniciantes.

    Assim, é fundamental conhecer os conceitos e estratégias de investimento utilizadas no mercado financeiro, além de conhecer quais são os investimentos para iniciantes, tanto da renda fixa quanto na renda variável.

    O que é investimento para iniciantes?

    Investimento para iniciantes é um tipo de aplicação financeira para quem quer começar a investir.

    Dessa forma, um investidor iniciante precisa saber algumas questões básicas antes de dar seus primeiros passos e aplicar o seu dinheiro, como a diferença entre renda fixa e renda variável.

    Além disso, é preciso também conhecer alguns conceitos do mundo financeiro como liquidez, risco, retorno e diversificação de investimentos.

    Quais são os conceitos de investimento para iniciantes?

    Antes de falar sobre os melhores investimentos para iniciantes é preciso conhecer os conceitos que fazem parte das aplicações financeiras:

    • Liquidez;
    • Risco;
    • Retorno;
    • Diversificação.

    A liquidez é a capacidade de converter um bem ou ativo em dinheiro. Dessa forma, quanto mais fácil e rápido for vender um ativo e receber o dinheiro por ele, mais liquidez possui esse ativo.

    Ativos com maior liquidez é ideal para investidores iniciantes, e por isso quando decidir vender ou resgatar a aplicação, irá conseguir fazer isso com mais facilidade.

    Já o risco pode ser qualquer risco financeiro associado ao ativo, como a perda do valor investimento.

    O retorno é o ganho que um investidor terá sob uma aplicação financeira. Esse retorno pode ser dado tanto em percentual quanto em valor absoluto. Além disso, pode ser uma medida do desempenho do ativo.

    Por fim, a diversificação é uma estratégia de investimento bastante conhecida no mercado financeiro para gerenciar o risco da carteira de investimento. É uma técnica para distribuir o valor investido em uma certa variedade de ativos.

    Qual a diferença entre renda fixa e variável?

    Para saber qual é o melhor tipo de investimento para iniciantes é fundamental saber diferenciar a renda fixa da renda variável.

    A renda fixa, como o próprio nome já diz, é uma classe de investimentos financeiros em que a rentabilidade do investidor é determinada por regras pré-estabelecidas.

    Por exemplo, se você adquire um título de renda fixa com juros pré-fixado que paga 4% de rentabilidade ao ano, você tem a certeza de que ao final do período vai receber o combinado.

    Esse é o tipo de investimento ideal para quem está começando a acumular patrimônio ou deseja formar a reserva de emergência, que corresponde ao montante correspondente a seis meses de custo de uma pessoa.

    Dentre os principais ativos de renda fixa, estão:

    Já a renda variável é aquele tipo de aplicação financeira cuja rentabilidade é desconhecida antes da aplicação. Dessa forma, o investidor poderá ter prejuízo ou lucro.

    Contudo, apesar de possuir mais risco, esse tipo de investimento também pode garantir um retorno melhor para os investidores. Dentre os principais ativos de renda variável estão:

    Quais são os critérios de investimentos para iniciantes na bolsa?

    Dessa forma, o investimento em ações para iniciantes está ganhando cada vez mais espaço, principalmente a disseminação da educação financeira.

    Sendo assim, para começar a investir em ações é preciso entender o que é uma análise fundamentalista e uma análise técnica.

    Ou seja, é preciso começar a acompanhar as empresas e suas ações, e evitar colocar todo o capital em uma única empresa ou setor.

    É preciso também definir objetivos de investimento. Ou seja, se prazo de resgate será de curto, médio ou longo prazo.

    Pois, existem ativos que são mais rentáveis no longo prazo e ativos mais indicados para o curto prazo. Além disso, existem ativos mais arriscados e menos arriscados.

    Foi possível entender o que é investimento para iniciantes? Então deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe esta matéria com seus amigos nas suas redes sociais.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *