Acesso Rápido

    CIIA: o que é e como funciona essa certificação financeira

    CIIA: o que é e como funciona essa certificação financeira

    Para trabalhar em diversas áreas do mercado financeiro é necessário obter uma certificação que confere o padrão de conhecimento necessário para atuação. Uma delas é o programa CIIA.

    Assim, o profissional que deseja trabalhar com análise de ações e valores mobiliários fora do Brasil precisa conhecer o CIIA e o processo para obter a certificação.

    O que é CIIA?

    CIIA é a sigla para Certified International Investment Analyst e, em português, significa “Analista de Investimento Internacional Certificado”. Trata-se de uma certificação internacional que comprova que o profissional tem uma série de conhecimentos necessários para atuar no mercado financeiro mundial.

    Essa certificação financeira é emitida pela Association of Certified International Investment Analysts (ACIIA), organização mundial formada por profissionais e empresas do setor financeiro em diversos países.

    Para que serve a CIIA?

    A CIIA serve para conferir aos profissionais certificados a qualificação e nível de conhecimento necessário para atuar como analista de investimento, tanto no Brasil como internacionalmente.

    Dessa forma, esta é uma das certificações mais prestigiadas pelo mercado e pode ser um diferencial importante na carreira de um profissional do segmento.

    Ou ainda gerar novas oportunidades para quem quer mudar de área.

    Por ser uma certificação internacional, pode abrir portas para quem deseja trabalhar em outros países além do Brasil. Mas é preciso, além da certificação, ter domínio do inglês e dos conhecimento exigidos na prova.

    Quais são os pré-requisitos para obter o CIIA?

    Para obter a certificação CIIA é necessário que o candidato tenha o CNPI (Certificação Nacional do Profissional de Investimento). Além disso, o profissional precisa obter êxito em 4 exames do CIIA.

    Portanto, as exigências para tirar a certificação CIIA são:

    Cabe destacar que o CNPI é uma certificação nacional, já o CIIA é voltado para profissionais que desejam atuar fora do país.

    Qual o conteúdo da certificação CIIA?

    O candidato que obteve o certificado CNPI pode ir para a próxima etapa do CIIA, ser aprovado nos 4 exames, sendo duas provas de múltipla escolha (Foundation II e III) e dois exames de estudo prático (Final Level I e Final Level II).

    Desse modo, os conhecimentos exigidos nos exames Foundation II e III são:

    Além essa etapa, os conteúdos exigidos no Final Level I e Final Level II são:

    • Finanças Corporativas;
    • Análise e Avaliação de Ações;
    • Economia;
    • Contabilidade financeira e análise de demonstrativos;
    • Análise e Avaliação de Renda Fixa;
    • Administração de Carteiras;
    • Análise e Avaliação de Derivativos.

    Minicurso: Valuation e Precificação de Ativos

    Inscreva-se no nosso minicurso gratuito de Valuation e aprenda os principais conceitos sobre como avaliar ativos e empresas do jeito certo!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Como tirar a certificação CIIA?

    Antes de obter a CIIA, o profissional precisa obter a certificação CNPI fundamentalista ou pleno. Desse modo, com elas em mãos, será preciso passar por todas as etapas do exame.

    No Brasil, a aplicação das etapas Foundation II e III são oferecidas pela Apimec (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais).

    Porém os exames finais do CIIA são desenvolvidos pelo IEC e importados da Suíça. Dada a complexidade da prova, o processo pode durar meses. Então é preciso estar preparado para isso.

    Assim, para quem deseja atuar no mercado de financeiro e de capitais existem diversas certificações disponíveis de acordo com a área de atuação. Mas para isso é fundamental conhecer os segmentos do mercado e encontrar a certificação ideal.

    Se você já tem a CIIA para atuar como analista de investimentos internacional, conte nos comentários como foi o seu processo!

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *