Acesso Rápido

    Apimec: o que é? Quais são as principais certificações financeiras?

    Apimec: o que é? Quais são as principais certificações financeiras?

    A Apimec é uma importante associação do mercado brasileiro de capitais que cuida da certificações de profissionais na área, como analistas fundamentalistas e técnicos.

    Desse modo, é importante conhecer a Apimec e suas certificações, principalmente quem deseja atuar com análises de produtos de investimento, além de recomendações de ativos, entre eles, ações negociadas na bolsa de valores.

    O que é Apimec?

    A Apimec (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais) é uma associação que tem como objetivo principal, certificar profissionais e desenvolver estudos e pesquisas em prol do mercado brasileiro de capitais.

    Ou seja, a certificação da Apimec é um requisito muito importante que promove o desenvolvimento e conhecimento dos profissional do mercado financeiro.

    E-book: Comece a Investir na Bolsa

    Comece a investir! Saiba tudo que você precisa saber para dar os seus primeiros passos na Bolsa com o nosso Manual Gratuito do Investidor Iniciante!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Para que serve a Apimec?

    Criada em 1988, a associação Apimec surgiu para unir as Apimec regionais e fomentar o desenvolvimento dos profissionais do mercado de capitais.

    Desse modo, o profissional certificado está submetido a um código de ética e conduta, que oferece aos investidores uma melhor segurança quanto a possíveis interesses pessoais que um profissional do mercado possa ter em suas orientações ou recomendações de investimento.

    Ou seja, é exigido do profissional analista o seu comprometimento com a independência de análise e a disponibilidade de sempre procurar de privilegiar o interesse do investidor.

    Além disso, é necessário e descrito nos princípios gerais de um analista de valores mobiliários que esse profissional tenha a prudência necessária e compatível com a responsabilidade e confiança que lhe é conferida pelo investidor.

    Por fim, é responsabilidade do analista a busca por informações fidedignas e seguras além de não tentar omitir para o investidor todos os riscos dos quais ele estará submetido ao fazer um determinado investimento.

    Como funciona a Apimec?

    Objetivando uma melhor qualidade e padronização dos profissionais de investimento, a Apimec criou o Programa de Certificação Nacional (CNPI) e o Internacional (CIIA).

    Portanto, desde 2010, uma instrução da CVM criou uma regulamentação da qual obriga essa entidade credenciadora de profissionais de investimento a também assumir o papel de supervisionar os seus credenciados.

    Sendo assim, a função da Apimec, nos dias de hoje, também assume o papel de autorregulador dos profissionais atuantes dentro mercado financeiro.

    Portanto, o Programa de Certificação Nacional foi criado como meio de qualificar os analistas de mercado orientados para o mercado de capitais brasileiro.

    Além disso, essa associação também promove congressos, entre eles o famoso Prêmio Apimec, do qual foi criado com o objetivo de premiar profissionais e empresas que se destacaram naquele ano.

    Por outro lado, as associações regionais, estão especialmente focadas em treinamento de profissionais, além de promover diversos cursos que contribuem na capacitação dos seus associados.

    Quais são as certificações da Apimec?

    Os profissional de investimento devem passar pela certificação da Apimec, sejam eles, analista de valores mobiliários, gerentes de corporate finance, business planning, entre outros.

    Além disso, vale notar que, para obter a certificação dessa associação, é necessário passar por exames que são realizados nos Centros de Testes da FGV, disponíveis em quase todo o território brasileiro.

    Assim, as certificações da Apimec são:

    • CNPI;
    • CNPI-T;
    • CNPI-P;
    • CIIA.

    1. CNPI

    O CNPI (Certificação Nacional do Profissional de Investimento) são para profissionais do mercado financeiro que desejam atuar como analistas de investimentos. Assim, sua principal função é fazer analise de empresa e passar recomendações com base na análise fundamentalista,

    2. CNPI-T

    Por outro lado, o CNPI-T é especializado na análise técnica, que consiste em um método de análise de ações baseado na tentativa de identificar padrões e comportamentos de mercado, sobretudo através dos registros de movimentação do ativo em questão.

    E desta forma, tentar prever seus movimentos futuros através da análise de estatísticas coletadas da atividade de negociação dos mesmos.

    3. CNPI-P

    Já a certificação CNPI-P pode realizar todas as atividades do CNPI e CNPI-T. Ou seja, é um profissional analista de investimento pleno, que pode recomendar ativos com base na análise técnica (gráfica) e fundamentalista.

    4. CIIA

    Por fim, a CIIA ( Certified International Investment Analyst ) é uma avaliação internacional que permite a atuação como analista financeiro, gerente de portfólio ou consultor de investimentos.

    Minicurso: Contabilidade para Investidores

    Inscreva-se no nosso minicurso gratuito e aprenda os principais conceitos de contabilidade para quem quer investir em empresas na Bolsa de Valores!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Quais os benefícios da Apimec no mercado?

    Apesar de todos os esforços dos órgãos e agências reguladoras nos últimos anos, o mercado de capitais brasileiro ainda tem um longo caminho para evoluir.

    Sendo assim, muitas medidas são necessárias para o desenvolvimento do mercado, e certamente os benefícios da Apimec podem contribuir muito.

    Além disso, os profissionais podem se desenvolver nas seguintes áreas:

    • Consultoria;
    • Investment Banking;
    • Relações com Investidores;
    • Administração de recursos;
    • Análise e pesquisa financeira;
    • Vendas e operações dentro do mercado financeiro;
    • Finanças corporativas.

    Portanto, a certificação permite que o analista siga um código de ética, além de ter os conhecimentos necessários para poder atuar na área financeira.

    Entretanto, é preciso entender que os agentes do mercado financeiro também devem fazer sua parte no desenvolvimento de mercado, de forma que a economia brasileira possa chegar a patamares mais elevados.

    Sendo assim, vê-se a importância de ser aprovado na prova para conseguir uma certificação financeira, uma vez que isso garante uma qualidade aos profissionais certificados.

    Ainda possui dúvidas sobre o funcionamento da Apimec? Comente abaixo!

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *