Acesso Rápido

    Ações exponenciais: o que é e como identificar esse tipo de ação?

    Ações exponenciais: o que é e como identificar esse tipo de ação?

    É preciso reconhecer que a maior parte dos investidores da bolsa de valores estão em busca de retornos financeiros mais elevados — acima da média. Com isso, é de se esperar que exista entre esses investidores uma procura por quais seriam as ações exponenciais do momento.

    Isso porque as ações exponenciais representam as maiores oportunidades de investimento na renda variável. Afinal, elas têm o potencial, como o próprio nome diz, de elevar o capital investido exponencialmente. Por isso, vale a pena conferir como identificar esse tipo de papel e de empresa na bolsa.

    O que são as ações exponenciais?

    As ações exponenciais são aquelas com o potencial de multiplicar o capital investido pelo investidor exponencialmente. Portanto, em outras palavras, são as que podem entregar a maior rentabilidade financeira por meio do aumento das cotações dos papéis na bolsa de valores.

    Esse aumento de cotação ocorre, obviamente, pela maior demanda de investidores pelas ações, conforme a lei da oferta e da demanda. Nesse período, poucos investidores estão dispostos a vender as ações, enquanto muitos possuem o desejo de adquiri-las.

    Com a falta de oferta no mercado, as cotações vão se elevando, sendo que no caso das ações exponenciais esse aumento costuma ser bastante alto — multiplicando o preço dos papéis por várias vezes — e também duradouro.

    É justamente por isso que tantos investidores buscam por quais seriam as ações com potencial exponencial. Os retornos que elas podem apresentar são muito altos, como:

    ●     200% de retorno – multiplicação por 3x;

    ●     400% de retorno – multiplicação por 5x;

    ●     900% de retorno – multiplicação por 10x;

    ●     1.900% de retorno – multiplicação por 20x.

    No entanto, é preciso ficar atento, já que muitos agentes do mercado costumam vender falsas promessas de ganhos fáceis e exponenciais com supostas oportunidades na renda variável. Principalmente entre as Small Caps da bolsa.

    É por isso que ao procurar por quais são as maiores oportunidades na bolsa de valores no momento, o investidor deve ter atenção às empresas. Afinal, por trás de todo papel negociado no mercado há uma companhia que atua na economia real, tendo faturamento, custos, despesas e lucro.

    Com isso, as melhores ações exponenciais costumam ser aquelas de empresas com grande potencial de crescimento. Ou seja, aquelas que vão crescer, aumentar os lucros e consequentemente atrair cada vez mais investidores — o que irá contribuir para o aumento das suas cotações.

    Exemplo de ações exponenciais

    ações exponenciais

    Para compreender melhor o que são as ações exponenciais, nada melhor que conhecer alguns exemplos de ações exponenciais do passado da bolsa brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão).

    Afinal de contas, talvez conhecendo alguns exemplos passados os investidores podem tentar procurar por novas empresas com características semelhantes daquelas que foram as que proporcionaram retornos exponenciais para os investidores.

    Nesse sentido, alguns exemplos de ações exponenciais da bolsa foram:

    • Magazine Luiza (MGLU3);
    •  PetroRio (PRIO3);
    • Ferbasa (FESA4);
    • Unipar (UNIP6).

    Abaixo, um pouco mais sobre a multiplicação do preço de cada uma dessas empresas da bolsa, que superaram, e muito, o retorno médio do índice Bovespa (Ibovespa):

    Magazine Luiza

    Não há como falar das ações potencial de crescimento exponencial sem falar da Magazine Luiza (MGLU3), fundada por Luiza Trajano. Depois de passar por um período extremamente difícil durante a crise de 2013 a 2015, os papéis da empresa saltaram mais de 70.000%.

    Para se ter uma ideia, as ações se multiplicaram mais de 700 vezes em pouco mais de 5 anos. Ou seja, cada R$1.000,00 hipoteticamente aplicados nos papéis da companhia se transformaram em mais de R$700.000,00.

    Abaixo, o gráfico da cotação da empresa nesse período:

    ações exponenciais

    PetroRio

    Outra empresa que sofreu uma multiplicação exponencial na bolsa foi a PetroRio (PRIO3). Isso porque depois de passar por um processo de turnaround os papéis da companhia sofreram uma verdadeira explosão na bolsa.

    Para se ter uma ideia desse crescimento, abaixo o gráfico da cotação das ações da empresa de 2015 a 2021:

    ações exponenciais

    Ferbasa

    A Ferbasa (FESA4) não pode ser deixada de fora das ações exponenciais da história da bolsa. Afinal de contas, suas ações foram as que mais se multiplicaram entre as companhias do Brasil desde a criação do Plano Real, em 1994.

    Sediada em Pojuca, na Bahia, a também chamada de Cia Ferro Ligas da Bahia obteve um retorno de mais de 70.000% desde a criação do Real. Este resultado também representa uma multiplicação de mais de 700 vezes o capital investido.

    Unipar

    Por fim, outro exemplo de multiplicação exponencial da bolsa é a Unipar Carbocloro (UNIP6). Atuante no setor de químicos, fabricante principalmente de cloro e soda, a empresa, assim como a Magazine Luiza, passou por um período desafiador em meados de 2012.

    Depois desse período, as ações “decolaram” na bolsa, apresentando uma multiplicação de mais de 5.000% em 9 anos, entre 2012 e 2021. Para se ter uma ideia, isso representa uma rentabilidade financeira de cerca de 100% ao ano por 9 anos, o que faria o capital dobrar a cada 12 meses.

    Abaixo, o gráfico da cotação da empresa na bolsa:

    ações exponenciais

    Como identificar as ações exponenciais?

    ações exponenciais

    Conhecendo alguns dos mais emblemáticos casos de ações com alto potencial na bolsa, muitos investidores podem ficar com uma importante pergunta. Isto é, como identificar as ações exponenciais?

    Nesse sentido, é preciso primeiramente aceitar que não existe uma resposta pronta para essa pergunta ou uma fórmula secreta para encontrar as ações exponenciais. Na verdade, para encontrá-las, o investidor deverá estudar muito as empresas para encontrar aquelas mais descontadas em termos de preço de mercado e potencial de valor.

    Abaixo, dois dos principais pontos que devem ser avaliados por aqueles que desejam saber como identificar as ações exponenciais.

    Potencial de crescimento

    Sem dúvida um dos pontos mais importantes para saber quais são as ações exponenciais da bolsa é avaliar o potencial de crescimento das companhias analisadas. Isso porque, no final das contas, o que interessa é o aumento dos resultados para que haja uma multiplicação na cotação das ações.

    No curto prazo, outros fatores podem impactar as cotações. Entretanto, no médio e longo prazo o que ditará a direção dos preços das ações das empresas são os resultados apresentados.

    Assim, quanto maiores os resultados e seu crescimento, maior também a velocidade de aumento das cotações dos papéis. É por isso que muitos investidores tendem a procurar por ações exponenciais entre o grupo das small caps — que já são empresas com menor market cap (valor de mercado) e maior potencial de crescimento.

    Por fim, para ajudar a encontrar essas companhias com o maior potencial de crescimento, sugere-se que os investidores sempre analisem as três vias de crescimento que toda empresa possui, que são:

    Valuation

    Por fim, para conseguir encontrar as ações exponenciais, outra tarefa importante que o investidor tem é no valuation das empresas estudadas. Afinal, é no valuation que será possível comprar o preço de mercado com o valor da empresa.

    Basicamente, esse valor é o quanto a companhia deveria valer, levando em conta seus fundamentos e os parâmetros utilizados no valuation. Então, caso o investidor encontre um valor muito acima do preço da ação no mercado, então há uma grande oportunidade de investimento.

    Além disso, o valuation também ajudará o investidor ficar de fora de armadilhas de algumas empresas de alto crescimento. Isso porque existem muitos papéis desse tipo de companhia que já estão sendo negociados por preços muito altos, no qual o crescimento esperado já está precificado, reduzindo o potencial de ganho do investidor.

    E então, conseguiu entender melhor o que são e como identificar as ações exponenciais da bolsa? Deixe abaixo suas dúvidas e comentários sobre esse assunto.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *