Portfólio de ações: dicas para montar uma boa carteira de ativos

Um portfólio de ações bem fundamentado e com a diversificação adequada é um dos sucessos dos grandes investidores de longo prazo.

Sendo assim, saber montar um portfólio de ações da maneira correta é uma das chaves do sucesso no mercado de capitais.

O que é um Portfólio de Ações?

O portfólio de ações é o conjunto de ativos que compõem a carteira de investimentos. A boa seleção em um  portfólio de investimentos é muito mais importante do que as ações individuais. Afinal, é ele o responsável pelo resultado final do investidor.

Um portfólio de ações consiste na seleção individual do que irá compor a carteira do investir nessa classe de ativos.

Por exemplo: o investidor A pode escolher colocar todo o seu capital na ação de uma única empresa arriscada e, com isso, sofrer de alta volatilidade ou até mesmo perder o seu dinheiro.

Por outro lado, um investidor que diversificou seus investimentos em ações e colocou em diferentes companhias de diferentes setores diminuiu muito o seu risco. Assim, é fundamental saber sobre ações e montagem de portfólio.

No entanto, vale lembrar que o portfólio de ações é apenas uma parte da elaboração de uma carteira de investimentos, que pode contar com várias outras classes de ativos: títulos públicos, fundos imobiliários, dívida privada e outros.

ANIVERSARIO SUNO 7 ANOS

Para que serve um Portfólio de Ações?

Uma carteira de ações bem estruturado é essencial para o sucesso do investidor de longo prazo.

Isso porque a falta de preparo na hora de alocar seu capital pode trazer erros que podem corroer os investimentos em períodos de alta volatilidade.

Por exemplo: um investidor sem o devido planejamento pode acabar colocando todo o seu capital disponível para investir em ações em empresas altamente arriscadas e acabar sofrendo uma forte desvalrização.

Além disso, ele pode colocar todas as suas economias em empresas de um mesmo setor e, em uma eventual crise que afete essa área específica, verá seu dinheiro diminuir drasticamente.

Portanto, montar um bom portfólio de ações, com a devida diversificação e a escolha de ações com bons fundamentos, é a forma mais consciente de se investir na bolsa.

Dessa forma, é possível escolher boas ações de forma diversificada e conseguir preservar o seu capital ao mesmo tempo em que alcança rentabilidades atraentes. Assim, é fundamental saber como montar um portfólio de ações.

Como montar um portfólio de ações?

Muitos investidores de perguntam “como montar meu portfólio de ações?”. Portanto, para o investidor que necessita de ajuda para montar a sua carteira de ações, existem três passos fundamentais que podem ajudar na decisão,são eles:

  • Diversifique os seus investimentos;
  • Se atente para o número de empresas em sua carteira;
  • Não gire demais os seus investimentos.

Diversifique os seus investimentos

A primeira dica para montar um portfólio vencedor é diversificar os seus investimentos. Diversos grandes investidores reafirmam: não coloque todos os seus ovos em uma mesma cesta.

É recomendável que o investidor tenha empresas de diferentes setores em sua carteira de ações. Além disso, nunca se deve concentrar uma grande parcela dos seus investimentos em apenas um ativo.

O mercado de ações é, muitas vezes, imprevisível – e erros de julgamento acontecem. Ao optar pela diversificação de investimentos, o investidor está protegido do risco de um eventual erro.

Por exemplo: uma das empresas na bolsa de valores teve o valor de sua ação reduzido a quase R$ 0.

Um primeiro investidor tinha esta ação em sua carteira junto com nove outras empresas (ou seja, 10 ações no total, com 10% de concentração em cada uma). Uma outra pessoa tinha apenas duas ações em sua carteira, com 50% em cada empresa.

Ou seja, a primeira pessoa perdeu apenas 10% do seu portfólio. Já a segunda perdeu a metade dos seus investimentos.

Obviamente, este é um exemplo extremo. No entanto, serve para ilustrar o poder da diversificação.

Em suma: ter ações de um número razoável de empresas pode agudar a se proteger de eventuais surpresas.

Além disso, é importante prestar atenção para diversificar entre diferentes setores da economia. Uma ótima forma de diversificar é investindo em empresas atreladas ao dólar, como empresas de commodities.

PLANILHA CONTROLE GASTOS

Se atente para o número de empresas em sua carteira

Foi ressaltada a importância de diversificar. Ou seja, de ter um número razoável de ações em seu portfólio. Mas será que quanto mais melhor? A resposta é não.

Existem diversos estudos que apontam para o número ideal de ativos para uma carteira de ações de longo prazo sendo algo entre 10 e 20 ativos.

Isto se dá, pois, a partir de um certo número de ações, as novas adições ao portfólio não agregam à diversificação, como mostram portfólios de ações comparativo.

Nos investimentos, existe o conceito do desvio padrão (em inglês, standard deviation). Ele é considerado uma medida de diversificação. Assim, quanto menor ele for, maior será a diversificação do portfólio.

Segundo estudos de análise de risco, a partir do número de 10 empresas o desvio padrão pouco é reduzido com a adição de novas ações. Portanto, se considera o número ideal de ações para um portfólio algo entre 10 e 20 empresas.

Por outro lado, se o investidor tiver mais do que 20 ações em carteira ele estará praticamente apenas seguindo o risco de mercado.

Não gire demais os seus investimentos

Por fim, um outro erro que as pessoas cometem na gestão de portfólio ações de longo prazo é girar muito os seus investimentos.

Ou seja, comprar e vender de forma intensa. Esta não é a melhor filosofia para se obter sucesso no mercado de ações.

Os grandes investidores (aqueles que obtiveram maior sucesso no mercado) são da filosofia de montar um portfólio e manter as ações por um longo período de tempo. Ou seja; não vender as ações rapidamente.

Exemplos de grandes investidores que seguem esta filosofia são o grande investidor brasileiro Luiz Barsi e Warren Buffett, presidente de Berkshire-Hathaway e investidor mais rico do mundo.

Foi possível compreender a importância de montar um portfólio de ações diversificado e bem fundamentado? Comente abaixo caso ainda tenha alguma dúvida.

PLANILHA DA VIDA FINANCEIRA

ACESSO RÁPIDO
    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    1 comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

    • H Camargo 25 de outubro de 2023
      Perfeito.Responder