Acesso Rápido

    Portabilidade de salário: como transferir seu salário para outro banco?

    Portabilidade de salário: como transferir seu salário para outro banco?

    De uns anos pra cá, tem se tornado cada vez mais recorrente a adesão pelo serviço de portabilidade de salário, principalmente entre funcionários recém-contratados.

    portabilidade de salário pode ser um aspecto importante para quem quer cuidar melhor das suas finanças pessoais, por exemplo. Entretanto, nem sempre esse processo de mudança é claro para quem deseja mudar o local onde recebe.

    O que é portabilidade de salário?

    Portabilidade de salário é o processo em que o funcionário recém-contratado de uma empresa pode se cadastrar para receber seu salário em uma conta já existente ou em uma nova conta que traga melhores benefícios pessoais, onde a portabilidade de salário cai no mesmo dia.

    Abrir uma conta em outro banco apenas para receber o salário, pode ser um processo não muito desejado por muitas pessoas. Além disso, pode se tornar algo inconveniente ter que se vincular a outras instituições bancárias não pretendidas. A boa notícia é que toda essa burocracia pode ser evitada, através da portabilidade.

    Para que serve a portabilidade de salário?

    A portabilidade de salário serve para caso o empregado possua conta em um banco diferente ao da empresa, e não queira abdicar das vantagens e benefícios oferecidos por sua instituição financeira de origem. Geralmente, essa instituição otimiza o planejamento financeiro de seu cliente.

    Geralmente, no momento da contratação, há o procedimento de abertura da conta-salário, de competência do empregador, em nome do empregado. Essa conta tem o intuito de pagar salários, pensões, benefícios e direitos conexos.

    A portabilidade, neste caso, assume um importante papel. Como resultado, o funcionário não terá problemas em relação ao outro banco utilizado pela empresa, mesmo que haja algum tipo de financiamento ou empréstimo no banco contratado pela organização.

    Do ponto de vista do empregador, o processo proporciona facilidade e comodidade, dado que, mesmo que o salário seja transferido para outra instituição financeira, a folha de pagamento continua a ser acionada pelo banco de escolha da empresa.

    O procedimento em questão acontece porque as empresas fazem contratos com as instituições financeiras com objetivo de facilitar o fluxo de pagamento e evitar movimentações com dinheiro vivo.

    Como funciona a portabilidade de salário?

    A portabilidade é o direito legal de um funcionário, podendo transferir sua remuneração no mesmo dia, sem haver prejuízo na cobrança de taxas para esse processo na instituição financeira de escolha. Entretanto, a única exigência realizada é que a conta de destino deve ser da mesma titularidade da conta salário.

    Além disso, após o fim do vínculo empregatício, o funcionário pode consultar o status de sua conta e até mesmo solicitar o seu encerramento.

    Importante ressaltar que a cobrança pela manutenção da conta salário é fruto de uma atividade ilegal. Assim também ocorre na cobrança pela portabilidade bancária, indicadas na lei da portabilidade de salário, instituida em setembro de 2006.

    Nesse sentido, se tem a transferência de valor de um banco para outro. Conforme a Resolução nº 4.639 do Banco Central do Brasil (BC) do ano de 2018, toda instituição financeira deve realizar a transferência de salário para outras instituições, sem haver cobrança de taxas.

    Como solicitar a portabilidade de salário?

    Durante anos, os procedimentos para transferir salário para outro banco eram muito burocráticos. Nesse sentido, o funcionário precisava se deslocar até a agência para solicitá-lo. Atualmente, a portabilidade salarial pode ser feita 100% online, solicitada através do aplicativo da instituição financeira.

    Além disso, para a autenticidade da identificação do cliente, os seguintes dados e documentos podem ser exigidos:

    Uma vez realizado o processo bancário, nos meses subsequentes, o salário do funcionário será  programado para cair na conta cadastrada automaticamente, sem que haja a necessidade de repetir a solicitação.

    Geralmente, a solicitação de portabilidade da conta salário é concluída em até 5 dias úteis. Além disso, os optantes por este tipo de serviço podem ter que aguardar até 12 horas para que o banco de origem efetue a transferência.

    Quais as vantagens da portabilidade de salário?

    Em primeiro lugar, é possível citar o ganho de liberdade e autonomia para o funcionário, que pode administrar seu tempo e relacionamento com a instituição financeira escolhida. Além disso, existem inúmeras vantagens em transferir salário para outro banco. Dentre elas se destacam as seguintes:

    • Não há nenhum custo;
    • Só é preciso solicitar uma única vez;
    • Anuidade de cartão de crédito;
    • Realização de transferências bancárias, como Ted, Doc e PIX;
    • Acesso às linhas de crédito, financiamentos e empréstimos;

    Quais as desvantagens da portabilidade de salário?

    Os problemas que envolvem a portabilidade da conta salário, na maioria dos casos, são ocasionados por falhas ocorridas nos próprios sistemas bancários. Desse modo, alguns clientes tendem a reclamar sobre a demora no tempo das transações, dificuldades no envio dos dados remotamente e apresentação da tela erro no aplicativo do banco.

    Além disso, tais erros condicionam que o dinheiro se mantenha na conta salário, aberta pela empresa, fazendo com que o dinheiro depositado não renda juros e o empregado fique na impossibilidade de realizar transferências para contas de outros bancos de forma simples.

    No entanto, cabe ressaltar que todos os casos mencionados na portabilidade de salário trata-se de problemas pontuais. Estes, por via de regra, são resolvidos quando o cliente realiza o contato direto com a instituição financeira.

    Conseguiu entender sobre como funciona a portabilidade de salário? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

    Gabriela Mosmann
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *