Acesso Rápido

    Planos econômicos: o que são e quais são os do Brasil?

    Planos econômicos: o que são e quais são os do Brasil?

    Em situações de crise e instabilidade econômica, planos econômicos podem surgir como uma tentativa para estabilizar e colocar o país de volta aos trilhos normalmente através do keynesianismo.

    Por isso, é muito importante entender no que consiste os planos econômicos e conhecer alguns exemplos de planos nacionais e internacionais.

    O que são planos econômicos?

    Planos econômicos são medidas, normalmente, implementadas pelo governo e órgãos estatais quando se percebe uma necessidade de intervenção devido a situação econômica do país ou região em questão.

    Assim, para compreender fundamentalmente o que é um plano econômico, é preciso conhecer as situações que normalmente demandam essa ação governamental.

    Algumas situações que historicamente foram resolvidas através de planos econômicos, são:

    • Inflação descontrolada;
    • Controle de câmbio no mercado internacional;
    • Alta taxa de desemprego em um país e ou região;
    • Entre vários outros motivos.

    Quer saber mais sobre economia para fundamentar seus investimentos? Então baixe o Ebook Economia Para Investidores, elaborado pela Suno Research.

    Exemplos de planos econômicos

    São diversos exemplos de plano de economia ao redor do mundo. Afinal, em determinado momento, muitos países já precisaram ter uma organização interna para estabilizar e retomar o desenvolvimento de sua economia.

    Entre os planos econômicos mais emblemáticos e lembrados historicamente ao redor do mundo, estão:

    • New Deal;
    • Plano Marshall.

    New Deal

    O New Deal é o nome dado a uma série de medidas intervencionistas implementadas no Estados Unidos durante os anos de 1933 até 1937 com o foco na superação dos impactos negativos gerados a partir da grande crise econômica de 1929.

    Plano Marshall

    Plano Marshall foi o nome dado a um programa de ajuda oferecido pelos Estados Unidos aos países europeus devastados pela Segunda Guerra Mundial.

    Basicamente, consistiu em ajudas técnicas e financeiras para reerguer os países europeus que tinham sido altamente prejudicados pela guerra.

    Quais são os planos econômicos do Brasil?

    Após conhecer os, talvez, principais planos econômicos da história mundial, é extremamente válido conhecer quais são os planos econômicos do Brasil que ocorreram ao longo da história.

    Os planos econômicos são tentativas de resolver problemas circunstanciais ou crônicos que, apenas com forças econômicas de mercado, provavelmente não seriam resolvidos.

    No caso do Brasil, um problema que assombrou os formuladores de política ao longo de vários anos foi a inflação.

    Consequentemente, vários dos principais históricos planos econômicos do Brasil estão ligados ao combate ao descontrole inflacionário.

    Entre os principais planos da história do Brasil, estão:

    Plano Cruzado

    O plano cruzado foi a primeira tentativa de controle inflacionário para combater as sequelas deixadas da gestão da ditadura militar no Brasil. O plano acabou falhando, principalmente devido ao congelamento de preços proposto;

    Plano Collor

    Plano na tentativa do combate do descontrole inflacionário. O plano também falhou, e uma grande crise política foi instaurada devido a medidas problemáticas implementadas por Collor e seus auxiliares de governo;

    Plano Real

    Plano que atingiu o objetivo de controle inflacionário no Brasil através de várias medidas, inclusive relacionadas à gestão pública, e não só relacionados ao lado monetário.

    Esse artigo te ajudou a entender mais sobre planos econômicos? Deixe dúvidas e comentários no espaço abaixo.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    1 comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

    • Valdecir Rodrigues Lessa 11 de janeiro de 2021

      Estou em dúvida,como ler os meus e-mails

      Responder