Acesso Rápido

    PMI: entenda o que é e como funciona esse índice econômico

    PMI: entenda o que é e como funciona esse índice econômico

    Com o crescimento da industrialização, surgiram diversos parâmetros para avaliar as atividades dos setores da economia e seu desenvolvimento. Dentre eles está o PMI — um índice acompanhado por diversos países em todo o mundo.

    Desse modo, os dados do PMI são importantes para os profissionais tomarem decisões, não apenas nas empresas mas também no mercado financeiro.

    O que é PMI?

    A sigla PMI significa, em inglês, Purchasing Manager’s Index e é um indicador que mede a atividade econômica de um país a partir de pesquisas mensais realizadas por uma empresa privada.

    Assim, o PMI também é conhecido como Índice de Gerentes de Compra e seu principal objetivo é fornecer informações sobre a temperatura de alguns setores da economia e orientar os diversos profissionais do mercado.

    Nos últimos meses, esse índice se fez mais relevante para a leitura das condições dos setores do mercado, especialmente por conta da pandemia.

    Isto é, os indicadores econômicos são parâmetros que demonstram a saúde econômica de um país considerando um determinado segmento.

    Como funciona o índice PMI?

    O PMI é calculado por uma empresa chamada IHS Markit que fornece informações, análises e soluções a nível global. Dessa maneira, o índice PMI aponta o resultado de pesquisas de negócios a fim de auxiliar os profissionais na tomada de decisão.

    Ou seja, o indicador PMI mensura dados estatísticos de alguns setores da economia como indústria, manufatura e serviços. Nesse sentido, esse índice possui credibilidade no mundo todo inclusive é usado como referência nos bancos centrais.

    Isto é, o PMI Index é calculado em mais de 40 países, sendo os principais:

    • Brasil;
    • EUA;
    • China.

    Índice PMI no Brasil

    No Brasil, o PMI é mensurado a partir do resultado de um questionário enviado para gerentes de compras em cerca de 400 empresas.

    Essa pesquisa coleta dados estatísticos do setor industrial e considera o número de colaboradores das empresas e sua relevância para o PIB do país.

    Além disso, o cálculo do Brasil PMI Industrial é comparado com o mês anterior e utilizado como parâmetro para avaliar as atividades do setor.

    Índice nos Estados Unidos

    Nos EUA, o PMI Industrial Markit é um índice que mensura as condições de negócios do setor industrial. Assim, ele é calculado pela IHS Markit por meio de pesquisas mensais que são enviadas aos gerentes de compra em empresas manufatureiras.

    Ou seja, ele é considerado o indicador da inflação e produção.

    Desse modo, um resultado que apresentar crescimento pode impactar positivamente na cotação do dólar e nas condições do mercado.

    Entretanto, PMI Industrial dos Estados Unidos divulgado pela Markit mensura apenas as informações de empresas de setor privado.

    Por outro lado, o PMI Industrial do ISM apresenta os resultados das pesquisas mensais realizadas com gerentes de compras em 18 segmentos no setor industrial dos Estados Unidos.

    Isto é, diferente do cálculo feito pelo Markit, o ISM (Instituto de Gestão de Fornecimento) não restringe apenas as empresas do setor privado, mas todas as listadas na NAICS (Sistema Norte-Americano de Classificação de Setores).

    Índice na China

    Na china, o PMI Industrial Caixin é um índice que mede a temperatura do setor industrial da China. Assim, ele é mensurado a partir de questionários que são enviados aos gerentes de compras em cerca de 500 empresas do país.

    Dessa maneira, essa pesquisa sonda as mudanças nas condições de negócios em comparação ao mês anterior a partir de perguntas como:

    • Volume de produção;
    • Emprego;
    • Preços de insumos e produtos;
    • Estoques de bens finais e adquiridos;
    • Velocidade de entrega de pedidos.

    Como o PMI é calculado?

    O Índice de Gerentes de Compras (PMI) é calculado a partir da média ponderada dos dados estatísticos de alguns setores da economia. Isto é, os dados são mensurados por meio de pesquisas mensais enviadas para os gerentes de contas de empresas específicas.

    Ou seja, seu cálculo pode ser composto formado tanto pelo setor de indústria como de serviços. Assim, a divulgação dos resultados é feito mensalmente, sendo aguardado por toda imprensa global.

    Nesse sentido, o indicador tem variação de 0 a 100. Desse modo, uma leitura acima dos 50 indica que o setor avaliado está em crescimento. Entretanto, um resultado inferior a 50 indica uma contração e desperta um sinal de alerta entre os empresários.

    Além disso, seu escopo traz orientações para a tomada de decisão dos empresários e investidores ao redor do mundo. Ou seja, esse indicador é utilizado como direcionamento inclusive por analistas do mercado financeiro.

    Desse modo, o índice PMI é importante para a avaliação da macroeconomia de diversos países do mundo.

    Ficou alguma dúvida sobre o PMI? Deixe nos comentários abaixo.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *