Ibovespa abre a semana em alta e permanece acima de 100 mil pontos

O Ibovespa abriu a semana em alta nesta segunda-feira (13), e permaence acima dos 100 mil pontos atingidos na última sexta-feira (10). O mercado segue de olho na economia brasileira em meio à pandemia; para o Boletim Focus, o PIB cairá 6,10% neste ano.

Por volta das 10h25, o Ibovespa variava positivamente 0,64%, a 100.672,37 pontos. Os investidores estão atentos ao noticiário corporativo; o BTG Pactual demonstra interesse em adquirir o Banco Pan em sua totalidade.

Além disso, Grandene, M. Dias Branco e Even também são destaques deste início de semana.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

Boletim Focus reduz previsão de queda da economia

Os responsáveis pela elaboração do Boletim Focus diminuíram, mais uma vez suas, previsões para a queda do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano. A estimativa divulgada nesta segunda-feira é de uma contração de 6,10%, ante 6,50% na última semana.

No primeiro relatório deste ano, o Boletim Focus previa um crescimento de 2,30% da economia do Brasil. Os especialistas, todavia, não esperavam pela influência negativa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Para 2021, os economistas permanecem com a estimativa de um crescimento de 3,50% pela sétima semana consecutiva.

Além disso, a projeção para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para este ano foi elevada. A inflação de 2020, segundo os especialistas, será de 1,72%. Há cerca de um mês, a estimativa era de 1,60%.

Em relação ao ano que vem, os economistas ouvidos pela autoridade monetária do Brasil esperam uma inflação de 3%, assim como nas últimas semanas.

Noticiário corporativo

BTG Pactual

O BTG Pactual (BPAC11) quer adquirir a totalidade do Banco Pan (BPAN4). A informação foi divulgada no último domingo (12) pelo colunista do jornal “O Globo”, Lauro Jardim.

Veja também: PagSeguro lançará plataforma de investimentos, diz jornal

A informação sobre a possível compra foi divulgada aproximadamente 10 dias depois da comunicação ao mercado de que o BTG Pactual agora detêm 41,52% do capital social do Banco Pan, uma vez que adquiriu 4.750.000 ações preferenciais da instituição fundada em 1969.

Antes da operação, o banco de investimentos detinha 40,7% do capital social, ou 28,6% das ações preferenciais e 50,8% das ordinárias. Agora, a instituição passou a deter 166.152.518 papéis preferenciais do banco fundado por Silvio Santos, o que representa 30,35% do total desse tipo de ação.

M. Dias Branco

A produtora de massas e biscoitos, M. Dias Branco (MDIA3), anunciou na noite do último sábado (11) a criação de um Comitê de Hedge. A decisão da empresa tem como objetivo evitar a volatilidade de moedas e das commodities necessárias para sua atividade produtiva.

A medida da empresa faz parte de uma nova política corporativa de hedge, que permita dar maior previsibilidade, proteger e otimizar o resultado da empresa, segundo o comunicado divulgado pelo próprio moinho.

A decisão de criar uma nova política foi tomada junto com uma assessoria técnica especializada. Além disso, as diretrizes dessa nova política foram previamente apresentadas ao Comitê de Auditoria.

Grandene

A Grendene (GRND3) comunicou, na última sexta-feira (10), que irá retomar suas operações nas fábricas, normalmente, a partir desta segunda-feira. A companhia estava seguindo as medidas estabelecidas para o combate à pandemia.

Saiba mais: Google investirá US$ 10 bilhões na Índia para avançar inteligência artificial

Mesmo com a volta às atividades, a Grendene seguirá as regras colocadas pelo modelo de distanciamento controlado do Estado do Rio Grande do Sul. Além disso, a empresa também informou que adotará o plano de retomada responsável das atividades econômicas e comportamentais do Estado do Ceará, onde possui uma fábrica em Sobral.

Even

A companhia do setor imobiliário e de construção civil Even (EVEN3) realizará uma oferta pública inicial de ações (IPO) de sua subsidiária Melnick Even na bolsa brasileira, ainda neste trimestre. As informações são do jornal “O Estado de S. Paulo”.

A companhia, que deve abrir seu capital em breve, opera há 20 anos no Rio Grande do Sul. O negócio principal da Melnick Even consiste em realizar projetos residenciais de médio e alto padrão, além de salas comerciais. O BTG Pactual e o Itaú BBA serão os bancos coordenadores da oferta.

Maiores altas e baixas do Ibovespa

Confira algumas das maiores altas e baixas das ações do Ibovespa por volta das 10h35.

Bolsas no exterior

Além do Ibovespa, confira o desempenho dos principais índices acionários no exterior.

  • Londres (FTSE 100): +1,13%
  • Frankfurt (DAX 30): +0,91%
  • Paris (CAC 40): +1,27%
  • Milão (FTSE/MIB): +0,96%
  • Xangai (SSEC): +1,77% (fechada)
  • Tóquio (Nikkei 225): +2,22% (fechada)
  • Nova York (S&P 500) futuro: +0,72%

Última cotação

Na sessão da última sexta-feira, o Ibovespa fechou em alta de 0,88%, a 100.031,83 pontos.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião