Acesso Rápido

    Capital social: o que é? Como definir o valor para montar uma empresa?

    Capital social: o que é? Como definir o valor para montar uma empresa?

    O número de empreendedores no Brasil cresce cada dia mais, principalmente por conta de programas de incentivo criado pelo Governo. No entanto, poucas pessoas conhecem todas as etapas para iniciar um negócio, entre elas, definir o capital social.

    Nesse sentido, tantos os novos empreendedores como os investidores da bolsa de valores, deveriam conhecer o conceito de capital social.

    O que é capital social?

    O capital social são todos os recursos levantados pelos sócios ou acionistas de um negócio necessários para o início das atividades de uma empresa.

    Ou seja, é uma parte do patrimônio líquido de uma companhia por meio de investimentos através de ações ou quotas realizadas pelos acionistas ou donos do negócio.

    Além disso, essa parcela pode ser modificada ao longo da história de uma companhia. Por exemplo, pode aumenta através da emissão de novas ações no mercado.

    Planilha da Vida Financeira

    Coloque suas finanças em ordem! Baixe gratuitamente nossa planilha e aprenda a planejar todas as etapas da sua vida financeira da melhor forma!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Para que serve o Capital Social?

    Primeiramente, vale notar que esse dinheiro é o recurso aportado pelos acionistas de uma empresa com o objetivo de comprar novos equipamentos, ferramentas, veículos entre outros bens de capital.

    Desse modo, calcular o capital social de sua companhia é fundamental para diversas situações. Por exemplo: através dele, é estabelecido o volume de recursos que serão necessários para que a companhia inicie as suas operações.

    Ou seja, ele serve como fonte de dados à Receita Federal em casos de possíveis investigações, uma vez que esse órgão é quem cuida da fiscalização das empresas quando o assunto são tributos.

    No entanto, caso a empresa não tenha essas informações em suas demonstrações financeiras, isso pode gerar consequências, como a suspensão do CNPJ. Portanto, é fundamental verificar a estrutura acionária da empresa e para que sua regulamentação seja atestada.

    Como funciona o capital social de uma companhia?

    Assim como qualquer outro negócio, o investidor precisará aportar algum capital na companhia a fim de fazê-la funcionar perfeitamente em seu início funcionamento.

    Dessa maneira, em geral, todas as decisões estratégicas de uma empresa são feitas em assembleia por meio de uma votação e conhecimento dos acionistas.

    Além disso, esse montante é observado através do balanço patrimonial de uma empresa, uma importante demonstração financeira.

    Se os acionistas de uma companhia listada em bolsa resolverem vender as suas cotas no mercado secundário, qualquer variação no preço das ações não afetará em nada o capital social da companhia.

    Qual a importância de calcular o capital social?

    A grande utilidade de calcular o capital social é no sentido de estabelecer o grau de poder que cada acionista possui dentro de um negócio.

    Isso porque, normalmente toda empresa inicia as suas atividades sem apresentar lucro líquido, então os recursos aportados pelos acionistas são de importância fundamental nesses primeiros passos de uma companhia.

    Desse modo, definir o capital social de sua companhia é fundamental para as seguintes situações:

    • Estabelecer o volume de recursos que serão necessários para que a companhia inicie as suas operações;
    • Dividir o grau de representatividade que cada acionista tem no negócio;
    • Informar à Receita Federal em casos de possíveis investigações.

    Portanto, para evitar problemas operacionais no futuro é importante definir esse valor.

    Assim, caso seja necessário, a realização da tarefa de estipular o capital necessário para uma empresa também pode ser feita através da contratação de um profissional especializado na área.

    Planilha de Controle de Investimentos

    Faça o controle completo das suas ações, FIIs e todos os seus investimentos com a nossa planilha gratuita de Controle de Investimentos!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Qual é o valor do capital social?

    Através de programas como o de Microempreendedor Invididual (MEI), é possível começar uma empresa com pouco dinheiro. Programas como esse foram criados justamente para estimular o empreendedorismo no país, de forma que o dono de pequenos negócios tenha mais facilidade nas operações.

    Ou seja, esse capital nada mais é que o valor inicial de um negócio. No entanto, ele pode variar de acordo com o ramo de atuação da empresa, sendo necessário considerar materiais, funcionários, impostos, entre outros.

    Uma vez que a decisão sobre o montante de capital demandado pela empresa tenha sido feita, será necessário formalizar por meio de um contrato social a quantia e a natureza dos recursos aportados por cada sócio do empreendimento.

    Para isso, é necessário que a empresa faça o seu registro formal na Junta Comercial de seu respectivo Estado, informando assim, o seu , bem como, caso necessário, também a alteração do contrato social.

    Ainda possui dúvidas sobre capital social? Comente abaixo!

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    5 comentários

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *