Acesso Rápido

    DAX-30: conheça o principal índice da Bolsa da Alemanha

    DAX-30: conheça o principal índice da Bolsa da Alemanha

    Qualquer interessado em investir em renda variável no exterior deve sempre acompanhar as bolsas de valores ao redor do mundo. Uma das principais é a Bolsa de Frankfurt, mais conhecida pelo seu principal índice, DAX 30.

    Devido à integração econômica dos países dentro da União Europeia, acompanhar o DAX-30 significa observar todo o mercado financeiro europeu.

    O que é DAX 30?

    O DAX 30 é um índice de ações que representa as 30 maiores empresas negociadas na bolsa de Frankfurt, na Alemanha. A economia alemã é uma das maiores economias do mundo, bem como a maior economia da União Europeia.

    Por isso, ele é um índice de relevância enorme no que diz respeito à economia mundial, e principalmente em relação à economia europeia.

    Por ser composto pelas maiores empresas negociadas na bolsa de valores de Frankfurt, esse índice pode ser comparado, de certa forma ao índice Dow Jones (DJIA).

    Como funciona o DAX 30?

    Diversos fatores afetam o valor do DAX 30. Por ser um índice de importância global, acontecimentos como a redução do crescimento da economia mundial podem afetar o valor do índice.

    Outros fatores como taxa de juros global, abertura de postos de trabalho e expectativa dos investidores também podem ser determinantes.

    No longo prazo, no entanto, o fator mais importante é o lucro das empresas. Ou seja, se o lucro das empresas seguirem crescentes, o índice tende a valorizar.

    Para meios de comparação, no Brasil não há um grande índice que possa ser equiparado ao DAX-30. Porém, o que mais se aproxima é o IBrX 50, um índice composto pelas 50 maiores empresas listadas em bolsa de valores no Brasil.

    No entanto, diferente do DAX e do DJIA, porém, o índice brasileiro é bastante concentrado em empresas do setor de commodities e do setor financeiro. Por isso, é preciso avaliar essas características antes de fazer o investimento.

    Por fim, vale notar que, por ser um índice, é possível que as empresas que o compõe variem, visto que algumas empresas podem crescer de forma relevante ao ponto de passarem a integrá-lo.

    Quais empresas fazem parte do índice DAX 30?

    Os critérios para adicionar empresas ao índice DAX-30 são o valor de mercado de empresa e a liquidez de suas ações. Logo, quanto maior forem esses dois dados maiores serão as chances de uma empresa adentrar neste importante índice.

    Algumas componentes do índice são multinacionais muito conhecidas, tais como:

    • Adidas;
    • Volwkswagen;
    • Continental.

    Entretanto, outras empresas não são tão conhecidas no Brasil, ainda que sejam de grande importância na Alemanha e na Europa.

    É o caso, por exemplo, do Deustche Bank, um dos maiores conglomerados financeiros do mundo. Bem como é o caso do seu grande concorrente, o CommerzBank. Ambas as empresas possuem suas sedes em Frankfurt, na mesma cidade da Bolsa de Valores.

    Eventualmente, no entanto, a composição do DAX-30 muda, uma vez que algumas empresas podem diminuir seu valor de mercado e outras podem aumentá-lo.

    Como investir no DAX 30?

    Assim como todo índice de ações, investir no DAX 30 não pode ser feito de forma direta. No entanto, existem possibilidades para se investir em ações nesse índice.

    Primeiramente, existe um ETF chamado DAX, onde é possível investir de forma passiva nesse índice. Ele pode ser investido em corretoras no exterior e seu código de negociação é DAX.

    No entanto, investidores que gostam de praticar o stock picking podem optar por selecionar ativos específicos desse índice para compor a sua cesta de ações.

    Sendo assim, é possível investir em ações do DAX 30 através da compra de ações em corretoras no exterior, sendo possível compras as ações diretamente ou ADRs, títulos que equivalem a essas respectivas ações.

    Da mesma forma, é possível investir em algumas dessas ações diretamente em corretoras brasileiras através dos BDRs, onde é possível adquirir certificados dessas companhias.

    Portanto, existem diversas formas de realizar esse investimento, seja de forma ativa ou de forma passiva.

    Foi possível entender como funciona o índice DAX 30? Comente abaixo para que possamos tirar qualquer dúvida que tenha permanecido!

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    2 comentários

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

    • Yuri 4 de novembro de 2019

      É possivel investir na DAX pela Bovespa, da mesma forma que podemos investir na S&P500 pelo IVVB11?

      Responder
      • Paulo T 24 de maio de 2020

        Ainda não é possível investir no DAX 30 diretamente em corretoras brasileiras, porque não há ETFs que replicam o índice negociados na bolsa de valores brasileira.

        Responder