NTCO3 Natura &CO Holding S.A.
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Notícias de NTCO3
Via (VIIA3), Natura (NTCO3) e CSN (CSNA3) agitam mercado financeiro
Tudo Sobre NTCO3
- Setor de AtuaçãoConsumo não Cíclico
- SetorConsumo não Cíclico
- Subsetor de atuaçãoProdutos de Uso Pessoal e de Limpeza
- SubsetorProdutos de Uso Pessoal e de Limpeza
- Segmento de atuaçãoProdutos de Uso Pessoal
- SegmentoProdutos de Uso Pessoal
- CNPJ32.785.497/0001-97
A Natura (Natura Cosméticos S.A) é uma empresa brasileira de cosméticos, constituída como sociedade anônima de capital aberto e negociada na B3 sob o código NTCO3. Sua atividade principal é o comércio de varejo de produtos de beleza.
Presente direta e indiretamente em mais de 60 países, a Natura é uma das maiores empresas de cosméticos do mundo. A companhia foi criada em 1969, como uma pequena fábrica no estado de São Paulo.
O grupo adota um modelo de negócio baseado principalmente em vendas diretas, serviço realizado através de consultores da empresa. Além disso, a Natura se destaca por suas políticas de sustentabilidade e preservação do meio-ambiente.
A história da Natura começou em 1969, quando o empresário Luiz Seabra fundou a Indústria e Comércio de Cosméticos Berjeaut. Meses depois a empresa seria renomeada para Natura.
No ano seguinte a Natura abriu sua primeira loja física, localizada na rua Oscar Freire, cidade de São Paulo e onde o próprio Seabra trabalhava.
Em 1974, a empresa passou a adotar um novo modelo negócios, onde a venda direta virou o foco. No processo, a loja da Oscar Freire foi fechada.
Visando aumentar seu público, em 1979, a Natura lançou sua marca Sr.N, uma linha de produtos voltada para o público masculino.
Em 1980, a Natura alcançou a marca de 200 colaboradores e 2000 consultoras atuando em diferentes regiões do Brasil.
Seguindo seu processo de expansão, em 1982, a empresa começou a vender seus produtos no Chile através de um parceiro comercial.
Em 1983, a Natura se tornou pioneira ao introduzir refil no mercado de cosméticos nacional - prática que ajudou a empresa em questões ecológicas e no valor dos seus produtos.
Entre o final dos anos 80 e início da década 90, a companhia chegou a marca de 50 mil consultoras em todo Brasil. Durante o período, o grupo passou a utilizar a rosácea como símbolo.
Em 1994, a Natura expandiu sua atuação para Argentina e Peru. No ano seguinte a empresa lançou a marca Crer Para Ver, sua primeira linha que não comercializa cosméticos e que o lucro era totalmente revertido para investimentos na educação.
Até o final dos anos 90, a empresa lançou duas de suas marcas mais fortes, Kaiak e Ekos.
Em 2004, a Natura começou a negociar suas ações na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). No ano seguinte, a empresa abriu sua primeira loja na Europa, localizada na cidade de Paris.
Em 2007, o grupo lançou o Programa Carbono Zero, no qual seus produtos utilizavam carbono neutro. Prática que visava reduzir e compensar as emissões de gases geradores do efeito estufa em sua produção.
Em 2009, a Natura atingiu a marca de 1 milhão de consultoras. No ano seguinte a empresa passou a ter fábricas na Argentina, México e Colômbia.
A aquisição da Aesop pela Natura teve início em 2012. Processo que foi concluído em 2016.
Em 2015, a Rede Natura, frente de vendas digital da empresa, passou a atingir todo território nacional. No período a empresa investiu na abertura de lojas físicas em diversas regiões do país.
Aumentando seu mercado fora do Brasil, a empresa brasileira adquiriu a britânica The Body Shop, em 2017.
Em 2018, foi criado o Grupo Natura & Co, que englobou as marcas The Body Shop, Natura e Aesop.
Em 2020, a Natura finalizou a compra da Avon. Negociação que fez a empresa alcançar o posto de quarto maior grupo do ramo de beleza no mundo.
A atividade principal da natura é a venda direta de cosméticos, sendo que possui marcas que atingem os mais variados públicos, como: Kaiak, Tododia, Mamãe e Bebê, entre outras.
Ao todo a Natura possui 1,7 milhão de consultores espalhados entre os países de atuação da empresa.
Além da venda de produtos, a empresa também se destaca por suas iniciativas sociais e sustentáveis. Programa Amazônia, Projeto Carbono Zero, Crer para Ver, são alguns exemplos.
As ações da Natura possuem as seguintes características.
- Segmento de Listagem: Novo Mercado
- Tag along: 100% ON
- Free Float: 39,47% ON
A Natura é uma das líderes em sua área e pode ser uma opção para a exposição ao setor de varejo de cosméticos.
No entanto, é preciso ser realizada uma análise criteriosa dos fundamentos e concluir se ela está sendo negociada a múltiplos interessantes.
Para uma análise fundamentalista e recomendações desta e de outras empresas, conheça os relatórios da Suno Research.
- Alta concentração no setor de cosméticos] comprometendo a diversificação de receitas
- Histórico de resultados com baixa previsibilidade
- Modelo de vendas suscetível a disrupção
- Cosméticos não apresentam nenhuma correlação muito forte com ciclos
- Receitas oriundas de exportações relevantes para a companhia] configurando em diversificação de moedas
- Alto poder de repasse para os clientes
- Alta concentração no setor de cosméticos] comprometendo a diversificação de receitas
- Histórico de resultados com baixa previsibilidade
- Modelo de vendas suscetível a disrupção
Aluguéis de Ações da NTCO3
Aluguel NTCO3
Bonificação
Ativo emitido | Data do anúncio | Data Ex | Data de incorporação | Valor Base | Proporção |
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NTCO3 | 17.09.2019 | 18.09.2019 | 20.09.2019 | R$ 2,87 | 100,00% |