Acesso Rápido

    Conheça as 5 principais bolsas de valores do mundo

    Conheça as 5 principais bolsas de valores do mundo

    Realizar investimentos no exterior é uma alternativa para diversificar a carteira e se expor a outras moedas, além do real. Mas para isso, é importante conhecer as principais bolsas de valores do mundo e seus índices.

    Isto é, antes de realizar operações e mandar de dinheiro para fora do país, é válido avaliar as principais bolsas de valores do mundo, entre elas se destacam as bolsas americanas e as bolsas asiáticas.

    Quais são as principais bolsas de valores do mundo?

    Conhecer as principais bolsas mundiais pode ser válido principalmente para o investidor que deseja investir no exterior. Dessa forma, levando em consideração alguns critérios, as 5 principais bolsas de valores do mundo são:

    • NYSE;
    • NASDAQ;
    • TOKYO STOCK EXCHANGE;
    • SHANGHAI STOCK EXCHANGE;
    • EURONEXT.

    E-book: Investindo no Exterior

    Descubra como investir nas melhores empresas e ativos do mundo com o nosso ebook gratuito de Investimentos no Exterior!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    NYSE

    A NYSE (New York Stock Exchange) é considerada a principal bolsa de valores do mundo, com um valor de mercado agregado de aproximadamente U$22.38 trilhões.

    Desse modo, além de possuir o maior valor de mercado entre as principais bolsas de valores, a NYSE possui o maior volume de transações.

    Na bolsa de valores NYSE estão listadas algumas das maiores companhias do mundo, entre elas:

    Nesse sentido, o principal índice referente à lendária bolsa de valores de Nova York (NYSE) é o NYSE Composite Index, além do índice S&P 500 que incorpora ativos da NASDAQ também.

    NASDAQ

    A NASDAQ é a segunda maior bolsa de valores do mundo em valor de mercado e volume de negociação, perdendo apenas para a NYSE. Assim como a NYSE, a Nasdaq (National Association of Securities Dealers Automated Quotations) também é sediada em Nova York e engloba importante empresas do mundo.

    Vale ressaltar que, a bolsa de valores Nasdaq é especializada, principalmente, em grandes empresas do setor de tecnologia como:

    • Amazon;
    • Apple;
    • Google;
    • Facebook;
    • XP;
    • Stone

    Ou seja, várias companhias mundiais, sobretudo do ramo tecnológico, fazem parte da NASDAQ. Isso acontece pois a maioria das empresas da “nova economia” – como fabricantes de softwares, startups inovadoras e demais companhias de alta tecnologia, optam por abrir seu capital e ser negociadas na Nasdaq.

    Um dos principais índices negociados na NASDAQ são:

    Tokyo Stock Exchange

    A Tokyo Stock Exchange é a terceira maior bolsa de valores do mundo e a principal bolsa de valores do Japão, com um valor de mercado de aproximadamente US$7 trilhões.

    Várias gigantes internacionais estão listadas na bolsa de valores de Tóquio. Entre elas é possível listar as empresas do setor automobilístico:

    • Honda;
    • Toyota;
    • Mitsubishi.

    No ano de 2019, a TSE registrou uma capitalização de mercado de aproximadamente U$5.6 trilhões, resultado agregado das mais de 2000 empresas listadas na bolsa.

    Além disso, os principais índices da bolsa de valores TSE (Tokyo Stock Exchange) são o TOPIX e o famoso Nikkei 225, principal índice de ações do mercado japonês.

    Shanghai Stock Exchange

    A Shangai Stock Exchange é a principal bolsa de valores da China e a quarta maior bolsa de valores do mundo, com um valor de mercado de aproximadamente U$6.23 trilhões.

    Desse modo, é possível encontrar na SSE mais de 1000 empresas listadas, entre elas:

    • PetroChina;
    • Bank of China;
    • China Life.

    Nesse sentido, o principal índice utilizado como termômetro da Shangai Stock Exchange é o SSE Composite Index.

    Vale destacar que, além da bolsa de Shanghai, a Hong Kong Stock Exchange é a terceira mais importante da Ásia, com mais de 2000 empresas listadas.

    Euronext

    A Euronext é a principal bolsa de valores da Europa, além de ser considerada uma das principais bolsas de valores do mundo.

    Assim, a Euronext engloba companhias de alguns países inseridos na União Europeia como: Portugal, Bélgica, França e Holanda.

    Desse modo, ao todo, a Euronext possui um valor de mercado agregado de aproximadamente 6,3 trilhões de Euros.

    Por fim, o principal índice de mercado geral das companhias listadas na Euronext é o Euronext 100 index.

    E-book: Comece a Investir na Bolsa

    Comece a investir! Saiba tudo que você precisa saber para dar os seus primeiros passos na Bolsa com o nosso Manual Gratuito do Investidor Iniciante!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Como avaliar quais são as principais bolsas de valores do mundo?

    Antes de listar as principais bolsas ao redor do mundo, é importante compreender quais são os critérios para avaliar as bolsas de valores.

    Assim, para construção de um ranking das principais bolsas de valores do mundo, as principais métricas são:

    Desse modo, através do valor de mercado e volume de transação, além de outros fatores como a popularidade das companhias listadas na bolsa, é possível criar um ranking entre as bolsas de valores internacionais.

    Esse artigo te ajudou a conhecer as principais bolsas de valores do mundo? Deixe dúvidas e comentários no espaço abaixo.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    2 comentários

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

    • Pedro Machado Castilho 19 de fevereiro de 2021

      Tiago se possível atualize aquele artigo da LSE, ou alguém da equipe da suno. Obrigado viva os 4 anos dos melhores artigos de investimento do Brasil

      Responder
      • Suno Research 23 de fevereiro de 2021

        Olá, Pedro! Tudo certo?
        Primeiramente, muito obrigado pelos elogios! Ficamos muito felizes com isso.
        Qual a parte específica que deve ser atualizada?
        Atenciosamente, Equipe Suno.

        Responder