Acesso Rápido

    Conheça as 5 principais bolsas de valores do mundo

    Conheça as 5 principais bolsas de valores do mundo

    Realizar investimentos no exterior é uma alternativa para diversificar a carteira e se expor a outras moedas, além do real. Mas para isso, é importante conhecer as principais bolsas de valores do mundo e seus índices.

    Isto é, antes de realizar operações e mandar de dinheiro para fora do país, é válido avaliar as principais bolsas de valores do mundo, entre elas se destacam as bolsas americanas e as bolsas asiáticas.

    Quais são as principais bolsas de valores do mundo?

    Conhecer as principais bolsas mundiais pode ser válido principalmente para o investidor que deseja investir no exterior. Dessa forma, levando em consideração alguns critérios, as 5 principais bolsas de valores do mundo são:

    • NYSE;
    • NASDAQ;
    • TOKYO STOCK EXCHANGE;
    • SHANGHAI STOCK EXCHANGE;
    • EURONEXT.

    NYSE

    A NYSE (New York Stock Exchange) é considerada a principal bolsa de valores do mundo, com um valor de mercado agregado de aproximadamente U$22.38 trilhões.

    Desse modo, além de possuir o maior valor de mercado entre as principais bolsas de valores, a NYSE possui o maior volume de transações.

    Na bolsa de valores NYSE estão listadas algumas das maiores companhias do mundo, entre elas:

    Nesse sentido, o principal índice referente à lendária bolsa de valores de Nova York (NYSE) é o NYSE Composite Index, além do índice S&P 500 que incorpora ativos da NASDAQ também.

    NASDAQ

    A NASDAQ é a segunda maior bolsa de valores do mundo em valor de mercado e volume de negociação, perdendo apenas para a NYSE. Assim como a NYSE, a Nasdaq (National Association of Securities Dealers Automated Quotations) também é sediada em Nova York e engloba importante empresas do mundo.

    Vale ressaltar que, a bolsa de valores Nasdaq é especializada, principalmente, em grandes empresas do setor de tecnologia como:

    • Amazon;
    • Apple;
    • Google;
    • Facebook;
    • XP;
    • Stone

    Ou seja, várias companhias mundiais, sobretudo do ramo tecnológico, fazem parte da NASDAQ. Isso acontece pois a maioria das empresas da “nova economia” – como fabricantes de softwares, startups inovadoras e demais companhias de alta tecnologia, optam por abrir seu capital e ser negociadas na Nasdaq.

    Um dos principais índices negociados na NASDAQ são:

    Tokyo Stock Exchange

    A Tokyo Stock Exchange é a terceira maior bolsa de valores do mundo e a principal bolsa de valores do Japão, com um valor de mercado de aproximadamente US$7 trilhões.

    Várias gigantes internacionais estão listadas na bolsa de valores de Tóquio. Entre elas é possível listar as empresas do setor automobilístico:

    • Honda;
    • Toyota;
    • Mitsubishi.

    No ano de 2019, a TSE registrou uma capitalização de mercado de aproximadamente U$5.6 trilhões, resultado agregado das mais de 2000 empresas listadas na bolsa.

    Além disso, os principais índices da bolsa de valores TSE (Tokyo Stock Exchange) são o TOPIX e o famoso Nikkei 225, principal índice de ações do mercado japonês.

    Shanghai Stock Exchange

    A Shangai Stock Exchange é a principal bolsa de valores da China e a quarta maior bolsa de valores do mundo, com um valor de mercado de aproximadamente U$6.23 trilhões.

    Desse modo, é possível encontrar na SSE mais de 1000 empresas listadas, entre elas:

    • PetroChina;
    • Bank of China;
    • China Life.

    Nesse sentido, o principal índice utilizado como termômetro da Shangai Stock Exchange é o SSE Composite Index.

    Vale destacar que, além da bolsa de Shanghai, a Hong Kong Stock Exchange é a terceira mais importante da Ásia, com mais de 2000 empresas listadas.

    Euronext

    A Euronext é a principal bolsa de valores da Europa, além de ser considerada uma das principais bolsas de valores do mundo.

    Assim, a Euronext engloba companhias de alguns países inseridos na União Europeia como: Portugal, Bélgica, França e Holanda.

    Desse modo, ao todo, a Euronext possui um valor de mercado agregado de aproximadamente 6,3 trilhões de Euros.

    Por fim, o principal índice de mercado geral das companhias listadas na Euronext é o Euronext 100 index.

    Como avaliar quais são as principais bolsas de valores do mundo?

    Antes de listar as principais bolsas ao redor do mundo, é importante compreender quais são os critérios para avaliar as bolsas de valores.

    Assim, para construção de um ranking das principais bolsas de valores do mundo, as principais métricas são:

    Desse modo, através do valor de mercado e volume de transação, além de outros fatores como a popularidade das companhias listadas na bolsa, é possível criar um ranking entre as bolsas de valores internacionais.

    Esse artigo te ajudou a conhecer as principais bolsas de valores do mundo? Deixe dúvidas e comentários no espaço abaixo.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    3 comentários

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

    • Pedro Machado Castilho 19 de fevereiro de 2021

      Tiago se possível atualize aquele artigo da LSE, ou alguém da equipe da suno. Obrigado viva os 4 anos dos melhores artigos de investimento do Brasil

      Responder
      • Suno Research 23 de fevereiro de 2021

        Olá, Pedro! Tudo certo?
        Primeiramente, muito obrigado pelos elogios! Ficamos muito felizes com isso.
        Qual a parte específica que deve ser atualizada?
        Atenciosamente, Equipe Suno.

        Responder
    • Marcia Arruda 14 de abril de 2021

      Olá! O IVVB11 réplica basicamente o S&P 500. Qual seria o ETF que replica Nasdaq e cada uma das bolsas asiáticas?

      Responder