Acesso Rápido

    Independência financeira: o que é? Como é possível alcança-la?

    Independência financeira: o que é? Como é possível alcança-la?

    Na verdade, a busca pela tão sonhada independência financeira é um dos grandes motivos que fazem as pessoas aplicarem os seus recursos, mês após mês, nos mais variados tipos de ativos financeiros disponíveis no mercado.

    Entretanto, este é um termo que ainda é muito pouco difundido no Brasil, o que reflete diretamente em um percentual extremamente baixo da população que tem inteligência financeira. Sendo esse um dos pontos principais para conquistar a independência financeira.

    O que é Independência Financeira?

    Independência financeira pode ser definido como a capacidade de arcar com todos os seus custos mensais por um tempo sem precisar trabalhar, isto é, por meio de rendimentos financeiros.

    É importante perceber que esse conceito não significa, necessariamente, que esse investidor precise se tornar, de fato, um milionário.

    Sendo assim, em sua essência, essa rentabilidade que se alcançará nesse nível de vida servirá, na verdade, como um auxílio para que essa pessoa consiga manter o seu padrão de vida por um longo período de tempo.

    Planilha da Vida Financeira

    Coloque suas finanças em ordem! Baixe gratuitamente nossa planilha e aprenda a planejar todas as etapas da sua vida financeira da melhor forma!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Qual o valor para a independência financeira?

    O valor para alcançar a independência financeira pode variar de acordo com o custo e padrão de vida de cada um.

    Logo, os valores provenientes dos rendimentos das aplicações devem superar os gastos mensais. Quando esse cenário se concretizar, é provável o investidor tenha conseguido alcançar independência financeira.

    Entretanto, é muito importante frisar que o capital de uma pessoa, mesmo quando conquistas esse status de liberdade, deve continuar a ser aplicado nos investimentos que foram feitos no decorrer da vida.

    Sendo assim, para que isso aconteça de maneira saudável, é necessário que se use apenas uma parte da rentabilidade dessas aplicações – de preferencia algo entre 40% e 50% desses rendimentos.

    Portanto, isso deve ser feito de modo que o restante possa ser reaplicado a fim de que o efeito bola de neve continue a ocorrer de maneira consistente ao longo do tempo.

    Assim, evita-se que o patrimônio do investidor em questão seja gasto com o passar dos anos e que ele tenha problemas financeiros na velhice.

    Quanto tempo leva para alcançar a independência financeira?

    É verdade que sabe-se que regras existem para serem quebradas. No entanto, a média de tempo para que uma pessoa atinja a sua independência financeira de maneira sólida e consistente gira em torno de 10 a 15 anos.

    Entretanto, isso ocorre se forem feitos aportes mensais e consistentes e, é claro, com o auxílio da magia dos juros compostos.

    Por outro lado, é notável que existem diversas instituições que vendem o caminho para a conquista dessa meta em menores espaços de tempo, como a independência financeira em 5 anos, por exemplo.

    No entanto, apesar de ser possível, é muito importante saber que é uma jornada muito difícil de ser conquistada, e que ele incorrerá em mais risco.

    Portanto, diante de situações como essas, é importante que o investidor se atente que por trás dessas instituições que pregam esse tipo de anúncio, sempre existe uma empresa que possui funcionários que têm metas a cumprir.

    Sendo assim, muitas inverdades podem ser ditas para se chegar ao fechamento de uma venda. Além disso, pode ser o caso de uma pirâmide financeira, esquema ilegal no Brasil e em diversos locais do mundo.

    Planilha de Orçamento Familiar

    Como anda a organização das suas contas? Baixe gratuitamente nossa planilha de Orçamento Familiar e melhore o planejamento financeiro da sua família!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    É possível alcançar a independência financeira?

    Diante de tantos desafios no Brasil para ganhar mais dinheiro, como alta carga tributária, burocracias e mais, muitos se perguntam se é possível alcançar independência financeira.

    No entanto, fazendo os cálculos da independência financeira, nota-se que isso é possível com aportes constantes em ações com bons indicadores.

    Portanto, pode-se perceber que esse estilo de vida objeto sonho de muitas pessoas é algo real e tangível de se alcançar. Basta, para isso, bastante resiliência e força de vontade.

    Entretanto, vale destacar que, ao se atingir independência financeira, é preciso que o investidor se mantenha focado para manter suas economias.

    Isso ocorre pois é muito tentador o estímulo externo para que se gaste o patrimônio que foi conquistado com bastante sacrifício durante toda uma vida para se financiar extravagâncias desnecessárias.

    Por fim, vale notar que esse é um termo que ainda é muito pouco difundido no Brasil, o que reflete diretamente em um percentual extremamente baixo da população brasileira que consegue poupar seus recursos ao longo dos anos.

    Portanto, é de fundamental importância o debate sobre conceito tão pouco explorado no país.

    Como conseguir a independência financeira?

    De fato: é cada vez maior o debate e as discussões sobre a independência financeira e, dessa maneira, muito se escuta sobre esse estágio de vida no qual uma pessoa consegue viver através dos rendimentos de seus investimentos.

    Na verdade, a busca pela independência financeira é um dos grandes motivos que fazem as pessoas aplicarem os seus recursos, mês após mês, nos mais variados tipos de ativos financeiros disponíveis no mercado.

    De fato, o caminho para se atingir esse patamar de vida é bem simples na teoria, mas a prática é mais difícil.

    Primeiramente, é preciso fazer um planejamento financeiro pensando em dívidas, salário mensal e metas as quais se pretende chegar.

    Além disso, o ideal é que busque-se ganhar mais, e, para isso, é preciso arranjar um melhor emprego ou fazer trabalhos secundários que confiram renda extra.

    Por fim, é necessário fazer bons investimentos: a pessoa deve investir em bons ativos, que apresentem bons fundamentos, e que, primordialmente, sejam focados no longo prazo.

    Entretanto, vale mencionar que a execução desse plano de independência financeira não é tão simples, sendo necessário fazer planejamentos.

    Por fim, haja visto que a disciplina e a paciência são fatores que precisam estar presentes o tempo inteiro nessa gigantesca caminhada de vários anos, é preciso buscar essas competências.

    Ainda possui dúvidas sobre como alcançar a independência financeira? Comente abaixo!

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    13 comentários

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *