Acesso Rápido

    Reserva de oportunidade: entenda o que é e como utilizar na prática

    Reserva de oportunidade: entenda o que é e como utilizar na prática

    Durante a vida de uma pessoa podem surgir oportunidades a qualquer momento. E para estar preparado para agarrá-las, pode ser interessante ter uma reserva de oportunidade

    A reserva de oportunidade costuma ser alcançada por meio de um planejamento financeiro e é utilizada por alguns investidores no mercado financeiro.

    O que é reserva de oportunidade?

    Reserva de oportunidade é um valor que uma pessoa precisa ter para aproveitar as oportunidades quando elas aparecerem.

    No mercado financeiro essas oportunidades costumam ser janelas de compra de ativos a um valor atrativo. Normalmente quando ocorre alguma queda brusca em um determinado ativo e o investidor fundamentalista acredita que aquele papel está sendo negociado a um valor menor ao seu valor intrínseco.

    E-book: Comece a Investir na Bolsa

    Comece a investir! Saiba tudo que você precisa saber para dar os seus primeiros passos na Bolsa com o nosso Manual Gratuito do Investidor Iniciante!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    No entanto, a oportunidade não se resume somente em aplicação em ações ou fundos. Uma ideia de negócio também é uma oportunidade que exige investimento.

    Portanto, essa reserva de valor poderá ser destinado a um investimento que o individuo decida realizar.

    Qual a diferença entre reserva de oportunidade e reserva de emergência?

    A reserva de emergência é um valor necessário para ser usado em situações emergenciais, como por exemplo, um conserto de carro ou qualquer outro imprevisto inesperado.

    Normalmente, ela é a primeira que precisa ser construída, e geralmente deve ser igual ao custo de seis meses do poupador.

    Já a reserva de oportunidade não tem um valor certo. Afinal, podem surgir oportunidades que necessitam de valores altos e outras nem tanto.

    Como construir essa reserva de oportunidade?

    Em sua essência, a reserva de oportunidade, assim como a reserva de emergência, precisa ser aplicada em ativos com alta liquidez.

    Esses investimentos, geralmente, não são altamente rentáveis, mas são mais fáceis de vender a qualquer momento.

    Vale ressaltar que quando a inflação da economia está maior que a rentabilidade de ativos de renda fixa, a reserva de oportunidade poderá perder valor.

    Como construir uma reserva de oportunidade?

    A construção da reserva de oportunidade pode ser feita destinando um percentual dos investimentos para esse tipo de aplicação

    Para exemplificar, um poupador pode decidir colocar 20% na reserva de oportunidade. Todo mês ao realizar seu aporte mensal, ele deverá observar se sua reserva de oportunidade está atingindo essa meta de alocação e equilibrar esse percentual baseado no seu aporte.

    Na prática, o uso da reserva de oportunidade costuma ocorrer em movimentos de crash na bolsa como foi o caso dos subsequentes circuit breakers no ano de 2020.

    Com uma reserva, o investidor enxergou esses momentos como oportunidade para se expor a ativos por um valor muito menor ao praticado em meses anteriores.

    Caso bem utilizada, a reserva de oportunidade pode contribuir para uma rentabilidade maior para o investidor e deixar ele mais preparado para o caminho da sua independência financeira.

    Foi possível entender o que é uma reserva de oportunidade? Deixe o seu comentário e compartilhe este artigo com seus amigos nas redes sociais.

    Gabriela Mosmann
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *