Acesso Rápido

    Consultoria financeira pessoal: saiba o que ela faz e qual sua importância

    Consultoria financeira pessoal: saiba o que ela faz e qual sua importância

    Já ouviu falar em consultoria financeira pessoal? Esse é um ramo que vem ganhando cada vez mais espaço conforme aumenta o interesse em como começar a investir.

    A consultoria financeiro pessoal atua ajuda as pessoas a saírem das dívidas, melhorarem o seu orçamento familiar e os investimentos.

    O que é uma consultoria financeira pessoal?

    A consultoria financeira pessoal é um serviço ligado à área de finanças, contabilidade ou economia que tem como finalidade ajudar a pessoa a melhorar o seu controle e planejamento financeiro.

    Uma consultoria financeira pessoal pode ser contratada por qualquer pessoa. E, sendo assim, é importante que ao efetuar essa contratação, o indivíduo esteja ciente de que precisará mudar alguns hábitos cotidianos para atingir o controle financeiro pessoal.

    O primeiro passo para melhorar o endividamento e acertar as finanças pessoais é trabalhar o planejamento financeiro. Desse modo, o consultor financeiro irá fazer um levantamento de todas as receitas e despesas do cliente.

    Feito isso, ele irá ordenar as dívidas com maior juros e dívidas com menor juros e buscar a adequação das contas à receita individual da pessoa.

    O prazo para a finalização do serviço depende do volume de endividamento que a pessoa se encontra e também da compatibilidade das receitas e despesas. Quanto mais desordenadas estiverem as finanças pessoais, mais demorado é o processo da consultoria financeira.

    Como funciona a consultoria financeira?

    A consultoria financeira funciona de maneira bastante técnica, na qual um profissional irá procurar utilizar métodos de racionalização de gastos e conceitos como controle de fluxo de caixa pessoal para fazer com que a pessoa saia da situação de devedora.

    Dessa maneira, implantar uma consultoria financeira é um trabalho de médio e longo prazo. Pois exigirá bastante disciplina e mudanças de hábito por parte dos envolvidos. Em alguns casos é necessário inclusive uma mudança de postura bastante radical.

    Entretanto, com o tempo e os resultados acontecendo tudo se torna mais prazeroso. Pois, a pessoa começa a deixar a zona de endividamento e passa a desfrutar de uma vida mais tranquila com menos contas.

    Quais são os objetivos do consultor financeiro pessoal?

    Um dos objetivos da consultoria financeira é o de fazer sobrar recursos no orçamento pessoal para que se possa começar a investir. Como a consultoria é bastante técnica ela não irá focar na questão comportamental, mas sim no planejamento das contas.

    Claro que, sem uma mudança comportamental as contas irão surgir novamente. Entretanto, com o acompanhamento da consultoria financeira, a própria pessoa vai passando a mudar os hábitos através do processo.

    Consultoria financeira e coaching financeiro

    Contudo, é importante entender a diferença entre consultoria financeira e o coaching financeiro. Muitas pessoas acabam confundindo esses dois conceitos, que apesar de parecidos são relativamente diferentes.

    A principal diferença entre o consultor financeiro e o coaching financeiro é que o primeiro irá trabalhar mais focado na questão técnica, enquanto o coaching irá trabalhar mais focado a questão comportamental.

    Desse modo, é importante notar que ambos possuem a sua importância. Pois, é necessário a consultoria financeira técnica para colocar as contas em ordem. E também é necessário o coaching para uma mudança de paradigmas na vida da pessoa.

    Gostou de conhecer sobre o papel do consultor financeiro pessoal? Deixe seu comentário e suas sugestões no espaço a seguir.

    Gabriela Mosmann
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *