Acesso Rápido

    O que é inteligência financeira e como é possível desenvolvê-la?

    O que é inteligência financeira e como é possível desenvolvê-la?

    O conceito de inteligência financeira é desenvolvido em meio à busca por uma melhor gestão das finanças pessoais.

    Assim, o desenvolvimento da inteligência financeira pode ajudar tanto na vida de pessoas de baixa renda até na daqueles com situação financeiramente mais confortável.

    O que é inteligência financeira?

    Inteligência financeira é a habilidade de cada pessoa de saber e ter domínio sobre seus ganhos, gastos e dinheiro. Isso porque não é o dinheiro quem dita as regras da sua vida; mas você quem manda nele. Ao contrário do que muitos pensam, possuir inteligência financeira não é algo exclusivo de pessoas ricas, mas sim um recurso para alcançar a prosperidade.

    Um reflexo dessa dificuldade é que a taxa de endividamento no Brasil vem crescendo e isso não ocorre apenas devido às dificuldades enfrentadas pela crise financeira. A gestão eficiente do dinheiro pode facilitar não apenas a capacidade de honrar os pagamentos mensais, como também pode ajudar na aquisição de bens de maior valor.

    Características de inteligência financeira

    O desenvolvimento dessa qualidade parte das características mais gerais da vida das pessoas. Alguns as têm naturalmente, mas é possível desenvolvê-las ao longo do tempo por meio de educação financeira. Certas características podem ser destacadas nesse processo, dentre as quais:

    • Poupança: Sempre que possível separam uma parte do orçamento para poupar. Isso ajuda, sobretudo, a minimizar efeitos em situações inesperadas, como desemprego;
    • Investimento: Pensam no futuro, dessa forma buscam realizar investimentos para além da conta poupança que possibilitem uma melhor situação futura;
    • Disciplina e organização: Traçam um planejamento financeiro e seguem-no até o final. A organização é crucial para isso, pois minimiza o risco de eventos inesperados.

    Para a melhoria dessas características em cada pessoa, é necessário repensar a relação que se tem com o dinheiro. É importante ser racional com os recursos disponíveis e também com as próprias necessidades.

    Um ponto imprescindível é ter o controle sobre o dinheiro e não o contrário. É importante não gastar mais do que o orçamento. Contudo, é necessário estabelecer necessidades de consumo sem vinculá-las aos recursos disponíveis.

    Isso porque, se os gastos mensais são sempre referentes à totalidade ou mais que os rendimentos mensais, é provável que, em caso de aumento da renda, a pessoa em questão continuará gastando tudo o que ganha ou se endividando.

    Quer administrar melhor suas receitas e despesas pessoais? Baixe gratuitamente a planilha vida financeira da Suno.

    Dicas de inteligência financeira

    Algumas atitudes cotidianas funcionam como dicas de inteligência financeira e podem facilitar a gestão do dinheiro:

    • Mudar hábitos de consumo;
    • Planejar os gastos por período;
    • Evitar compras a crédito;
    • Manter uma planilha de controle financeiro pessoal;
    • Definir metas e objetivos.

    As dicas citadas acima podem parecer simples, mas são extremamente eficientes. A mudança de hábitos de consumo ajudará, por exemplo, a conseguir ter uma reserva de emergência.

    O planejamento financeiro é importante porque cada um pode traçar nesse momento aquilo que é imprescindível e o que é supérfluo para si, além de poder definir metas. Atrelado ele, é importante o controle financeiro pessoal. Pois esse controle facilita o acompanhamento do histórico de gastos e a avaliação da qualidade do consumo.

    Outro ponto importante é não agir por impulso e, nesse caso, o crédito é o maior vilão. Pois as compras feitas a crédito acabam comprometendo o orçamento futuro. E, muitas vezes, essas compras são dispensáveis. Mas, pela facilidade de serem feitas, acabam acontecendo com frequência.

    Esse artigo ajudou você a entender melhor a inteligência financeira? Deixe suas dúvidas e comentários abaixo.

    Gabriela Mosmann
    Compartilhe sua opinião
    4 comentários

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

    • Radamés 9 de setembro de 2019

      material muito bom!!???

      Responder
    • Marileide 10 de agosto de 2020

      Tenho que aprender economizar para não ficar endividada.

      Responder
    • Andrieli Araujo 13 de outubro de 2020

      Ajudou sim, parabéns pelas dicas.

      Responder
      • Suno Research 14 de outubro de 2020

        Olá, Andrieli! Tudo certo?
        Muito obrigado! Ficamos felizes em ajudar.
        Atenciosamente, Equipe Suno.

        Responder