Acesso Rápido

    Anuidade: saiba como reduzir ou isentar a cobrança dessa taxa

    Anuidade: saiba como reduzir ou isentar a cobrança dessa taxa

    O cartão de crédito é um aliado para muitos. Mas para quem planeja as finanças pessoais, a taxa de anuidade pode ser uma dívida a mais no final do mês.

    A taxa de anuidade de um cartão pode possuir valores diferentes de um banco para outro. Mas essa taxa, muitas vezes, pode ser negociada.

    O que é taxa de anuidade e por que ela é cobrada?

    Quando uma instituição financeira oferece um cartão de crédito, ela pode cobrar uma taxa pelo serviço. Essa taxa pode ser paga uma única vez ou em parcelas mensais.

    Logo, a taxa de anuidade é o valor que os bancos cobram para oferecerem um cartão de crédito e serviços durante um ano.

    Como funciona a cobrança de taxa de anuidade?

    Os bancos possuem diversas opções de cartões de crédito para ofertar aos seus clientes. Essa oferta é direcionada, principalmente, através renda mensal de cada cliente.

    Ou seja, cada cartão de crédito possui limite de gastos e benefícios de acordo com a capacidade financeira do seu titular e a disposição do banco em ofertar crédito para o mesmo.

    Por isso, muitas vezes o valor cobrado como taxa de anuidade está vinculado com o número de benefícios que um cartão possui.

    Um cartão que ofereça acúmulo de pontos e milhas de acordo com os gastos feitos pelo cliente, por exemplo, tende a ter uma taxa de anuidade maior do que cartões que não dispõem desse benefício.

    Por isso, muitas vezes as taxas de anuidade possuem valores muito diferentes entre as instituições financeiras. Mas há várias maneiras de reduzir o valor pago em taxa de anuidade de cartão de crédito.

    Existe alguma regulamentação sobre esse tipo de cobrança?

    Todas as taxas de anuidade são regulamentadas pelo Banco Central. O cliente consegue ter acesso ao valor pago de várias maneiras como:

    • Site da instituição
    • Central de atendimento do banco
    • Fatura do cartão
    • Aplicativo da instituição financeira

    Os clientes sempre podem tentar negociar o valor pago em anuidade. Muitas vezes é possível conseguir a isenção da taxa.

    Como não pagar taxa de anuidade?

    Os cartões de crédito possuem uma série de benefícios e programas de fidelidade. Assim, se um cliente não usa grande parte dos serviços, ele pode optar por mudar para um cartão com menos benefícios. Desta forma, a taxa tende ser menor.

    Além disso, dependendo do uso é possível negociar a diminuição do valor cobrado. Muitos clientes conseguem obter isenção da sua anuidade negociando diretamente com o gerente de sua conta no banco ou através de outros canais de contato com a instituição emissora do cartão.

    Se o cliente não conseguir negociar a taxa de anuidade, ele pode procurar por outro banco. Atualmente, há muitos modelos e a concorrência é grande.

    Entretanto, nesse sentido, existe um modelo que tem crescido muito no mercado de crédito brasileiro: os cartões de crédito oferecidos por fintechs. Várias empresas do tipo têm ganho clientes por oferecerem isenção da cobrança em seus cartões de crédito.

    No mercado brasileiro, já existe um série de instituições bancárias que já oferecem cartões com taxas gratuitas. Entretanto, é preciso sempre analisar com calma os contratos de muitos cartões para evitar o pagamento de outras taxas.

    Cuidado com falsas isenções de anuidade

    Há também vários modelos de cartões de crédito que a isenção da taxa de anuidade só é feita após um uso mínimo.

    Isto é, o cliente precisa gastar, mensalmente, um valor mínimo para não pagar a taxa. Por isso, é importante conhecer as cláusulas do contrato antes de contratar um cartão de crédito.

    Esperamos que você tenha entendido como funciona a cobrança da taxa de anuidade. Deixe sua opinião  ou dúvidas sobre o artigo nos comentários abaixo!

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *