Acesso Rápido

    Carta de crédito: o que é? Como funciona em um consórcio?

    Carta de crédito: o que é? Como funciona em um consórcio?

    Carta de crédito é uma forma muito famosa de adquirir um bom de valor mais alto, como um carro ou uma casa. No entanto, muitos não sabem como funciona.

    Assim, é possível usar a carta de crédito para conseguir adquirir bens mais caros e conseguir assim melhorar o controle das finanças pessoais.

    O que é carta de crédito?

    A carta de crédito consiste em um documento ou título financeiro entregue a um consorciado quando este é contemplado pelo sorteio do consórcio que participa. Ou seja, a carta de crédito serve para que o consorciado faça a contratação de serviços que ele estava interessado em adquirir quando entrou no consórcio.

    Portanto, pode-se dizer que obter a carta de crédito é o objetivo final de um consorciado dentro do consórcio em que participa.

    Existem diferentes possibilidades para fazer a aquisição de um bem de valor elevado. Uma delas é o financiamento, outra, é o popular consórcio. Nesta última, usa-se a carta de crédito para viabilizar a negociação.

    A carta de crédito tem sua concessão para aqueles que adquiriram uma cota em um consórcio, no momento em que este obtém a sua contemplação.

    Entretanto, o consórcio, muitas das vezes, pode ser uma opção não tão boa, sendo necessário educar-se financeiramente a respeito disso.

    Como funciona um consórcio?

    Para entender como funciona a carta de crédito, é necessário ter uma noção da operação de um consórcio. Este consiste em um grupo de indivíduos ou empresas com interesse na compra de um bem ou serviço, sem que haja urgência nessa aquisição.

    Um consórcio é um meio para adquirir vários bens, como:

    1. Imóveis;
    2. Terrenos;
    3. Automóveis e outros veículos;
    4. Outros serviços.

    A administração do grupo é realizada por uma empresa, a consorciadora, que viabiliza o consórcio. Para prestar tal serviço, ela exige uma taxa de administração.

    Assim, o valor do bem tem sua divisão em parcelas, e o somatório daquelas que são pagas mensalmente pelos consorciados propicia a aquisição desse bem pelos mesmos.

    Por outro lado, a cada mês um sorteio contempla um ou mais membros do grupo. Esses contemplados recebem a carta de crédito para a compra à vista do bem.

    Os membros também podem oferecer lances, de forma a antecipar prestações: o maior lance ganha a carta de crédito.

    Quais os tipos de consórcio?

    Existem diversos tipos de consórcio, uma vez que vários bens podem ser adquiridos através dessa modalidade. Portanto, é importante saber como funciona carta de crédito e seus tipos.

    Primeiramente, é possível citar os imóveis e terrenos. Como os bens do mercado imobiliário têm valor muito elevado, muitos optam pelo consórcio pelo fato de ser muito mais econômico do que fazer um financiamento, por exemplo.

    Ainda na área de imóveis, é possível adquirir um consórcio para fazer uma reforma de uma casa, seja na parte estética ou reformas mais técnicas, como na eletricidade da casa, por exemplo.

    Além disso, é possível fazer consórcio para carros, motos e outros veículos. Novamente, aqui é preciso ficar atento aos prazos, então o ideal é que o cliente não precise adquirir esse automóvel com urgência.

    Também é possível fazer consórcio para organizar festas, como de casamento, formatura ou comemoração de outras datas especiais, além de consórcios para viagens (nacionais ou internacionais).

    A compra de eletrodomésticos também é possível dessa forma, especialmente quando muitos eletrodomésticos vão ser comprados (por exemplo, quando se pensa em mobiliar uma casa).

    Por fim, também existem consórcios para procedimentos de saúde, sejam com um foco maior para a estética ou sejam para problemas de saúde.

    Como funciona a carta de crédito?

    A carta de crédito é um documento que apresenta o valor equivalente ao que o consorciado escolheu na negociação, permitindo que ele adquira o bem na contemplação. Ela representa um “vale-compras”.

    Por exemplo: você passa a participar de um consórcio de uma moto no valor de R$ 20 mil. Quando ocorre a contemplação, o direito de comprar a moto que você escolher com esse valor vem através desse documento.

    No caso de veículos, é importante lembrar que, para que o poder de compra dos consorciados não sofra depreciação, o valor da carta está sujeito à variação de acordo com as tabelas estabelecidas pelos fabricantes daqueles bens.

    Quando se está falando de imóveis, a carta de crédito imobiliário também pode ser reajustada, conforme indicadores econômicos relacionados à construção.

    Reajuste da carta de crédito

    Um ponto importante para saber o que é uma carta de crédito é entender que, para evitar que uma carta de crédito perca poder de compra ao longo do tempo, as administradoras fazem a atualização a cada aniversário anual da cota.

    Isso acontece de forma análoga com a moeda corrente: a moeda perde valor todo ano por causa da inflação. Assim, o consórcio tem sua atualização para manter o valor real da parcela.

    Vale notar que cada produto tem um indexador próprio. Entre os mais famosos, estão o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) para automóveis e o INCC (Índice Nacional de Custo da Construção do Mercado) para imóveis.

    Além disso, há também o IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado), que tem muita utilização para consórcios na área de serviços.

    A alteração tem o valor atualizado diretamente na carta de crédito no aniversário anual do consórcio, de forma que é preciso ter preparo para esse aumento.

    Como adquirir uma carta de crédito contemplada?

    Pois bem, em um consórcio é possível ou esperar ser contemplado por sorteio, ou oferecer lances, desejando que sejam maiores que os dos outros membros do grupo.

    No entanto, é possível adquirir uma carta de crédito contemplada. Pode ocorrer que uma pessoa (ou empresa) contemplada queira vender sua carta, em geral por um valor menor.

    No entanto, é preciso ter cuidado: adquirir uma carta de crédito contemplada pede atenção redobrada em relação a golpes.

    Para evita-los, o ideal é procurar o auxílio do banco ou instituição financeira que emitiu o documento ou da administradora. Assim, as chances de cair em uma fraude financeira são menores.

    Você ainda tem alguma dúvida sobre o funcionamento de uma carta de crédito? Comente abaixo para que possamos te ajudar.

    Perguntas frequentes sobre carta de crédito

    Perguntas frequentes sobre carta de crédito
    O que é carta de crédito?

    um documento ou título financeiro que contempla o seu portador através do sorteio de um consórcio. Pode servir para adquirir bens mais caros, como automóveis ou imóveis.

    Como funciona um consórcio?

    O consórcio tem sua administração por uma empresa consorciadora, que cobra uma taxa de administração. O valor do bem tem sua divisão em parcelas, e o consorciado pode ser sorteado ao longo do período ou fazer uma oferta para ser contemplado mais cedo.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    34 comentários

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

    • Marcos nazareno de Sousa vale 1 de julho de 2021

      Marcos nazareno de Sousa vale

      Responder
    • Luiz Felipe 25 de julho de 2021

      Boa tarde estou num consórcio de motocicleta com a carta de crédito posso comprar uma com maior cilindrada usada?

      Responder
    • Delma 18 de setembro de 2021

      Guero comprar
      Uma reta escavadeira fui em uma vinaciadora CNK tive um. Crédito de 180 do banco Santo André fizerão a carta de crédito cuando a moça ligou pra mim e fez umas pergunta é me
      Entregou muito por gue ela disse gue tinha 2 contrato em meu nome cada mmq tinha180 mil mas a outra moça da financiadora disse gue uma
      Era um contrato de um lançe180

      Responder
    • João Braga 25 de março de 2022

      Eu quero participar do consórcio ai entrei em contato com uma pessoa que diz que é do Itaú não sei se é mais o que ela falou tava tudo igual ao que eu acabei de ler aqui a cima ai eu queria sabe se tem alguém do Itaú que possa me ajudar

      Responder
    • Amós 1 de abril de 2022

      Olá, boa tarde!
      1-Eu tenho um carta de credito de uma empresa: ex: 11,300
      Ai fui em outro empresa, tentar negociar um produto, ligeiramente com preço inferior,
      em sua tabela de consorcio.
      A empresa não aceitou e pediu um valor a mais.
      É assim?
      2-Acredito que devo pegar a carta de crédito, rápido, pois caso contrario vai perder valor, correto! Obrigado!

      Responder
    • José de Lima 5 de abril de 2022

      Gostaria de quando se faz uma carta de crédito você da uma entrada, por exemplo uma carta de crédito no valor de R$ 15.000,00 dei 2.500 para a Administradora da carta de crédito, esses 2.500 passa integrar na carta de crédito ou como ele fica quando voo é sorteado

      Responder
    • Leidiane 13 de junho de 2022

      O dinheiro demora pra sair??

      Responder
    • Luis Gustavo Oliveira Porto 28 de junho de 2022

      Bom dia, gostaria de saber se o valor da carta de crédito sofre alteração quando o valor do bem sofre alteração?
      E se o valor da carta de crédito é o mesmo que o valor do bem?

      Responder
    • Leonaldo Ferreira da Silva 25 de julho de 2022

      eu fiso um comsocio de carta de crédito de 250 mil mais a empresa dise que era 5000 mil a emplesa dise que ia paga 250 mil do lance pra carta seja contemplada tem como a emplesa faser iso o não

      Responder
    • Julian 3 de agosto de 2022

      olá, como vai? é possível, após a contemplação, eu usar o valor da carta de crédito para qualquer outro fim que eu quiser? Existe consorcio q nao me prensa à compra de um bém específico?

      Responder