Acesso Rápido

    Cadeia de Valor: saiba como ela funciona e qual a sua importância

    Cadeia de Valor: saiba como ela funciona e qual a sua importância
    cadeia-de-valor

    Toda empresa que almeja ser bem-sucedida precisa se destacar em meio aos concorrentes criando valor para os clientes. Um dos pilares para definir o valor de uma empresa ou marca é a utilização do modelo da Cadeia de Valor.

    A Cadeia de Valor tem como característica o foco no público-alvo da organização. Seus resultados refletem diretamente na lucratividade e na vantagem competitiva da empresa, e, portanto, no sucesso (ou não) de sua gestão.

    O que é Cadeia de Valor?

    Cadeia de Valor, em uma organização, é um processo que visa à criação de valor para os consumidores. Para isso, é estruturado um fluxograma de todas as atividades consideradas fundamentais de um negócio. Esse modelo ajuda a criar uma melhor organização e permite melhorar a eficácia da empresa.

    O modelo de cadeia de valor comporta dois tipos de atividades principais:

    • Atividades primárias: operações, logísticas interna e externa, vendas, marketing, pós-venda;
    • Atividades de apoio: aquisição, infraestrutura criação de tecnologia, gestão de RH.

    Tal modelo é de autoria de Michael Porter. Portanto, pode ser chamado também de Cadeia de Valor de Porter.

    Quais os exemplos de cadeia de valor?

    Para ilustrar uma cadeia de valor, vamos pegar como exemplos uma padaria.

    No início dos processos primários, a padeira tem como etapa inicial o marketing. Por meio do marketing as pessoas vão conhecer a padeira e saber a sua localização.

    Depois, há a logística de entrada, seguida da operação e da logística de saída. Dessa forma, a compra da matéria-prima é aproveitada no processo, ou fabricação dos itens da padeira e são posteriormente vendidos aos clientes.

    Por fim existem os serviços, onde a padaria vai consultar quais são aqueles itens que mais saem e quais que são menos vendidos. A partir daí a padaria pode definir estratégias para melhorar as suas vendas, inclusive por meio do marketing.

    Quais as etapas da Cadeia de Valor

    As etapas da Cadeia de Valor consistem em sistemas. Eles identificam como as entradas se tornam saídas, as quais são comercializadas com os clientes.

    Portanto, as etapas da Cadeia de Valor incluem:

    • Recebimento de matérias-primas;
    • Negociações com fornecedores;
    • Agregação de valor às matérias-primas, visando a produzir produtos;
    • Comercialização do produto final para os consumidores.

    Vamos ver um exemplo de Cadeia de Valor em uma empresa. Na prática, temos as seguintes ações:

    • Averiguar as sub-atividades das atividades primárias, sendo: atividades diretas, ou seja, que geram valor por si sós, indiretas, e garantem qualidade;
    • Averiguar as sub-atividades  das atividades de apoio: analisar as sub-atividades que podem gerar valor nas atividades primárias;
    • Verificar elos entre as atividades de valor, para elevar a vantagem competitiva da cadeia;
    • Avaliar como aumentar o valor: observar elos e sub-atividades e pensar em como aumentar o valor oferecido aos consumidores.

    Com isso, um exemplo de Cadeia de Valor vai sempre envolver atividades estratégicas de análise operacional, independentemente da modalidade do negócio.

    Quais vantagens a cadeia de valor gera para a empresa?

    Com a implantação da cadeia de valor o empresário consegue organizar e gerir melhor a empresa.

    Ao organizar a empresa em processos, o empresário terá uma noção de quais são as áreas da firma e assim, fica mais fácil identificar melhorias a serem feitas.

    Um produto que está sendo entregue em condições ruins pode estar vinculado a produção ou a compra de matéria.

    Ao determinar que a matéria prima está ok e o processo de fabricação também, o problema pode estar no colaborador ou no maquinário utilizado, por exemplo.

    Se for algo referente ao colaborador, uma simples instrução já pode surtir efeito, caso seja da máquina, o conserto ou a aquisição de uma nova já pode ajudar a melhorar a qualidade do produto.

    Sem o emprego da cadeia de valor, toda essa avaliação seria mais complexa. Sendo que o empresário poderia ficar sem uma solução efetiva para tal, fato que tende a trazer prejuízos ao invés de lucros.

    O objetivo da cadeia de valor é facilitar a compreensão dos processos além de trazer melhor performance a empresa.

    Qual a importância da Cadeia de Valor?

    A importância da Cadeia de Valor está ligada ao fato de que permite atingir uma vantagem competitiva sustentável. Para isso, objetiva fornecer aos clientes o máximo valor pelo menor custo total.

    Assim, através do modelo de Porter, as organizações podem:

    • Avaliar suas operações e os elos entre elas;
    • Estabelecer tanto lucros como custos. Entretanto, custos, aqui, representam qualquer gasto para adquirir ou fabricar produtos: mão de obra, matéria-prima, gastos com fabricação, depreciação de maquinário depreciado, manutenção etc.;
    • Determinar as fontes de valor.

    Lembrando que custo é diferente de despesa no contexto empresarial. Estas representam gastos administrativos da organização, aqueles que mantêm em funcionamento, sem influir de forma direta na produção de itens para venda.

    Por que criar valor é importante?

    A importância da Cadeia de Valor em uma empresa é, em resumo, criar valor para o cliente. Criar valor, por sua vez, representa agregar valores, de quaisquer tipos, que favoreçam a situação econômica da empresa e sua competitividade no mercado.

    Desta forma, pode-se dizer que a margem de lucro de uma empresa corresponde ao valor criado por ela.

    Assim, a tendência é: empresa com mais valor, empresa com mais lucro. Logo, quanto mais elevado o valor entregue ao cliente, mais expressiva a vantagem competitiva.

    Além disso, a Cadeia de Valor pode ser empregada em qualquer empresa. Além de priorizar a geração de valor para o cliente, permite a avaliação da lucratividade de todas as operações da organização.

    Compreendeu como funciona uma cadeia de valor? Não? Então deixe uma pergunta logo abaixo.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    4 comentários

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

    • Pedro Carlos 13 de julho de 2020

      Artigo excelente, foi muito útil para mim e acho que servirá igualmente para outros.

      Responder
      • Suno Research 22 de setembro de 2021

        Muito obrigado! Ficamos felizes em ajudar.
        Atenciosamente, Equipe Suno.

        Responder
    • Ana claudia 21 de setembro de 2021

      Excelente….

      Responder
      • Suno Research 22 de setembro de 2021

        Obrigado, Ana Claudia!
        É muito bom saber que você ficou satisfeito com o nosso conteúdo.
        Atenciosamente, Equipe Suno.

        Responder