Acesso Rápido

    Alavancagem: o que é e como utilizar esse recurso?

    Alavancagem: o que é e como utilizar esse recurso?

    Termo muito utilizado e visto com frequência no mercado financeiro, a alavancagem consiste em uma operação financeira é utilizada com recursos de terceiros.

    Em outras palavras, a alavancagem é a capacidade de aumentar expressivamente os ganhos sem se aumentar os gastos ou investimentos na mesma proporção.

    O que é Alavancagem?

    A alavancagem é um mecanismo através do qual é possível utilizar mais dinheiro do que se dispõe para realizar suas operações. Pode ser feita tanto por empresas através da captação de empréstimo quanto na bolsa de valores, onde investidores podem investir valores maiores do que o seu dinheiro depositado na corretora.

    Portanto, esse conceito remete ao conceito de alavanca, no contexto do dia a dia, é justamente ampliar a força aplicada sobre algo ou alguém.

    Planilha da Vida Financeira

    Coloque suas finanças em ordem! Baixe gratuitamente nossa planilha e aprenda a planejar todas as etapas da sua vida financeira da melhor forma!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Dessa forma, é possível alcançar um grande resultado sem que seja necessária a adoção de um esforço proporcional para atingir esta mesma finalidade.

    Primeiramente, é preciso saber que o endividamento feito através de empréstimos de bancos e instituições financeiras serve para a alavancagem em empresas.

    Por outro lado, a alavancagem na bolsa de valores pode ser feita por investidores, desde que cumpridas uma série de etapas. Apesar de trazer altas rentabilidades, essa é uma operação de alto risco.

    Por conta disso, o significado de alavancagem está diretamente ligado ao nível de endividamento de uma companhia em um determinado período de tempo.

    Quais são os Tipos de Alavancagem?

    De fato, existem dois tipos bastante diferentes de alavancagem:

    • Alavancagem operacional;
    • Alavancagem financeira.

    2. Alavancagem operacional

    Se surge, por parte de um empreendedor, a iniciativa de montar um negócio, ele pode necessitar de uma alta quantia de dinheiro para comprar equipamentos e fazer contratações.

    Dessa forma, ele precisará contratar um empréstimo para atingir esse objetivo e colocar seu empreendimento para começar.

    Uma vez que, caso o mesmo não possua no momento esse montante financeiro, ele não poderá começar suas operações, faz sentido para a empresa procurar uma alavancagem operacional.

    No entanto, o empreendedor deve tomar cuidado para não pagar taxas excessivas, pois os juros no Brasil são demasiadamente altos.

    Uma boa alternativa seria, por exemplo, recorrer ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para se tomar, com isso, o capital necessário para o devido investimento em seu projeto empreendedor.

    2. Alavancagem financeira

    Entretanto, a alavancagem na bolsa de valores possui algumas diferenças em sua operação, muito embora os princípios sejam bastante similares.

    Primeiramente, é preciso entender que, na bolsa de valores é uma estratégia que permite ao investidor conseguir uma alta quantia de dinheiro, mesmo partindo-se de valores iniciais baixos.

    Por exemplo: se um investidor possuir R$1 mil para investir e possuir um limite de alavancagem de 10 vezes, é possível operar com um total de R$ 10 mil. Esse tipo de operação é chamado também de alavancagem financeira.

    No entanto, é preciso estar atento ao fato de que esse limite de alavancagem é definido pela instituição financeira através da qual o investidor faz suas operações.

    Essa é uma estratégia que permite elevados ganhos, mas acaba gerando graves riscos. Nesse sentido, o investidor deve entender sua tolerância ao risco.

    E-book: Aprenda como analisar uma ação

    Baixe gratuitamente o nosso ebook e conheça os principais critérios para se analisar uma ação antes de investir!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Como a alavancagem é utilizada nos investimentos?

    A alavancagem nos investimentos pode ser dada de três formas:

    • Mercado futuro;
    • Day Trade;
    • Venda a descoberta.

    1. Mercado Futuro

    Para aqueles que desejam operar os contratos no mercado futuro, é possível operar diversos índices, além de commodities (boi, café, milho e outros).

    Nesse caso, é possível alcançar maior rentabilidade (em troca de um maior risco).

    2. Day Trade

    As operações de Day Trade consistem naquelas iniciadas e encerradas em um mesmo dia, e podem ser alavancadas para buscar maior rentabilidade.

    Nesses casos, é preciso ficar atento ao pagamento de impostos, que costuma ser mais elevado em relação a operações de maior prazo.

    E-book: Comece a Investir na Bolsa

    Comece a investir! Saiba tudo que você precisa saber para dar os seus primeiros passos na Bolsa com o nosso Manual Gratuito do Investidor Iniciante!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    3. Venda a descoberta

    No processo de venda a descoberto, é possível alugar uma ação e lucrar com a queda em sua cotação.

    No entanto, para que esse processo possa ser alavancado é preciso deixar uma margem de garantia, que consiste em uma fração da posição relacionada à operação em questão.

    Nessa operação, quem aluga as ações vende-as no mercado para, depois, recompra-las por um preço inferior. Esse tipo de alavancagem também é chamado de short selling.

    Uma empresa deve se alavancar?

    Muitas pessoas podem considerar que o fato de uma companhia aumentar o seu nível de endividamento significa que a mesma se encontra em dificuldades operacionais.

    De fato, é válido ressaltar que isso pode ser uma verdade em muitos casos, mas é preciso sempre se avaliar com cautela os níveis de dívidas das empresas antes de pensar em alavancagem.

    No entanto, muitas companhias solicitam capital emprestado justamente por estarem indo bem em suas operações e, por conta disso, necessitam dos recursos para expandirem e ampliarem ainda mais seus resultados.

    Porém, se elas decidirem por retirar o capital de seus respectivos fluxos de caixas, é possível que isso ocasione desequilíbrios que se tornem insustentáveis com o decorrer do tempo.

    Portanto, pode-se entender que só se vale a pena, para uma companhia tomar capital emprestado caso a sua rentabilidade seja o suficiente para que a empresa honre esse compromisso com seus credores e ainda obtenha lucro no final de toda a operação.

    No entanto, é muito importante se atentar que este processo envolve sempre determinado risco proporcional à dimensão da alavancagem.

    E-book: Investindo em Fundos Imobiliários

    Baixe gratuitamente nosso ebook sobre os Fundos Imobiliários e conheça a forma mais simples e efetiva de se investir em imóveis!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Vale a pena operar alavancado?

    Essa operação pode ser feita tanto por uma empresa, quanto como por um investidor pessoa física.

    No entanto, na grande maioria das vezes, um processo de alavancagem exige bastante conhecimento, intuição e confiança por parte do tomador de crédito.

    Dessa forma, é sempre recomendado para instituições ou investidores que já atuam a certo tempo no mercado e possuem experiência moderada a avançada no universo financeiro e empresarial

    Portanto, a alavancagem é uma operação que pode ser bem proveitosa para uma companhia quando os recursos provenientes da operação são usados de maneira responsável e que visem a geração de valor.

    Por fim, investidores experientes podem se beneficiar desse processo, desde que saibam lidar com os riscos envolvidos e não comprometam seu orçamento.

    Ainda ficou com alguma dúvida sobre alavancagem? Comente abaixo!

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    2 comentários

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

    • augusto 13 de janeiro de 2021

      conteúdo excelente além da boa didática.
      aprendendo muito.
      parabéns!

      Responder
      • Suno Research 15 de janeiro de 2021

        Olá, Augusto! Tudo bem?
        Muito obrigado! Ficamos felizes em ajudar.
        Atenciosamente, Equipe Suno.

        Responder