Grana na conta

S&P 500 sobe antes de relatório de emprego dos EUA

O mercado de ações dos EUA subiu para novas altas nesta quinta-feira (1), enquanto os investidores aguardavam o próximo movimento do Federal Reserve (Fed) antes dos dados de empregos da sexta-feira. O S&P 500 ganhou 0,5% em Nova York.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-3.png

Acompanhando o S&P 500, o índice Nasdaq Composite, com foco em tecnologia, subiu 0,1%, tendo sido negociado em baixa no início do dia.

Além disso, o índice do dólar, que mede o dólar norte-americano em relação a seus pares globais, subiu 0,1%, para seu nível mais alto desde o início de abril.

Os movimentos vieram antes do relatório mensal da folha de pagamento não agrícola na sexta-feira, no qual economistas ouvidos pela Bloomberg esperam ver os empregadores criarem cerca de 700.000 empregos em junho, ante 559.000 um mês antes.

O presidente do Fed prometeu manter a política monetária de apoio até que o mercado de trabalho retorne aos níveis pré-pandemia. Em sua última reunião, no entanto, os formuladores de política do banco central elevaram suas previsões de crescimento e inflação para os EUA e anteciparam as projeções para o primeiro aumento da taxa pós-pandemia em um ano, até 2023.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/1420x240.jpg

Além disso, o governo dos Estados Unidos e a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) anunciaram nesta quinta-feira um acordo com 130 países por uma alíquota mínima para um imposto global corporativo.

O pacto envolve mais de 90% do Produto Interno Bruto (PIB) global, e é resultado de negociações coordenadas pela OCDE em boa parte da última década, almejando que as grandes multinacionais paguem impostos onde operam e auferem lucros, dando mais certeza e estabilidade ao sistema tributário internacional, argumenta a entidade.

A OCDE diz que atua nessa frente em dois pilares.

Por um lado, almeja uma distribuição mais justa dos lucros e direitos de tributação entre os países, com respeito a essas grandes empresas, “inclusive as digitais”.

Por outro, busca definir um piso para a concorrência na questão dos impostos corporativos, por meio da introdução de uma alíquota mínima global.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2020/10/155de22d-relatorio-bdrs-2.0.png

Última cotação do dólar

Na última sessão, quarta-feira, o S&P 500 fechou em alta de 0,13%, aos 4.297,50 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

 

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião