Acesso Rápido

    OCDE: o que é e para que serve essa organização?

    OCDE: o que é e para que serve essa organização?

    Visando uma maior integração junto aos países desenvolvidos, diversas nações tem interesse em ingressar na OCDE.

    Assim, é válido conhecer a OCDE, isto é, qual o seu objetivo e sua importância na macroeconomia dos países que fazem parte da organização.

    O que é OCDE?

    A OCDE é a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Trata-se de um grupo constituído por 35 países, cujo objetivo é alinhar e discutir estratégias econômicas que beneficiem as nações participantes.

    Assim, essa organização engloba países de diversos continentes e culturas que visam um benefício comum, o desenvolvimento econômico.

    Além disso, a organização internacional é responsável pela administração de centenas de milhões de dólares, tendo elevada importância no cenário global.

    Portanto, visando uma maior integração junto aos países desenvolvidos na economia internacional, o governo brasileiro tem demonstrado recentemente bastante interesse em ingressar na organização.

    Quando surgiu a OCDE?

    A OCDE foi criada para suceder à Organização Europeia de Cooperação Econômica (OECE), que havia sido criada em 1948 para administrar o Plano  Marshall, que reconstruiu a Europa no pós-guerra.

    Assim, na época de sua fundação, a organização continha apenas países da Europa e poucos países associados de outros continentes, como Canadá e os Estados Unidos

    Entretanto, após 1961, a instituição foi substituída pela OCDE, que passou a incluir os Estados Unidos e o Canadá entre países membros.

    A partir de então, países de outras regiões, como Ásia e América do Sul, passaram a adentrar no grupo.

    Sendo assim, a partir de então, a organização passou a aderir novos membros, que deviam provar que mantém políticas econômicas e sociais alinhadas aos critérios do

    Quais são os objetivos da OCDE?

    Como organização internacional, os objetivos da OCDE são:

    Portanto, quando um país ingressa na OCDE passa a ser reconhecido internacionalmente como um bom lugar para investir.

    Quais países são membros da OCDE?

    Existem diversos países membros da OCDE, entre eles estão: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Noruega, Países Baixos, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Suécia, Suíça e Turquia (que possui territórios na Ásia também).

    Além disso, no continente asiático, que apresentou elevado crescimento econômico nas últimas décadas, estão os países Coreia do Sul, Israel e Japão.

    Por outro lado, no continente americano, encontram-se os Estados Unidos, Canadá, México, Colômbia e Chile.

    Por fim, no continente da Oceania, os países da OCDE são a Austrália e da Nova Zelândia fazem parte do grupo.

    Entretanto, ainda há países em negociação com a OCDE (como é o caso do Brasil).

    Qual é a relação entre o Brasil e a OCDE?

    Primeiramente, é preciso saber que o Brasil coopera com a OCDE desde o início na década de 1990, mas nunca chegou a se tornar um membro efetivo do grupo.

    Entretanto, apenas em julho de 2017, o país deu entrada no processo de ingresso na OCDE.

    De fato, os motivos para isso são tanto políticos quanto econômicos, visto que essa organização, é formado por países desenvolvidos e com avanço na industrialização.

    Por isso, a organização também é chamada como “grupo dos ricos”. Sendo assim, com o histórico de crises econômicas e o status de país em desenvolvimento que o Brasil ainda tem na Organização Mundial do Comércio (OMC), este ingresso foi inviabilizado.

    Além disso, em contrapartida, abrir mão do status de “país em desenvolvimento” na OMC traria diversas consequências ao Brasil.

    Isso porque o país seria tratado de igual para igual com países como os Estados Unidos e Alemanha, por exemplo, sem ter os mesmos indicadores econômicos que estes países.

    Foi possível entender o que é a OCDE? Comente abaixo caso ainda tenha alguma dúvida!

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *