Nilio Portella

Private Equity e Venture Capital retomam investimentos. Qual a diferença entre as modalidades de aportes?

Estamos vivendo uma retomada nos investimentos em startups nesses últimos meses devido à melhora no cenário econômico mundial, principalmente com a queda de juros.

Estamos vivendo uma retomada nos investimentos em startups nesses últimos meses devido à melhora no cenário econômico mundial, principalmente com a queda de juros. No primeiro trimestre deste ano, por exemplo, vimos um aumento no número de aportes de private equity e venture capital, que alcançaram R$ 6,47 bilhões de abril a junho, alta de 23,2% em comparação ao primeiro trimestre do ano passado, de acordo com a ABVCAP.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

E, ao longo do ano, os dados mostraram que o crescimento continuou. Segundo o Distrito, em agosto, os fundos de VC investiram US$ 327,2 milhões, volume 78% maior se comparado ao mesmo período do ano anterior.

Muito se fala sobre essas modalidades de investimentos, mas ainda há quem tenha dúvidas sobre qual a diferença entre Private Equity e Venture Capital. Diante disso, achei importante abordar o tema na coluna deste mês.

O que é Private Equity?

Private equity (ou investimento privado) é um tipo de aporte realizado em empresas que não são listadas na Bolsa. Fundos e empresas de Private Equity costumam fazer investimentos de médio a longo prazo com o objetivo de lucrar em uma possível venda futura da empresa investida.

O que é Venture Capital?

Venture capital (ou capital de risco) é um tipo de aporte realizado em startups iniciantes, principalmente com rodadas de série A, seed, pré-seed, early stage e investimento anjo.

Qual a diferença entre as modalidades de investimento?

Como disse acima, os investimentos de VC são voltados para empresas iniciantes, geralmente startups com grande capacidade de crescimento exponencial, mas que ainda não estão consolidadas no mercado. Com isso, essa modalidade é considerada de risco apesar da média de investimento ser menor, se comparada a outros tipos de aportes.

No caso do PE os fundos buscam empresas que tenham um mercado estabelecido, que sejam mais maduras e contem com clientes fidelizados e faturamento em dia.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Expectativas dos investimentos para 2024

Há uma melhora no cenário econômico com a queda de juros e da inflação e isso também se reflete no mercado de Inovação, que deve continuar a retomada nos investimentos de Venture Capital e Private Equity em 2024. Apesar de ainda estarmos em um momento de leve retomada, acreditamos que o próximo ano já seja bem positivo para as startups.

Também é possível projetar que em um longo prazo, de até cinco anos, os investimentos terão um salto importante. No entanto, acredito que a escassez de 2022 – refletida ainda em 2023 – trouxe alguns aprendizados importantes e uma mudança no mercado. Ou seja, agora temos mais cautela na hora de aportar, com startups mais resilientes e empreendedores mais experientes com os altos e baixos, além de valuations mais realistas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Nota

Os textos e opiniões publicados na área de colunistas são de responsabilidade do autor e não representam, necessariamente, a visão do Suno Notícias ou do Grupo Suno.

Nilio Portella
Mais dos Colunistas
Camila Nasser Como promover maior diversidade no perfil dos fundadores de unicórnios?

A Defiance Capital fez uma análise de todos os novos unicórnios criados no período entre 2013 e 2023, nos Estados Unidos e no Reino Unido. A amostra constatou a criaçã...

Camila Nasser
Ricardo Propheta Queda de juros e as perspectivas para o mercado de Private Equity

Depois de um 2023 bastante desafiador por conta do cenário de juros altos tanto aqui no Brasil quanto no exterior (e de fatores como a continuidade da guerra na Ucrâni...

Ricardo Propheta

Compartilhe sua opinião