Acesso Rápido

    Você mais rico: veja formas de ter mais dinheiro e aumentar a renda

    Você mais rico: veja formas de ter mais dinheiro e aumentar a renda

    Existem diversas formas de deixar você mais rico. Mas apesar de existirem diversas possibilidades, a maior parte das pessoas não consegue alcançar o auge do sucesso financeiro, com a riqueza, mesmo conhecendo algumas maneiras de como ficar rico.

    Isso porque as alternativas que podem tornar você mais rico demandam disciplina, paciência e constância. Dessa forma, é preciso ressaltar que apesar de possíveis, não são formas fáceis de alcançar a sonhada riqueza.

    O que é o você mais rico?

    O você mais rico é um estado de vida em que o tão sonhado sucesso financeiro foi alcançado. Isto é, quando o indivíduo possui recursos financeiros suficientes para manter um padrão de vida bastante confortável, acima da média.

    Obviamente, esse estado de riqueza irá variar de acordo com cada pessoa. Afinal de contas, a definição de rico é um pouco subjetiva e irá depender, por exemplo, da geografia e dos padrões de consumo histórico de cada um.

    Sendo assim, talvez a meta financeira para tornar você mais rico seja considerada pequena por outro indivíduo que já possui um padrão de vida mais elevado. Da mesma forma, uma determinada quantia de recursos para você mais rico pode ser exageradamente alta para uma pessoa que possui uma vida mais simples.

    Por isso, o objetivo mais relevante é deixar você mais rico, levando em conta os seus padrões de consumo e independente do valor financeiro que será acrescido. Em outras palavras, é importante entender como ficar mais rico já dentro da sua própria realidade financeira.

    Como deixar você mais rico?

    Como foi colocado, independentemente da quantia financeira, o você pode ficar mais rico. Isso mesmo para aqueles que possuem um padrão de vida mais simples e uma renda mais baixa e que também podem se tornar mais ricos a cada dia.

    Para conseguir isso, existem algumas estratégias, como:

    • Controlar melhor as finanças pessoais;
    • Procurar formas profissionais de aumento da renda;
    • Investir em ativos financeiros para multiplicar o patrimônio.

    Abaixo, um pouco mais sobre essas estratégias de como deixar você mais rico:

    Você mais rico com controle das finanças

    Talvez a forma mais simples de tornar você mais rico é por meio do melhor controle das finanças pessoais. Isso porque muitas pessoas poderiam ter mais disponibilidade de recursos financeiros apenas otimizando seus gastos.

    A despesa com juros, por exemplo, de financiamento de carros, imóveis e parcelamento de faturas de cartão de crédito, é um bom exemplo de como se tornar mais pobre e ficar mais longe da riqueza. Afinal, esse gasto está na maior parte das vezes relacionado com a aquisição de bens que não poderiam ser adquiridos à vista e correm patrimônio.

    Esse fato é ainda mais relevante no Brasil, que possui uma taxa básica de juros, representada pela Taxa Selic, bastante elevada. Assim, aquele que financia bens e serviços, e paga juros costuma pagar caro por isso, ficando mais distante da riqueza.

    Mas além de evitar os gastos com juros, existem outras formas de você mais rico com controle das finanças, sendo que isso também envolve:

    Com um mapeamento de todas as despesas familiares, será possível identificar onde os custos estão maiores do que deveriam. Assim, eliminando esses gastos o indivíduo terá maior disponibilidade de recursos financeiros ao longo do tempo e estará mais próximo de ser rico.

    Você mais rico com mais trabalho

    Além das formas de você mais rico com o controle das finanças, existem também as alternativas de gerar mais riqueza por meio do trabalho. Sendo que isso pode ser realizado por meio de dois principais caminhos:

    • Mais riqueza com profissionalização;
    • Mais riqueza com renda extra.

    Na primeira alternativa, por meio da profissionalização, você mais rico acontece por meio de uma elevação na sua renda atual. Ou seja, aquela advinda de um negócio próprio ou de um emprego.

    Normalmente, essa é uma alternativa de ganhar mais dinheiro no médio e longo prazo. Isso porque serão necessárias estratégias de profissionalização, como fazer cursos, ler livros, obter certificados, como as certificações financeiras para conseguir elevar a renda.

    No entanto, existe a alternativa de maiores ganhos também no curto prazo, por meio da renda extra. Neste caso, a estratégia de você mais rico envolverá o ganho de uma nova fonte de renda, advinda por exemplo de serviços freelancer ou de aplicativos.

    Você mais rico com investimentos

    Por fim, outra forma de deixar você mais rico é por meio do universo dos investimentos. A grande vantagem, neste caso, é que a riqueza maior poderá chegar por meio da uma renda passiva.

    Para isso, será necessário investir em ativos do mercado financeiro, como:

    Possuindo esses ativos, o indivíduo passa a ser um investidor e a ficar mais próximo da riqueza. Afinal de contas, esses investimentos irão, ao longo do tempo, apreciar o valor e gerar renda, podendo deixar você mais rico.

    No caso das ações de empresas de capital aberto na bolsa, por exemplo, o investidor adquire os papéis e fica mais rico com o tempo. Isso porque as ações tendem a, na média, valorizar seu preço e ainda distribuir os lucros por meio de dividendos periódicos, sendo que o mesmo raciocínio vale para os FIIs e para os ETFs.

    Já no caso dos títulos de renda fixa, o investidor adquire esses ativos, emprestando recursos para terceiros, como empresas ou o governo, e recebendo um juros pré ou pós-fixado pelo empréstimo do recurso.

    Mas independente da forma de investimento, o importante é que o indivíduo comece a investir para conseguir usufruir do poder dos juros compostos sobre as aplicações. Assim, estará cada vez mais próximo de ficar mais rico.

    E então, conseguiu entender melhor sobre as formas de deixar você mais rico? Deixe abaixo suas dúvidas e comentários sobre esse assunto.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *