Acesso Rápido

    Valor nominal: saiba o que ele representa e qual a sua diferença para o valor real

    Valor nominal: saiba o que ele representa e qual a sua diferença para o valor real
    valor-nominal

    Quando se fala em economia e investimentos, os dois indicadores econômicos mais utilizados e normalmente confundidos e o valor nominal e valor real.

    Porém, valor nominal e valor real são dois conceitos distintos. Logo, saber a diferença entre ambos é de suma importância em qualquer análise que se faça.

    O que é o valor nominal?

    Em economia, o valor nominal é o valor dos preços vigentes no momento de realização do cálculo. Ou seja, em um título ou aplicação, por exemplo, este valor é basicamente aquele que é emitido e que está descrito no mesmo

    Assim, valor nominal pode ser definido resumidamente como o quantum monetário, ou seja, o preço ou montante.

    Valor nominal na economia

    O conceito de valor nominal é presente principalmente quando analisamos a economia de um país. O valor nominal seriam aqueles valores que não são ajustados pela inflação corrente da economia.

    Logo, quando ocorre a desvalorização da economia de um país, um dos reflexos é a depreciação do valor da moeda deste. Dessa forma, a moeda perde seu valor real, mesmo continuando com seu valor de face intacto.

    Ou seja, se durante um ano houver inflação na economia americana, uma nota de um dólar valerá, em termos reais, menos do que um dólar — que é o valor que efetivamente está impresso na nota.

    Diferença entre valor nominal e valor real

    O significado de valor nominal difere completamente do significado de valor real. Em resumo, a diferença entre valor nominal e valor real pode ser assim expressa:

    1. Valor nominal: é o valor que aparece no certificado de um valor de renda fixa, por exemplo uma hipoteca ou um bônus. Tal valor exprime a quantia da dívida no momento do vencimento;
    2. Valor real: é o valor que considera o efeito da inflação sobre a ação ou o título, definindo, assim, um novo custo.

    Logo, pode-se dizer que valor real é um valor ajustado. O seu objetivo é de exprimir o poder aquisitivo de uma quantia com o passar do tempo.

    Convertendo valor nominal em valor real

    Para a conversão de dados econômicos nominais de vários anos em dados reais, ou seja, em dados ajustados pela inflação, primeiramente se deve escolher um ano base.

    Então, utiliza-se um índice de preços para conversão de tais medições, as quais serão baseadas nos preços vigentes no ano base.

    Como calcular a diferença entre valor nominal e valor real em ações

    O valor nominal (contábil) de uma ação é em geral definido quando ocorre a emissão do estoque. Dessa forma, o valor de mercado exprime o quanto o mercado se dispõe a pagar por isso.

    O valor nominal pode ser encontrado em dados disponibilizados publicamente. Já os valores de mercado se encontram nas bolsas de valores e em ambiente online.

    Tão logo são emitidas as ações, o mercado inicia a negociação destas com os investidores. Nesse cenário, os preços podem flutuar bruscamente.

    Para calcular a diferença entre os dois, basta subtrair do valor maior o valor menor.

    É importante lembrar que é possível emitir valores nominais arbitrariamente em ações, sendo estes registrados no balanço patrimonial de uma empresa.

    Assim, considerando a inflação ou deflação na venda das ações, o valor nominal pode ter pouca influência no valor real. Isso acontece porque os valores do balanço podem mudar sem que o valor de mercado do estoque sofra tais impactos.

    Quer saber mais sobre valor nominal e demais conceitos econômicos? Acompanhe a nossa lista gratuita de Whatsapp e receba, diretamente no seu celular, as principais notícias econômicas do dia.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    9 comentários

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

    • Silvio Valderramos 30 de dezembro de 2019

      Muito bom…

      Responder
      • Suno Research 6 de janeiro de 2020

        Que bom que gostou. Forte abraço!

        Responder
    • Adriano 29 de fevereiro de 2020

      Uma duvida, encontrei isso em vários textos na internet mas nenhuma explicação : “as ações PNs são chamadas exigíveis, ou seja, em
      qualquer momento, por qualquer motivo, a empresa tem o direito de comprá-las de volta de seus acionistas pelo valor nominal da mesma”
      Qual é esse valor nominal? As empresas que decidem? Todos são obrigados a vender? Não posso manter elas na minha carteira se decidirem comprar?
      Fala-se muito sobre Tag Along mas não se fala nada desses “exigíveis”
      Obrigado desde já!

      Responder
      • hari 15 de agosto de 2020

        o valor nominal da ação é o capital social da empresa dividido pelo numero de ações emitidas.

        Responder
    • ANTÓNIO J. Gomes da Costa - NIF 142113166 6 de setembro de 2020

      Obrigado.
      Sou um velho auditor de contas, academicamente formado pelo velho Instituto Comercial de Lisboa e, muito intermitente acabei o curso de Direito. Há 60 anos que tenho vindo a servir o capital financeiro, de preferência do relativo exíguo português, tendo também servido, como perito-contabilista avençado do Ministério do Ultramar.
      Acontece que, sempre a trabalhar no duro, todos estes conceitos acabam por ficar conturbados na minha percepção mais aprofundada, pelo que é um bálsamo deparar com profissionais que se prestam a difundir estes conceitos, o que só vem alterar, para melhor, a intuição de que a luta pela sobrevivência doméstica gerou uma abstracta situação do “salve-se quem puder”, ao invés dos tempos em que estudei e em que a solidariedade era a normalidade do convívio entre alunos.
      Obrigado, pois, por tão honrosas excepções, como será o caso do sr. dr. Tiago Reis Mais uma vez, muito obrigado.

      Responder
      • Suno Research 8 de setembro de 2020

        Olá, Antônio! Tudo certo?
        Obrigado por esse comentário! Ficamos muito felizes em ajudar.
        Atenciosamente, Equipe Suno.

        Responder
    • Agnaldo 13 de novembro de 2020

      Ótimo aconselhamento com sabedoria e de grande esclarecimento, Obrigado

      Responder
      • Suno Research 16 de novembro de 2020

        Olá, Agnaldo! Tudo certo?
        Muito obrigado! Ficamos felizes em ajudar.
        Atenciosamente, Equipe Suno.

        Responder
    • Manoel Antônio Dias 26 de maio de 2021

      Preciso e devo estar bem informado!
      Obrigado pelos dados.

      Responder