Ticket médio: saiba como calcular essa importante métrica das empresas

Hoje em dia, dada a concorrência e o dinamismo do mercado, é essencial que o desempenho de um negócio  seja constantemente mensurado. Nesse sentido, um dos dados mais significantes da operação comercial de uma empresa é o seu ticket médio.

Ticket médio é uma métrica de fundamental importância em qualquer empresa, pois permite avaliar se as estratégias e ações da organização estão sendo eficientes e se a empresa está sendo lucrativa.

O que é ticket médio?

Ticket médio é o indicador que exprime o valor médio de compra de cada cliente da uma empresa. Ou seja, ele mostra o quanto, em média, um cliente gasta comprando bens e serviços naquela empresa.

De fato, tal métrica pode ser utilizada em todos os tipos de negócio, desde negócios físicos até a prestação de serviços.

Entretanto, a análise do ticket médio de venda é muito mais frequente em dois tipos de empresas: primeiramente, as empresas de varejo e, em segundo lugar, aquelas empresas que trabalham com tecnologia.

Assim, este índice precisa ser monitorado continuamente, de modo que correções e adaptações possam ser realizadas. Ou seja, ele pode auxiliar o desempenho do negócio, com a obtenção de uma margem de lucro mais expressiva.

Fica claro, portanto, a importância de saber calcular esse valor e analisá-lo para procurar formas de aumentar o valor que um mesmo cliente gasta na empresa.

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Como calcular o ticket médio?

Calcular o ticket médio é uma questão simples. Basta ter alguns dados em mãos para efetuar a mensuração.

Existem duas formas básicas de efetuar o cálculo do ticket médio: primeiramente, é possível chegar nesse valor dividindo o faturamento bruto em determinado tempo pelo volume de vendas nesse mesmo período.

Além disso, é possível encontrar o ticket médio da empresa dividindo o somatório de todas as vendas, em reais, em determinado tempo, pela quantidade de clientes que compraram nesse período.

Para que esse conceito fique mais claro, é possível ver um exemplo de como calcular o ticket médio.

Por exemplo: em 1 mês (ou seja, 30 dias), uma empresa vendeu o equivalente a R$ 100.000,00 para 100 compradores.

Logo, essa métrica do mês para essa empresa será de R$ 100.000 dividido por 100, o que equivale a R$ 1.000,00. Ou seja: cada cliente gasta, em média, R$ 1.000 com a empresa.

Por fim, dependendo do markup (margem de lucro da empresa), esse valor precisará ser mais alto ou mais baixo para que a companhia continue crescendo.

Como aumentar o ticket médio?

Ao entender a importância desse indicador, muitos empresário se perguntam: como aumentar o ticket médio da minha empresa?

De fato: aumentar o ticket médio está diretamente atrelado a estratégias e ações que possibilitem um número mais expressivo de vendas por cliente.

Assim, quanto maior a quantidade de vendas, maior é a tendência de o ticket médio de cada comprador aumentar. Algumas dicas de como aumentar o ticket médio de um negócio são:

1. Utilizar estratégias de venda up-sell e cross-sell

Em primeiro lugar, uma estratégia para aumentar o ticket médio por cliente consiste em identificar os produtos que são mais vendidos e pensar em como apresentá-los conjuntamente a produtos menos comercializados.

Ou seja, com isso, produtos menos bem-sucedidos podem “pegar carona” com os mais lucrativos, gerando uma receita previsível que garanta as operações da empresa.

2. Contar com uma vasta gama de produtos ou serviços

Em segundo lugar, é preciso saber que quanto maior a quantidade de produtos ou serviços para seu público-alvo, maior a possibilidade de que eles sejam comprados, tanto os mais populares como os menos populares.

Assim, essa estratégia favorece que os clientes encontrarem tudo de que precisam ou o que desejam (e muitas vezes nem sabem disso, até que sejam expostos às ofertas) em um mesmo lugar.

De fato: essa estratégia é muito usada por empresas de varejo, que possuem os mais variados produtos em estoque para colocar em suas prateleiras.

3. Não deixar o cliente se esquecer daquilo que procura

Além disso, outra forma de alcançar o crescimento do ticket médio é ser um facilitador de compras, ajudando e acompanhando o comprador de forma eficiente e flexível, pode aumentar o quando ele gasta em cada compra.

4. Fidelizar clientes

Por fim, um cliente fiel tende a comprar mais vezes e em maior quantidade. Logo, ter um mix de produtos e diversificados  qualidade de produtos e bom atendimento são essenciais.

Nesse contexto, o pós-venda também é de suma importância para manter um relacionamento com o cliente.

Por exemplo: pegar o e-mail de um cliente para mandar ofertas especiais diretamente em sua caixa de entrada.

Outro exemplo é um programa de fidelidade de clientes, no qual o usuário ganha um bônus a cada determinado valor gasto (por exemplo: R$100 em compras a cada R$1000 gastos com a empresa).

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Qual a importância do Ticket Médio?

O ticket de mercado pode ser classificado como um dos dados mais significantes da operação comercial de uma empresa.

Assim como outros indicadores, essa métrica permite avaliar se as estratégias e ações da organização estão sendo eficientes e se a empresa está sendo lucrativa.

Vale ressaltar que é preciso avalair diversos fatores, como o churn (quando o cliente deixa de comprar com a empresa) ou o NPS (o índice de satisfação do cliente),

Além disso, dependendo da empresa, o ticket médio pode ser um número de extrema importância para avaliar a qualidade de um negócio, especialmente empresas do varejo e empresas de tecnologia.

Dessa forma, o controle de informações operacionais é cada vez mais necessário por parte das empresas, a fim de obter desempenho satisfatório e gerar vantagens competitivas frente aos concorrentes.

Com essa e outras métricas, gestores e empreendedores podem procurar por métodos para aumentar o lucro com cada cliente, aumenando assim o seu ticket médio.

Você ainda possui dúvidas sobre o ticket médio e sua importância nos negócios? Comente abaixo para que possamos te ajudar.

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    Tiago Reis
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