Programa de fidelidade: o que é e como funciona essa estratégia

Participar de um programa de fidelidade é um dos benefícios que quem usa cartão de crédito pode usufruir bastante. Essa é uma forma de melhorar o desempenho das finanças pessoais.

Há uma série de opções de programa de fidelidade no mercado para quem desejar ingressar em um deles.

O que é programa de fidelidade?

O programa de fidelidade é o serviço que oferece vantagens para clientes que realizam compras recorrentes em seus estabelecimentos ou com cartões de crédito. Em outras palavras, é uma forma eficiente de fidelizar os consumidores, fazendo com que o relacionamento com a marca seja mais duradouro.

É uma forma eficiente de fidelizar os consumidores, fazendo seu relacionamento com a marca ser mais duradouro.

Para que esta estratégia, conhecida também como loyalty, seja mais interessante para cada pessoa, esse programa de fidelização de clientes costuma contar com diversos parceiros de diferentes ramos. Desta forma, as opções de descontos ou prêmios são mais atrativas aos novos usuários.

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Como funciona um programa de fidelidade?

Cada programa de fidelidade funciona de maneira distinta. Algumas empresas, por exemplo, utilizam o sistema de pontos, enquanto outras recompensam os clientes com base no valor que gastam.

No entanto, todos os programas de fidelização partem de uma mesmo ponto, que funciona por meio de inscrições. Em geral, as empresas costumam usar listas de mala direta para notificar seus clientes.

Desse modo, é preciso se cadastrar, através de um contrato de adesão. Em muitos casos, pode-se pagar uma taxa de anuidade para participar desta modalidade de programa de relacionamento.

Após a adesão, a cada compra realizada em estabelecimentos parceiros ou através do cartão de crédito que integra o programa, os valores gastos são convertidos em pontos. Entretanto, a conversão varia de acordo com o programa, mas, em geral, a cada dólar gasto (ou o equivalente em reais) é computado um ponto.

Companhias aéreas são empresas nas quais a existência de um programa de fidelidade é bastante comum. Este é o caso dos programas:

  • Smiles, criado pela Gol Linhas Aéreas;
  • Multiplus, desenvolvido pela Latam;
  • Tudo Azul, da Azul Linhas Aéreas.

Validade dos pontos

Através do programa de pontos é possível realizar a troca de pontos por itens disponibilizados ou por descontos em outras compras. No entanto, nem sempre os clientes sabem como resgatar os pontos adquiridos e qual o prazo estabelecido para tal.

No Brasil, inclusive, é bastante comum que as pessoas esqueçam seus pontos e percam o principal benefício destes programas de fidelidade.

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Outros tipos de programa de fidelidade

Não são apenas empresas de cartão de crédito e companhias aéreas que oferecem algum tipo de programa de pontos aos clientes. As lojas de roupas ou departamentos também possuem bastante experiência neste quesito, por exemplo.

O ingresso funciona de forma similar: é preciso fazer um cadastro e, muitas vezes, o cartão da loja em questão. Com isso, o cliente recebe um cartão fidelidade. Com ele é possível obter descontos em suas compras e participar de sorteios.

Este não costuma ter anuidade, se for utilizado apenas em compras neste estabelecimento. Porém, as versões com bandeiras de crédito, que podem ser utilizadas em outras lojas, costumam acarretar a cobrança dessa taxa. Neste caso, não costuma haver a contagem de pontos. Há apenas a oferta de descontos ou facilidades de pagamento.

Quais as vantagens e desvantagens do programa de fidelidade?

A utilização de um programa de fidelidade pode ajudar com que clientes atuais se sintam bem em apoiar a marca. Desse modo, ao recompensar por suas compras, a marca demonstra que aprecia sua escolha.

Além disso, as recompensas podem ajudar os clientes a sentir que estão economizando dinheiro ou oferecendo vantagens similares, como, por exemplo:

  • Frete e devolução gratuitos;
  • Descontos exclusivos;
  • Cartões-presente;
  • Brindes extras;
  • Suporte prioritário.

Antes de escolher um programa de fidelidade é preciso avaliar suas próprias necessidades e a economia de causa e efeito. Muitas das vezes os lucros ou vantagens prometidos são ilusórios, mas os custos são reais.

Por essa razão, sempre esteja atento para discernir se o valor criado pelo programa de fidelizaçãoexcede o custo do valor entregue. Além disso, anúncios excessivos podem ser desestimulantes e podem ser desconsiderados como anúncios que ficarão no lixo eletrônico do email.

Desse modo, para compreender se a adesão ao plano fidelidade vale a pena, uma boa opção é analisá-lo na planilha de gastos pessoais desenvolvida pela Suno. Logo, o consumidor poderá dizer se faz sentido pagar anuidade para o programa de fidelidade.

Vale a pena utilizar programas de fidelidade?

Os pontos angariados  no clube de fidelidade se tornam parte do programa de pontos, que, por sua vez, podem tornar, por exemplo, passagens aéreas bem mais baratas ou até mesmo gratuitas.

Além disso, eles ainda podem ser usados em reservas de hotéis, aluguel de carros e até mesmo para reduzir ou abater a anuidade de cartão de crédito. No entanto, é preciso estar atento, alguns programas de fidelidade recompensam seus  clientes com base na receita trazida para a empresa.

Portanto, a menos que o cliente seja um grande comprador da marca ou gaste muito com um cartão de crédito conveniado, esta pode não ser uma boa ideia para adquirir alguma economia com o programa de fidelidade.

Foi possível conhecer mais sobre programa de fidelidade? Caso tenham restado dúvidas, escreva-as nos comentários abaixo.

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    Tiago Reis
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