Acesso Rápido

    Taxa de anuidade: veja como funciona a taxa do cartão de crédito

    Taxa de anuidade: veja como funciona a taxa do cartão de crédito

    O uso do cartão de crédito se encontra cada vez mais disseminado entre a população. Entretanto, é preciso tomar cuidado com diversos tipos de cobranças que podem ser feitas ao utilizar esse produto, como a taxa de anuidade.

    Assim, é possível achar cartão de crédito sem anuidade e, com isso, diminuir os gastos e controlar as finanças pessoais.

    O que é taxa de anuidade?

    A taxa de anuidade é uma cobrança do banco ou instituição financeira responsável pelo uso do seu cartão de crédito. Geralmente, a taxa é cobrada automaticamente e vem discriminada na fatura do cartão.

    Segundo o Banco Central do Brasil, a cobrança dessa tarifa é de responsabilidade das instituições financeiras. O valor da taxa sempre estará disponível no site do seu banco, na seção cartão. Essa taxa não é proibida. 

    Muitos se perguntam se a anuidade é mensal ou anual. É preciso saber que o seu pagamento pode ser mensal, dividido em parcelas ou anual, na forma à vista.

    Assim como existem vários modelos de cartão, é possível ver discriminado nas fotos do  site qual é seu cartão e as informações sobre ele no plano.

    Além disso, também podemos encontrar cartão de crédito sem anuidade, que se moldam a alguns clientes perfeitamente.

    Quando a taxa de anuidade é cobrada?

    taxa-de-anuidade

    Depende do banco, pois a cobrança pode ser desde o primeiro ano de utilização do cartão. Ocorrendo assim no primeiro mês de uso.

    Entretanto, a anuidade do cartão de crédito pode ser isenta durante determinado período de utilização. Alguns possuem isenção de alguns meses ou de até um ano ou mais.

    Além disso, existem cartões de crédito que não cobrem anuidade pela sua utilização. Basta procurar pelas inúmeras opções disponíveis entre os mais diversos bancos e instituições financeiras.

    No entanto, o ideal é consultar no banco emissor através do serviço de atendimento, e buscar as informações sobre como virá essa cobrança (parcelada ou à vista).

    Anuidade de cartão de crédito bloqueado ou vencido

    Não se pode cobrar a anuidade de um cartão de crédito bloqueado, independente do motivo: roubo, furto, compras suspeitas, etc. Existe uma lei sobre anuidade do cartão de crédito que impede esse tipo de cobrança.

    O motivo disso é claro: uma vez que o cartão está bloqueado e não está sendo usado, não há necessidade de pagar anuidade para que ele possa manter suas operações.

    Entretanto, muitas instituições continuam cobrando a anuidade mesmo nesses períodos. Nesse caso, o cliente pode entrar em contato com o banco e pedir o estorno desse valor na fatura.

    No entanto, é possível que a instituição continue cobrando o valor. Nesse caso é possível buscar meios legais para resolver esse problema, dado que essa é uma prática abusiva, ferindo os direitos do consumidor.

    Como negociar o valor da anuidade?

    É importante consultar o banco que emitirá o cartão e visualizar o contrato. Pois os bancos podem cobrar a taxa automaticamente, sendo na forma à vista ou mensal.

    A taxa sempre pode ser negociada com a administradora do cartão. Ou seja, é possível ligar no seu banco poderá negociar a taxa e conseguir uma cobrança de anuidade menor.

    Logo, como ela muda todos os anos, é interessante conseguir um desconto maior para o próximo ano, a fim de buscar uma taxa menor.

    Sendo assim, o valor da anuidade para quem paga regularmente e usa o cartão com frequência pode ser zerado. Essa é uma dica importante para saber como economizar dinheiro.

    Entretanto, dependendo do banco, nem é preciso pagar o valor da anuidade. Clientes com pontualidade no cartão e que gastam com frequência conseguem se livrar da anuidade.

    Cartão de crédito sem anuidade

    Atualmente, é plenamente possível ter um cartão de crédito sem anuidade, já existem bancos que desconsideram a taxa de anuidade, como falamos.

    Por isso o fator crédito deve moldar o cliente: com base no seu histórico positivo, pode ser possível eliminar a cobrança da anuidade.

    Contudo, ela é desconsiderada totalmente por fintechs, empresas que prestam serviços financeiros baseados em tecnologia.

    Os serviços das fintechs são inovadores, pois não são somente um banco digital, mas sim uma centralizadora de pagamentos em muitos casos.

    No aplicativo o cliente pode acessar os dados do cartão através do celular, esse que funciona como um gestor de gastos e ainda consegue cobrar os menores juros rotativos do mercado. Sendo uma das melhores opções de cartão no momento, se compararmos as tarifas.

    Como fazer um cartão de crédito?

    Para solicitar um cartão de crédito é preciso de uma aprovação da instituição financeira ou banco que irá emitir esse cartão.

    Para isso, o cliente precisa enviar alguns documentos que comprovem algumas informações, como, por exemplo, alguns documentos pessoais.

    De forma geral, pede-se o RG (ou outro documento de identidade com foto) e o número do CPF da pessoa.

    Além disso, as instituições pedem um comprovante de renda dos últimos 3 meses. Essa é uma informação importante para, por exemplo, saber quanto de limite dar no cartão.

    Por fim, também pede-se algum comprovante de residência atualizado, como uma conta de luz, água ou telefone.

    Você ainda tem alguma dúvida sobre o funcionamento da taxa de anuidade do cartão? Comente abaixo para que possamos tirar os seus questionamentos.

    perguntas frequentes sobre taxa de anuidade
    O que é taxa de anuidade?

    É uma cobrança feita pelo banco ou instituição financeira responsável pelo cartão de crédito. Esse valor tem sua cobrança realizada de forma automática e seu valor consta na fatura do cartão de crédito.

    Para que serve a anuidade de um cartão de crédito?

    A taxa de anuidade tem sua cobrança feita ao usuário do cartão de crédito para que a instituição financeira cubra os custos do cartão e consiga manter as operações do cartão funcionando da forma apropriada.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    33 comentários

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

    • Nathalia Rayssa Rocha De Sousa 10 de maio de 2022

      Tenho um cartão de crédito onde em cada compra que eu faço vem o valor da anuidade em cima sendo que quando fiz o cartão seria apenas um valor queria saber como posso fazer para reaolver essa situaçao??

      Responder
      • Suno Research 11 de maio de 2022

        Olá, Nathalia. Tudo bem?
        Por se tratar de um tema muito específico e fora do nosso escopo, sugerimos que procure o seu banco para sanar suas dúvidas.
        Atenciosamente, Equipe Suno.

        Responder
    • Camilo Primo de Almeida 23 de maio de 2022

      sou correntista Bradesco a mais de vinte anos, ocorre que o bco vem cobrando a taxa de anuidade o que me chamou a atenção por ser anuidade esta cobrança seria uma vês por ano mas lendo este artigo dia que pode ser cobrada mensalmente, que é uma fortuna sendo paga pois tive viajando e precisei fazer aluguel de um veiculo e deparei com a negativa porque o cartão fornecido pelo bco não é de credito nunca realizei compra a credito há algo errado pois venho pagando uma taxa mensal de 70,00 reais pergunto o que eu devo fazer pois não estou tendo nenhum beneficio a mais de vinte anos

      Responder
    • cristina 19 de junho de 2022

      Boa tarde, o cartão pode cobrar na fatura 3 anuidades sendo que a mesma não está atrasada? Eu não estou usando o cartão no momento porque estou sem limite pra gastar, mesmo assim o cartão está me cobrando 3 anuidades no mês de abril que está 06/12 parcelas, no mês de maio que está 07/12 parcelas e no mês de junho que está 08/12 parcelas numa mesma fatura. O que devo fazer?

      Responder
    • Carla Sales 1 de julho de 2022

      Eu usava um cartão do Itaú, o cartão marisa, fiquei desempregada e não pude mais pagar a anuidade, mas tambme não utilizei o cartão, o banco negativou o meu nome. Sou obrigada a pagar anuidade se o cartão não está mais sem usado?

      Responder