Acesso Rápido

    Como economizar dinheiro em 2022: 5 dicas para juntar dinheiro

    Como economizar dinheiro em 2022: 5 dicas para juntar dinheiro

    Depois de um ano ainda de recuperação econômica, 2022 deve vir acompanhado de um aperto nas finanças pessoais para muitas pessoas. Por isso, muitos devem estar se perguntando como economizar dinheiro em 2022.

    De um lado, existem aqueles que precisam economizar para conseguir pagar as contas até o final do mês. Por outro lado, também há quem deseja guardar para aumentar os aportes nos investimentos. A verdade é que, na prática, todos deveriam conhecer as formas de como economizar dinheiro em 2022.

    Esse artigo abaixo faz parte do nosso guia completo dos Melhores Investimentos para 2022. Descubra onde investir em 2022.

    Por que economizar dinheiro em 2022?

    Independentemente de como você se enxerga no futuro, é bastante provável que a maioria dos cenários dependam de uma boa situação financeira. Por isso, é fundamental identificar aonde você quer chegar para conseguir determinar o que deve ser feito hoje para que os objetivos sejam alcançados no amanhã.

    Por exemplo, a maioria das pessoas se enxergam no futuro viajando o mundo, criando uma família com tranquilidade, vivendo em uma casa confortável ou ainda se imaginam sem trabalhar, apenas aproveitando a vida. Todos esses cenários são tentadores, mas nenhum deles é alcançado sem um bom planejamento financeiro.

    Por isso, para poder atingi-los, precisamos estabelecer metas e identificar o que deve ser feito hoje para garantir o amanhã. E não desanime, apesar de parecer difícil, o processo é bastante simples e depende basicamente de alguns passos.

    Como economizar dinheiro em 2022?

    Para se começar a pensar em como juntar dinheiro em 2022, deve-se, primeiramente, entender que é preciso ter disciplina e determinação no processo de economia doméstica. Esse princípio é importante e, infelizmente, não é um hábito trabalhado pelo nosso sistema educacional.

    Afinal de contas, a realidade é que poucas pessoas possuem educação financeira no Brasil. Assim, o planejamento financeiro pessoal e o orçamento da família deixam de ser realizados na maior parte das vezes, o que diminui as chances de conseguir economizar dinheiro.

    Uma das vantagens de ter sobra no orçamento familiar é a segurança que isso traz. Se há uma reserva de emergência, é possível planejar melhor a vida financeira. Então, pode usar o excedente tanto para objetivos mais imediatos –  como a compra de um carro, de uma viagem ou de um curso – quanto para multiplicação de patrimônio a longo prazo.

    E apesar da lacuna de conhecimento financeiro do brasileiro, uma verdade todos sabem: para economizar dinheiro é preciso gastar menos do que se ganha. Obviamente, no dia a dia não é tão simples assim, por isso se torna fundamental conhecer algumas das formas de guardar dinheiro em 2022.

    Quais as formas de economizar dinheiro em 2022?

    Para ajudar a guardar dinheiro em 2022, existem algumas dicas práticas que podem ser seguidas. Com elas, será possível traçar objetivos, planejar e praticar hábitos financeiros mais adequados para gerar uma folga no orçamento.

    Abaixo, portanto, algumas das dicas de como guardar dinheiro em 2022:

    • Traçar objetivos financeiros claros;
    • Separar mensalmente um valor para poupar;
    • Realizar compras no dinheiro;
    • Quitar as dívidas;
    • Controlar as despesas de perto.

    Traçar objetivos financeiros claros

    A primeira dica para ter dinheiro em 2022 é traçar objetivos financeiros claros. Com eles, o indivíduo poderá acompanhar, ao longo do ano, como está o seu desempenho, o que gera mais adesão às práticas de economia.

    É preciso dar sentido ao hábito de poupança. Portanto, é necessário planejamento financeiro para estabelecer metas e objetivos concretos e mensuráveis para serem alcançados ao longo dos anos. A partir deste ponto, sugere-se traçar planos de curto, médio e longo prazo.

    Um das principais formas de conseguir economizar dinheiro é estabelecer metas e objetivos para o futuro. Assim, com um propósito claro facilita a reorganização das finanças ou formar um patrimônio sem se perder o foco.  

    Certamente é fundamental colocar prazos para as metas, que podem ser semanais, mensais, trimestrais ou anuais. Independente de qual seja o sonho, essa prática auxilia no comprometimento com o objetivo.

    Ter uma planilha para anotar as despesas costuma ser uma ótima forma de controlar os gastos de modo a colocar a vida financeira em ordem. Assim, é possível também acompanhar as entradas e saídas através de gráficos e estabelecer um percentual do salário para cada categoria, como aluguel, conta de luz, água, gasolina, entre outros.

    Separar mensalmente um valor para poupar

    A verdade é que não existe mágica para formar um bom patrimônio. Por isso, a segunda dica de como economizar dinheiro em 2022 é separar mensalmente um valor para poupar. Na prática, é preciso disciplina para poupar uma parte da renda todo mês.

    Uma dica é começar aos poucos, com 5% a 10% dos rendimentos mensais. O importante no primeiro momento é criar a regularidade de poupar. Depois disso, a economia se tornará um hábito e poderá ser elevada para percentuais maiores da renda, como de 20 a 30%.

    Realizar compras no dinheiro

    A terceira dica para poupar dinheiro em 2022 é realizar as compras no dinheiro. Isso está relacionado às diversas pesquisas financeiras que já comprovaram que as pessoas estão mais propensas a gastar quando realizam as compras com o cartão de crédito ou de débito.

    No subconsciente humano, o pagamento em dinheiro costuma ser mais doloroso. Portanto, como o objetivo é gastar menos, utilizar as cédulas de dinheiro físico pode ser uma excelente estratégia para economizar.

    Nesse sentido, sempre se pergunte:

    • É possível conseguir desconto nesse produto ou serviço?
    • Posso conseguir esse produto emprestado ou de segunda mão?
    • É possível conservar ao invés de comprar novo?
    • Consigo fazer isso de graça?

    Fazendo essas perguntas, sem dúvida você conseguirá reduzir muito as suas despesas. E com essas reduções, você terá mais dinheiro disponível para começar a juntar e a investir.

    Quitar as dívidas

    Além de gastar menos, para conseguir economizar dinheiro em 2022 é preciso quitar as dívidas e reduzir a alavancagem financeira. Afinal de contas, esses passivos financeiros costumam ser acompanhados de juros altos, gerando ainda mais despesas.

    Em primeiro lugar quitar as dívidas com juros altos, como o cheque especial e cartão de crédito, pois o valor pode se multiplicar rápido.

    Além disso, algumas atitudes pequenas podem ser evitadas para conseguir economizar dinheiro em 2021, entre elas:

    • Fazer compras parceladas;
    • Pagar o mínimo do cartão de crédito;
    • Ficar no cheque especial;
    • Refinanciar dívida.

    Em outras palavras, economizar dinheiro muitas vezes não será o suficiente. Então é importante também buscar outras fontes de renda extra em 2022, ainda que sejam temporárias, para ajudar na quitação das dívidas tomadas no passado.

    Controlar as despesas de perto

    É muito comum as pessoas chegarem ao fim do mês sem entender como gastaram todo o dinheiro. Então, outra dica de como ter mais dinheiro em 2022 é ter o controle de saber para onde o dinheiro está indo mensalmente.

    Para conseguir economizar dinheiro, é essencial gastar menos que ganha. Isto é, identificar as despesas e ter consciência sobre os gastos são alguns dos passos principais de um bom planejamento financeiro.

    Por certo, é possível reduzir as despesas desnecessárias que não impactam no padrão de vida como:

    Para isso, é preciso anotar todos os gastos mensais para permitir a análise de todas as despesas existentes. Assim, será possível identificar gastos supérfluos que podem ser eliminados, fazendo sobrar mais dinheiro para investir na carteira de investimentos.

    E então, conseguiu conhecer e entender melhor sobre as formas de como economizar dinheiro em 2022? Deixe abaixo suas dúvidas e comentários sobre esse assunto.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *