Planilha de orçamento: 3 modelos que vão facilitar a sua vida

O orçamento familiar ou individual é algo que deve ser controlado com uma planilha de orçamento. Quando o orçamento possui gestão, as finanças da pessoa, empresa ou família, tendem a ganhar performance.
Você conhece ou tem curiosidade para saber mais sobre uma planilha de orçamento? Acompanhe o nosso artigo e conheça mais.
Os módulos de planilhas orçamentárias se referem a seguintes:
- Planilha orçamentária família;
- Planilha orçamento pessoal;
- Planilha de orçamento empresarial;
As três diferentes planilhas podem ajudar a pessoa a controlar melhor o orçamento e corrigir eventuais “problemas” orçamentários.
O que é uma planilha de orçamento?
Para manter um bom controle sobre as finanças, não basta conhecer somente as despesas, é preciso reconhecer os valores que entram e realizar um planejamento.
Hoje boa parte das famílias possuem cartão de crédito e fazem parcelas. O orçamento precisa ser conhecido para determinar quais serão os gastos futuros e até quanto uma família pode se comprometer com suas finanças no futuro.
Qual a importância de ter uma planilha de gastos?
O controle financeiro sobre o orçamento é muito importante e pode ajudar de diferentes formas, dentre elas:
- Planejamento orçamentário;
- Reconhecer quanto é possível se comprometer financeiramente com gastos e investimentos;
- Conhecer quais são os gastos.
Planilha de orçamento familiar
A planilha de orçamento familiar é dividida em quatro grupos:
- Receitas (valores referentes aos ganhos do usuário);
- Despesas (gastos realizados pelo usuário);
- Resultado (diferença entre as receitas e despesas);
- Investimentos (grupo destinado à projeção de investimentos);
Ao preencher as tabelas da planilha, o usuário terá oportunidade de visualizar o seu orçamento em gráficos. Tudo isso, colabora com uma experiência melhor para o usuário.
Planilha de orçamento pessoal

Diferente das outras planilhas, a “Vida-Financeira” da Suno oferece a possibilidade de simular e planejar uma eventual aposentadoria.
Na planilha, o usuário encontrará quatro quadros. O quadro verde (primeiro da ponta superior esquerda) se refere à acumulação patrimonial.
Nesse quadro o usuário pode planejar qual será a rentabilidade auferida, valores dos aportes, quantos anos o valor ficará investido e os aportes mensais.
O quadro vermelho, no canto superior direito, se refere a um planejamento com o foco em um valor determinado. Ou seja, o usuário insere o valor de quanto quer em um determinado período, e a plataforma mostrará qual será o valor necessário com relação aos aportes mensais.
No canto esquerdo inferior, o quadro laranja mostra quantos anos o usuário terá de renda, com relação aos seguintes dados: valor de retiradas, valor do patrimônio e rentabilidade real.
Caso o resultado seja “erro”, então é porque o patrimônio oferecerá condições de renda “infinita”.
O último quadro que fica no canto inferior direito (azul) mostra qual é o valor que sobra após as retiradas mensais, rentabilidade real e valor inicial da aplicação.
Assim, o usuário terá condições de saber quanto dinheiro será possível resgatar mensalmente em quantos anos. Se o valor do último campo ficar negativo, é porque o valor dos resgates mensais é muito maior do que é possível.
Tenha maior controle de seu dinheiro com a Planilha da Vida Financeira da Suno. Faça o download gratuíto.
Planilha de orçamento empresarial
Nesta planilha de orçamento empresarial o usuário terá condições de lançar os valores planejados e reais. Depois é possível efetuar comparações entre aquilo que foi planejado e o valor real.
Baixar planilha de orçamento empresarial.
Você compreendeu o que são as planilhas de orçamento? Ainda tem dúvidas? Então deixe uma pergunta ao final.