Acesso Rápido

    Planilha de Gastos: 3 modelos gratuitos para você organizar sua vida financeira

    Planilha de Gastos: 3 modelos gratuitos para você organizar sua vida financeira

    Controlar o orçamento periódico é algo essencial. Com a alta da inflação, é cada vez mais importante manter um controle rigoroso das despesas. Para elaborar um bom controle, conheceremos três planilhas de gastos.

    Cada uma das planilhas de gastos tem suas características, sendo que todas funcionam através do programa Excel, da Microsoft. As três planilhas se destacam da seguinte forma:

    • Planilha de gastos semanais;
    • Planilhas de controle sobre entradas e saídas (mensal);
    • Planilha com foco no cartão de crédito;

    O que é uma planilha de gastos?

    O controle sobre as despesas pode ajudar muito a pessoa a economizar e entrar formas de poupar dinheiro.

    Ao levantar todas as suas despesas, ou seja, controlar seus gastos através de um caderno, ou através de uma planilha, a pessoa conhecerá como o dinheiro é utilizado ao longo de um período.

    Esse conhecimento é importante para determinar quais serão as formas de economizar dinheiro.

    Qual a importância das planilhas de gastos?

    Os benefícios de ter uma planilha de controle de gastos são inúmeros. Mas existem algumas vantagens que são mais relevantes, como:

    • Entender como o dinheiro é gasto;
    • Encontrar formas de economizar o dinheiro:
    • Planejamento orçamentário;

    Ao conhecer como o dinheiro é utilizado na semana ou no mês a mês, é muito importante. Assim, a pessoa já pode traçar uma estratégia para tentar reduzir os gastos ou até melhorar eles.

    Ao conhecer como o dinheiro é gasto, a pessoa automaticamente cai na segunda vantagem, sendo: encontrar formas de economizar dinheiro.

    Será que não é possível reduzir a conta de internet, TV a cabo ou a conta do celular? Esses questionamentos podem surgir quando se reduzirá os custos.

    Além disso, vale entender se você não está pagando muitas taxas desnecessárias como anuidade do cartão de crédito ou taxa de manutenção da sua conta-corrente.

    Por fim, temos o planejamento orçamentário. Ao determinar como é gasto o dinheiro e os pontos que podem ser alterados, a pessoa terá uma previsibilidade de quanto será gasto e quais serão os valores poupados. Assim, a pessoa já pode planejar como investir o dinheiro economizado.

    Planilha de controle de gastos semanal

    A planilha de gastos semanal é uma das mais básicas e funcionais das três. A planilha da Mobilis pode ser utilizada para inserir despesas semanais.

    Vale destacar que caso haja mais despesas a serem inseridas, na planilha dá condições para isso.

    Planilha de gastos mensais

    planilha de controle de gastos

    A Suno disponibiliza gratuitamente uma planilha de gastos mensais que dá plenas condições de elaborar o controle periódico das finanças. Sendo um controle de entradas e saídas (receitas e despesas).

    No lado esquerdo da planilha, o usuário terá condições de inserir novas transações, apagar transações e criar  categorias (tanto para entradas quanto para saídas).

    Ao inserir novas transações, os valores vão para o centro da planilha. O usuário consegue ver os valores influenciando na construção do gráfico, além do resumo.

    Para trocar os meses, o usuário pode clicar no campo onde está o mês e realizar a troca (o campo está ao lado esquerdo do gráfico superior).

    Tenha maior controle de seu dinheiro com a Planilha de Controle de Gastos da Suno. Faça o download gratuíto.

    Planilha de gastos com cartão de crédito

    A planilha de gastos do cartão de crédito oferecida na plataforma da Microsoft é a mais simples dentre as três. Não há meses e tão pouco, semanas.

    A planilha é única, sendo que o usuário precisa inserir os dados, valores. Dentre as três planilhas de gastos pessoais, essa aqui é a mais básica.

    Baixar planilha de gastos do cartão de crédito.

    Você possui dúvidas sobre as planilhas de gastos? Então deixe uma pergunta ao final que já vamos lhe responder.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *