Acesso Rápido

    IPC Fipe: conheça um dos índices que calculam a inflação no preço de produtos

    IPC Fipe: conheça um dos índices que calculam a inflação no preço de produtos

    Quem acompanha o noticiário econômico certamente já se deparou com reportagens com as seguintes manchetes: “IPC Fipe sobe 0,40% na primeira quadrissemana” ou então “IPC Fipe deve desacelerar e fechar em 0,36%”.

    Essas notícias são referentes à variação do custo de vida na cidade de São Paulo. O IPC Fipe é calculado com base nos gastos das famílias com rendimentos entre um e vinte salários mínimos. O resultado apurado é considerado um dos índices de referência para medir a inflação. Outros indicativos importantes são o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) e IGP (Índice Geral de Preços) e INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), entre outros.

    O que significa IPC Fipe?

    IPC Fipe é o Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Trata-se de uma pesquisa de variação de preços de uma cesta de produtos no município de São Paulo. O índice, que mede a taxa de inflação na capital paulista, apresenta dois tipos de resultado.

    No resultado mensal, o período de pesquisa ocorre entre o primeiro e último dia de cada mês. Os valores são divulgados no mês seguinte ao da amostra.

    ipc fipe

    No quadrissemanal, o cálculo leva em conta um período de oito semanas. Nesse caso, é feita a comparação dos preços médios das 4 semanas de referência e dos que foram obtidos nas 4 semanas que são anteriores a elas. A cada nova divulgação, são incluídas as informações de uma semana mais recente e excluídos os preços da semana mais antiga.

    Para se chegar ao valor do índice, divide-se o preço médio das semanas de referência pelo preço médio das semanas base.

    Por exemplo, na segunda quadrissemana de novembro de 2018, o período de referência do IPC Fipe vai de 16 de outubro a 15 de novembro. Já o período base, ou seja, o período das quatro semanas anteriores vai de 16 de setembro a 15 de outubro. Para obter os resultados do índice na quadrissemana seguinte, a semana mais antiga é retirada e uma semana mais recente é acrescentada.

    Histórico do IPC Fipe

    A metodologia adotada pelo índice tem como objetivo encontrar tendências fortes de variação de preços. O cálculo do IPC Fipe é feito desde 1939, quando era de responsabilidade da Divisão de Estatística e Documentação da Prefeitura do Município de São Paulo.

    No ano de 1968, o índice passa a ser calculado pela USP. Já em 1973, é criada a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. A organização de direito privado e sem fins lucrativos é a responsável pelo IPC desde então.

    No site da Fipe, é possível acessar toda a série histórica. Além disso, os resultados atuais também são divulgados pela internet.

    O que entra no cálculo IPC Fipe

    O cálculo IPC Fipe é feito a partir da variação de preços de produtos de sete categorias diferentes

    •  Habitação
    •  Alimentação
    •  Transportes
    •  Despesas Pessoais
    •  Saúde
    •  Vestuário
    •  Educação

    Os produtos e serviços que têm preços analisados pelo IPC Fipe são definidos pela POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares). Essa relação indica quais são os gastos médios de cada família e quais os itens mais importantes. A lista é atualizada com frequência para que possa incorporar novos produtos e serviços.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *