Índice de Sustentabilidade Empresarial reúne empresas socialmente responsáveis

Quem está acostumado com os termos do mercado financeiro sabe que o Ibovespa é uma espécie de termômetro da bolsa brasileira. Ele é um indicador de desempenho que retrata como foram negociadas as ações em um determinado momento. Só que dentro da B3, existem outros indicadores importantes. Um deles é o Índice de Sustentabilidade Empresarial.

Também conhecido pela sigla ISE, esse indicador foi criado em 2005. O Índice de Sustentabilidade Empresarial tem como objetivo acompanhar o desempenho de empresas que atuam seguindo princípios de gestão responsável e sustentável.

O que é o Índice de Sustentabilidade Empresarial

indice de sustentabilidade empresarial

O Índice de Sustentabilidade Empresarial é uma ferramenta que serve para analisar de forma comparativa empresas com ações listadas na B3.

Esse índice tem como finalidade a criação de um ambiente de investimento diferenciado. A ideia é reconhecer as empresas que atuam de forma compatível com as necessidades de desenvolvimento sustentável dos dias de hoje.

A premissa levada em conta é que as entidades privadas, da mesma forma que os indivíduos, devem ter compromisso com a sociedade. Dessa forma, as empresas têm que adotar práticas de governança corporativa, além de dar suporte a ações de desenvolvimento sustentável e de educação.

IMPOSTO DE RENDA

Como uma empresa participa do Índice de Sustentabilidade Empresarial

Para estar nesse índice, as empresas passam por um processo de seleção em que devem responder uma série de questionários e apresentar documentos.

A metodologia do ISE foi desenvolvida pela Fundação Getúlio Vargas. Cada ponto analisado é uma dimensão da sustentabilidade. Alguns exemplos:

  • alinhamento às práticas de sustentabilidade, compromisso com desenvolvimento sustentável, combate à corrupção e transparência.
  • disponibilização de informações ao consumidor final e impacto dos produtos oferecidos.
  • processos de fiscalização, processos de auditoria e conflito de interesses.
  • posição e ação empresarial nas áreas financeira, mudança do clima, ambiental e social.

Quem faz parte do Índice de Sustentabilidade Empresarial

As empresas que fazem parte do ISE mudam a cada ano. Em novembro deste ano, foram anunciadas as empresas que farão parte em 2019. A partir de janeiro serão 30 companhias, que representam 13 setores diferentes. Elas continuam até janeiro de 2020. O valor de mercado alcança R$ 1,73 trilhão. A lista é a seguinte:

    1. AES Tiete
    2. B2W
    3. Banco do Brasil
    4. Bradesco
    5. Braskem
    6. CCR
    7. Cemig
    8. Cielo
    9. Copel
    10. Duratex
    11. Ecorodovias
    12. EDP
    13. Eletrobras
    14. Eletropaulo
    15. Engie
    16. Fibria
    17. Fleury
    18. Itaú Unibanco
    19. Itaúsa
    20. Klabin
    21. Light
    22. Lojas Americanas
    23. Lojas Renner
    24. MRV
    25. Natura
    26. Santander
    27. Telefônica
    28. Tim,
    29. Vale
    30. Weg

DROPS IMPACTO DA SELIC

Rentabilidade do Índice de Sustentabilidade Empresarial

Desde que foi criada, em 2005, a carteira já apresentou rentabilidade de 203,8%. No mesmo período, o Ibovespa cresceu 175,38%. Os dados levam em conta dos valores de fechamento do dia 27 de novembro de 2018 e foram divulgados pelo site da B3.

Diante desses resultados, o ISE se transformou em referência para diversos fundos de investimento. A partir do ano de 2011 é também um ativo ETF negociado na bolsa (ticker ISUS11)

O ISE é, portanto, um benchmark financeiro para quem quer investir em empresas preocupadas com sustentabilidade.

Além disso, o Índice de Sustentabilidade Empresarial incentiva outras empresas a pensar em questões ambientais, sociais e também de governança. Isso torna o mercado mais atrativo e socialmente responsável.

ACESSO RÁPIDO
Tiago Reis
Compartilhe sua opinião
Nenhum comentário

O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *