Acesso Rápido

    Índice de Sustentabilidade Empresarial reúne empresas socialmente responsáveis

    Índice de Sustentabilidade Empresarial reúne empresas socialmente responsáveis

    Quem está acostumado com os termos do mercado financeiro sabe que o Ibovespa é uma espécie de termômetro da bolsa brasileira. Ele é um indicador de desempenho que retrata como foram negociadas as ações em um determinado momento. Só que dentro da B3, existem outros indicadores importantes. Um deles é o Índice de Sustentabilidade Empresarial.

    Também conhecido pela sigla ISE, esse indicador foi criado em 2005. O Índice de Sustentabilidade Empresarial tem como objetivo acompanhar o desempenho de empresas que atuam seguindo princípios de gestão responsável e sustentável.

    O que é o Índice de Sustentabilidade Empresarial

    indice de sustentabilidade empresarial

    O Índice de Sustentabilidade Empresarial é uma ferramenta que serve para analisar de forma comparativa empresas com ações listadas na B3.

    Esse índice tem como finalidade a criação de um ambiente de investimento diferenciado. A ideia é reconhecer as empresas que atuam de forma compatível com as necessidades de desenvolvimento sustentável dos dias de hoje.

    A premissa levada em conta é que as entidades privadas, da mesma forma que os indivíduos, devem ter compromisso com a sociedade. Dessa forma, as empresas têm que adotar práticas de governança corporativa, além de dar suporte a ações de desenvolvimento sustentável e de educação.

    Como uma empresa participa do Índice de Sustentabilidade Empresarial

    Para estar nesse índice, as empresas passam por um processo de seleção em que devem responder uma série de questionários e apresentar documentos.

    A metodologia do ISE foi desenvolvida pela Fundação Getúlio Vargas. Cada ponto analisado é uma dimensão da sustentabilidade. Alguns exemplos:

    • alinhamento às práticas de sustentabilidade, compromisso com desenvolvimento sustentável, combate à corrupção e transparência.
    • disponibilização de informações ao consumidor final e impacto dos produtos oferecidos.
    • processos de fiscalização, processos de auditoria e conflito de interesses.
    • posição e ação empresarial nas áreas financeira, mudança do clima, ambiental e social.

    Quem faz parte do Índice de Sustentabilidade Empresarial

    As empresas que fazem parte do ISE mudam a cada ano. Em novembro deste ano, foram anunciadas as empresas que farão parte em 2019. A partir de janeiro serão 30 companhias, que representam 13 setores diferentes. Elas continuam até janeiro de 2020. O valor de mercado alcança R$ 1,73 trilhão. A lista é a seguinte:

      1. AES Tiete
      2. B2W
      3. Banco do Brasil
      4. Bradesco
      5. Braskem
      6. CCR
      7. Cemig
      8. Cielo
      9. Copel
      10. Duratex
      11. Ecorodovias
      12. EDP
      13. Eletrobras
      14. Eletropaulo
      15. Engie
      16. Fibria
      17. Fleury
      18. Itaú Unibanco
      19. Itaúsa
      20. Klabin
      21. Light
      22. Lojas Americanas
      23. Lojas Renner
      24. MRV
      25. Natura
      26. Santander
      27. Telefônica
      28. Tim,
      29. Vale
      30. Weg

    Rentabilidade do Índice de Sustentabilidade Empresarial

    Desde que foi criada, em 2005, a carteira já apresentou rentabilidade de 203,8%. No mesmo período, o Ibovespa cresceu 175,38%. Os dados levam em conta dos valores de fechamento do dia 27 de novembro de 2018 e foram divulgados pelo site da B3.

    Diante desses resultados, o ISE se transformou em referência para diversos fundos de investimento. A partir do ano de 2011 é também um ativo ETF negociado na bolsa (ticker ISUS11)

    O ISE é, portanto, um benchmark financeiro para quem quer investir em empresas preocupadas com sustentabilidade.

    Além disso, o Índice de Sustentabilidade Empresarial incentiva outras empresas a pensar em questões ambientais, sociais e também de governança. Isso torna o mercado mais atrativo e socialmente responsável.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *