Vivara (VIVA3): após anúncio de retorno, Nelson Kaufman renuncia ao cargo de CEO; entenda

Nelson Kaufman, maior acionista e fundador da Vivara (VIVA3), renunciou ao cargo de diretor-presidente da companhia, pouco mais de uma semana depois da varejista anunciar seu retorno ao cargo de CEO.

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O conselho de administração da Vivara aprovou a nomeação de Nelson Kaufman para a posição de presidente do colegiado, e Otavio Lyra para a posição de diretor-presidente da empresa. Lyra continuará a exercer, interinamente, o ofício de diretor-financeiro e de relações com investidores.

O conselho da Vivara convocará uma assembleia geral de acionistas para ratificar as nomeações, bem como para deliberar a respeito de alterações ao estatuto social da companhia que se fizerem necessárias à nova composição do conselho.

Na mesma reunião, Maria Carolina Ferreira Lacerda foi nomeada para ocupar um cargo vacante no conselho, e João Cox Neto foi nomeado para a nova posição de vice-presidente do conselho de administração.

Na última sexta-feira (22), a Vivara informou ao mercado que Kaufman aumentou sua participação na empresa para 61.393.019 ações ordinárias, o equivalente a 26,22% do total.

Em correspondência à Vivara, Kaufman disse que o objetivo das participações societárias é estritamente de investimento, não objetivando alteração do controle acionário ou da estrutura administrativa da companhia.

Em relatório, a XP (XPBR31) pontuou que enxerga o anúncio da Vivara como um “ajuste de rota positivo”, uma vez que deverá evitar mudanças estratégicas abruptas.

“O senhor Lyra tem um sólido histórico na empresa, tendo ingressado na Vivara pouco antes de seu IPO e fazendo parte do processo de expansão da Life. Consideramos que o cargo de presidente do conselho é mais adequado para o Sr. Kaufman, uma vez que proporciona um papel mais amplo e estratégico, que deve suportar as principais decisões estratégicas da empresa”, disseram os analistas Danniela Eiger, Gustavo Senday e Laryssa Sumer.

Para a XP, embora o anúncio busque implementar uma estrutura societária mais profissionalizada e deva ser bem recebido pelo mercado, acredita que o mercado poderá atribuir um desconto de governança à empresa frente aos acontecimentos recentes.

“Além disso, novas potenciais mudanças, como a escolha do novo CFO, acrescentam incertezas a tese de investimento. Entretanto, acreditamos que o anúncio de hoje sinaliza a disposição do Sr. Kaufman de não realizar mudanças disruptivas para a estratégia da empresa”, escrevem.

A XP manteve sua recomendação de ‘compra’ para as ações da Vivara, por não esperar disrupções nas diretrizes estratégicas da companhia, enquanto a ação está negociando a 13,3x P/L 2024e após forte queda recente.

Vivara (VIVA3): lucro cai 8,6% no quarto trimestre de 2023, para R$ 144,1 milhões

A Vivara reportou um lucro líquido de R$ 144,1 milhões no quarto trimestre de 2023 (4T23), queda de 8,6% na comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo comunicado de resultados na última quarta-feira (20).

Segundo o balanço, a companhia atingiu R$ 1 bilhão de faturamento, crescimento de 24% em relação ao 4T22, “com relevante avanço em todas as categorias e canais”, destacou.

A receita líquida da empresa no 4T23 foi de R$ 778,1 milhões, com expansão de 20,8%, em relação a um ano antes. O EBITDA ajustado (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) atingiu R$ 200,4 milhões, com margem EBITDA ajustada de 25,8%, expansão de 1,9 ponto percentual na comparação com o 4T22.

As vendas em mesmas lojas (SSS de lojas físicas + e-commerce) atingiram 15,0% nos últimos 12 meses. As vendas digitais da Vivara atingiram R$ 175,5 milhões, 32,7% maiores que no 4T22, representando 17,3% de participação nas vendas totais, 1,2 p.p. superior à penetração registrada no mesmo trimestre do ano anterior.

De acordo com a empresa, o resultado reflete, dentre outros fatores, “a força da Black Friday no canal digital, com 10% de crescimento no número de pedidos durante o período, e da melhoria contínua de indicadores operacionais da nova plataforma implantada no 2S22″.

A Vivara encerrou o 4T23 com 19,6% de participação no mercado brasileiro de joias, sendo 9,8% para a categoria de joias Vivara, 6,9% Life e 2,9% de outras categorias.

Segundo a Vivara, com o forte aumento da expansão de lojas exclusivas da marca Life nos últimos anos, a participação da Life na receita do canal físico cresceu significativamente, representando agora 22%, participação 6,8 p.p. maior do que no quarto trimestre de 2022.

No encerramento do trimestre, a receita das 33 lojas maduras da marca cresceu 25,7% na comparação com o mesmo período do ano anterior. “Em 2023, o crescimento foi de 31,2%. Considerando os últimos 12 meses, as lojas maduras alcançaram uma média de R$ 6,4 milhões de faturamento”, afirmou a Vivara.

Desempenho das ações de Vivara

Cotação VIVA3

Gráfico gerado em: 25/03/2024
5 Dias

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Giovanni Porfírio Jacomino

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