Semana do ESG: perdeu alguma coisa? Veja trilha sobre investimentos sustentáveis

Após a semana temática recheada de conteúdos sobre investimentos ESG, você deve ter aprofundado seu conhecimento sobre empresas e fundos que possuem boas práticas sustentáveis. Ao longo desta semana, o SUNO Notícias, com apoio da Rio Bravo e da CBA, preparou matérias especiais e lives com especialistas sobre o assunto.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Chegamos hoje ao último dia da Semana do ESG. Mas, se você perdeu alguma reportagem ou não assistiu às nossas lives, não fique triste! Ainda é possível acessar todos os conteúdos compilados desta semana temática neste link.

Nesta semana, foram abordados diversos temas relacionados ao mundo dos investimentos sustentáveis: se vale a pena investir ESG, como escolher ativos dentro da abordagem sustentável, como a guerra entre Rússia e Ucrânia afetou a agenda “verde”, sobre renda fixa ESG e muito mais.

Além disso, tivemos algumas lives que com nossos especialistas convidados, já disponíveis no canal do YouTube do Suno Notícias. Confira a trilha:

Dia 1 – 08/08

Dia 2 – 09/08

Dia 3 – 10/08

Dia 4 – 11/08

Dia 5 – 12/08

Veja tudo que rolou na Semana do ESG:

Recheada de conteúdo, a semana temática do SUNO Notícias começou na segunda-feira (8) e foi até esta sexta-feira (12).

Dia 1: Investir em ESG: vale a pena e como começar?

A semana começou com uma reportagem sobre os investimentos ESG, mostrando a viabilidade de investir em empresas e outros produtos sustentáveis. O conteúdo trouxe as principais vantagens em alocar capital sob a abordagem das boas práticas.

Além disso, tivemos uma segunda matéria para ajudar o investidor iniciante, com os principais tipos de ativos disponíveis no mercado e quais os cuidados que o investidor precisa tomar antes de escolher um investimento com o “selo ESG”.

Dia 2: Greenwashing e empresas da B3: os desafios dos investimentos sustentáveis

No segundo dia da semana tivemos duas reportagens especiais para quem desejasse aprofundar na temática ESG. Inúmeras empresas e fundos divulgam uma “publicidade sustentável”, mas nem sempre possuem compromisso integral com as questões ambientais, sociais e de boa governança. Como escapar da maquiagem verde (conhecida como greenwashing) e investir em ESG de verdade?

Para completar, você também pode ler outra matéria sobre o interesse dos investidores e empresas pela agenda ESG. O que tem atraído tantas pessoas a pensarem sobre o assunto e buscar ativos que fazem a diferença no mundo e no bolso? Quais os desafios para as empresas listadas na bolsa de valores inserirem na agenda ESG?

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Dia 3: O dia mais “verde” da semana teve muita novidade!

O terceiro dia da semana ESG também reuniu assuntos quentes e atualíssimos. Tivemos uma matéria que discute impactos da guerra entre Rússia e Ucrânia no mercado ESG. Entre bombas e mísseis, os investimentos verdes ficaram mais cinzas? Para responder essas e outras questões, convidamos dois especialistas em ESG, Fábio Alperowitch e Gustavo Pimentel.

Também publicamos outras matérias, como ESG na B3, investimentos ESG e o controle de risco nos investimentos e, por fim, o desafio dos bancos em relação aos temas ambientais fecham o terceiro dia mais ESG de todos, com muita informação para você.

Tivemos ainda uma live com a gestora Rio Bravo sobre seu fundo de investimentos ESG. Quem conversou com a gente foi o sócio e diretor de Renda Fixa e Multimercados da Rio Bravo, Evandro Buccini:

Dia 4: Hora de ir para prática: tudo sobre o fundo ESG da Rio Bravo e Renda Fixa verde

Publicamos ainda uma matéria sobre títulos de renda fixa, abordando como os ativos de dívida ESG estão ganhando espaço no mercado. Nesta matéria, foram levantadas as vantagens para as empresas e investidores, e como escolher os melhores ativos de renda fixa dentro do “selo ESG”.

Também no quarto dia da semana ESG, mostramos como funciona um fundo ESG na prática, como o FI Infra da Rio Bravo, o RBIF11. A leitura desta matéria destaca como a abordagem ESG contribui para a seleção de ativos dentro de um fundo infra.

Por fim, fechamos o dia com uma matéria sobre a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), que utiliza dos pressupostos do ESG para em todas as etapas da extração e comercialização de metais. Você verá o quanto é possível uma empresa do setor de mineração estar total imersa na agenda ESG. Confira!

Ainda na quinta, tivemos uma live com o Gerente Geral de Sustentabilidade da CBA, Leandro Faria, sobre as estratégias da companhia nesta frente:

Dia 5: O último dia semana ESG com mais informação para você!

Fechamos a Semana do ESG com uma reportagem sobre a relação das boas práticas sustentáveis e os fundos imobiliários. A matéria aborda a distância dos FIIs das questões relacionadas ao meio ambiente, sociedade e boa governança. Não deixe de ler!

Para fechar, publicamos matéria especial sobre empresas que emitem dívidas sustentáveis, também chamadas de dívidas verdes. São emissões realizadas por companhias que visam, entre outras coisas, resolver problemas ambientais e da sociedade civil por meio de metas e da destinação de recursos para projetos específicos.

Encontro presencial no dia 17

Para fechar a programação com chave de ouro, teremos um encontro presencial em São Paulo, no dia 17. Clique e confira!

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Tags
Gustavo Bianch

Compartilhe sua opinião