ESG: maior desafio dos bancos é o ambiental, diz presidente do Banco do Brasil (BBAS3)

O presidente do Banco do Brasil (BBAS3) Fausto Ribeiro disse, em evento promovido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), na terça-feira (9), que o maior desafio dos bancos em relação ao ESG é o ambiental. Fausto considerou que “os outros dois eixos estão bem encaminhados”, referindo-se à questão social e de governança. “Na parte social, os bancos já são atuantes e nós temos uma governança sólida”, declarou.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Ribeiro acrescentou que os bancos precisam oferecer meios para ajudar agricultores a ter rentabilidade sem prejudicar o meio ambiente. “Temos uma carteira de quase R$ 100 bilhões em crédito que geram baixo carborno. Por que não securitizar esses créditos e oferecer ao mercado para financiar a agricultura a preços mais baixos”, perguntou.

Ainda sobre as práticas ESG, Fausto Ribeiro explicou que os bancos podem criar alternativas financeiras para explorar o potencial produtivo do território brasileiro. “Que país do mundo tem 66% do território sem gerar riqueza e renda? Há um potencial enorme da gente trazer para esse jogo os agricultores brasileiros, que se tornam protagonistas nesses processos”, pontuou o presidente do BB, destacando produtos como os créditos de carbono.

As afirmações foram dadas durante um painel que juntou os executivos de três dos principais bancos brasileiros para discutir a nova realidade global e a inovação acelerada. O ESG (sigla para Environmental, social and Governance) é um conjunto de medidas corporativas para melhorar suas práticas nas áreas ambiental, social e de governança. A nova presidente da Caixa, Daniela Marques, também participou do painel, mas precisou se ausentar antes que a discussão sobre sustentabilidade entrasse no debate.

Para saber tudo sobre ESG, nos acompanhe nesta “Semana do ESG: Investindo no Futuro“, realizada com apoio da CBA e da Rio Bravo. Entre 8 e 12 de agosto, o Suno Notícias vai trazer uma série de conteúdos especiais sobre investimentos ESG para você ficar por dentro do tema e entender como isso impacta o seu bolso. Você acompanha todo o conteúdo neste link.

Você também não pode perder o evento presencial do SUNO Notícias sobre ESG, com vagas limitadas, que ocorrerá no dia 17 de agosto, em São Paulo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

O presidente do Banco Bradesco, Octavio de Lazari Jr. afirmou que o ESG é um caminho sem volta para as empresas e bancos. O executivo apontou, no entanto, que a velocidade na adoção dessas práticas ainda é “muito lenta”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2022/08/CBA_Banner_Suno_1080x250.png

“O social tem que estar resolvido. Problema de renda, educação e saúde precisa ser resolvido”, disse Lazari. “De alguma maneira, a gente precisa engajar o time inteiro, inclusive os clientes, para que o ESG se torne uma verdade consolidada porque a velocidade ainda é muito lenta”, pontuou.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Redação Suno Notícias

Compartilhe sua opinião