Ibovespa em queda refletindo as tensões do mercado externo

Nesta sexta-feira (31), o Ibovespa opera em queda devido as tensões do mercado externo.

Por volta das 10h10, o Ibovespa registrava uma queda de -0,38% alcançando 97.088,67 pontos. O mercado está atento as ameaças do presidente americano, Donald Trump, em elevar as tarifas alfandegárias do México.

Além disso, a alta da Bolsa de Valores de São Paulo se deve também a retração do Produto Interno Bruto brasileiro.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Trump x México

Como medida para conter os imigrantes ilegais nos Estados Unidos, Trump anunciou taxa de 5% sobre produtos vindo do México.

A ação foi divulgada na última quinta-feira (30) e entrará em vigor no dia 10 de junho deste ano. A medida foi tomada, após um grande grupo de imigrantes ilegais mexicanos tentarem atravessar a fronteira.

Em seu twitter, o presidente publicou: “Ontem, agentes da Patrulha da Fronteira prenderam o maior grupo de estrangeiros ilegais no país: 1.036 pessoas atravessaram ilegalmente por volta das 4h da manhã”.

Saiba Mais: Trump anuncia medidas para conter imigrantes ilegais vindos do México

“No dia 10 de junho, os EUA imporão 5% de taxas sobre todos os produtos que vierem do México, para que os imigrantes ilegais parem de vir para o nosso país. O aumento da tarifa será gradual até que os problemas de imigração sejam remediados”, disse o presidente americano.

As tarifas tem feito o mercado internacional ficar atento. A primeira-ministra alemã, Angela Merkel, criticou a política de tarifas de Trump. “O protecionismo e os conflitos comerciais colocam em perigo o livre comércio e as fundações básicas da nossa prosperidade“, disse a premiê.

PIB recua 0,2%

De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o PIB registrou uma queda de 0,2% no primeiro trimestre de 2019.

Saiba Mais: PIB negativo no 1º tri teve influência da Vale e Brumadinho, diz IBGE

Esse registro demonstra uma estagnação da economia e uma piora das expectativas para este ano. Além disso, a retração é a primeira desde o último trimestre de 2016, quando registrou uma queda de 2,3%.

A tragédia em Brumadinho influenciou a retração do PIB, pois as operações da Vale tiveram a menor escala afetando todo o setor industrial. “A indústria extrativa foi responsável pela queda do PIB”, disse a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE.

Última cotação

Na última sessão, que ocorreu na quinta-feira (30), o Ibovespa encerrou em alta de 0,92% com 97.457,36 pontos.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião