Trump anuncia medidas para conter imigrantes ilegais vindos do México

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou uma taxa de 5% sobre os produtos vindo do México. O objetivo de Trump é que o país vizinho acabe ou reduza a entrada de imigrantes clandestino nos EUA. A ação foi anunciada na última quinta-feira (30), mas passa a valer em 10 de junho.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-1.png

O anúncio de Trump aconteceu após a detenção do maior grupo de imigrantes ilegais. De acordo com o presidente, pelo Twitter, os agentes de Patrulha de Fronteira prenderam “1.036 pessoas que cruzaram a fronteira ilegalmente em El Paso por volta das 4h”.

Yesterday, Border Patrol agents apprehended the largest group of illegal aliens ever: 1,036 people who illegally crossed the border in El Paso around 4am. Democrats need to stand by our incredible Border Patrol and finally fix the loopholes at our Border! pic.twitter.com/6K1rIUzorM

— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 30 de maio de 2019

O Escritório de Alfândega e Proteção Fronteiriça (CBP, traduzido do inglês) afirmou os integrantes do grupo vinham da Guatemala, Honduras e El Salvador. Além disso, o CBP disse que na última segunda-feira (27), um outro grupo já havia sido pego, quando os agentes detiveram 430 pessoas na mesma área.

Aplicação das taxas

Buscando conter o número de imigrantes ilegais, o presidente dos Estados Unidos anunciou a taxação de produtos importados do México, com o objetivo de fazer com que o país tome iniciativas para conter o fluxo de pessoas nas fronteiras com os EUA.

Em comunicado, Trump diz que o México não trata os Estados Unidos de maneira justa, salientando que o governo do país vizinho tem meios para parar o fluxo de imigrantes.

Saiba mais: PIB dos EUA é revisado para baixo a 3,1% no 1° trimestre de 2019

De acordo com a Casa Branca, a taxação vai aumentar gradualmente. No entanto, em 10 de junho já será aplicada a taxa de 5% sobre os produtos, depois disso funcionará da seguinte forma:

  • 1º de agosto – 15%
  • 1º de setembro – 20%
  • 1º de outubro – 25%

On June 10th, the United States will impose a 5% Tariff on all goods coming into our Country from Mexico, until such time as illegal migrants coming through Mexico, and into our Country, STOP. The Tariff will gradually increase until the Illegal Immigration problem is remedied,..

— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 30 de maio de 2019

O presidente dos Estados Unidos afirmou que se o país vizinho conter o fluxo migratório, as taxas serão removidas. “Se a crise de imigração ilegal for aliviada com atitudes eficazes tomadas pelo México, as tarifas serão removidas”.

Em contrapartida, Trump afirmou que “se o México falhar em agir, as taxas vão continuar no nível alto”, indicando que passariam a ser adotadas as taxas de 25% sobre os produtos.

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião