Ibovespa abre em recuperação com minério de ferro e voo da Embraer (EMBR3)

Na abertura de mercado desta terça-feira (24), o Ibovespa apresenta alta de 1,09% aos 118.746, pontos, após uma segunda-feira de revés em relação ao cenário internacional – quando a bolsa brasileira ficou isolada e fechou no vermelho com aumento da tensão política. Agora, o minério de ferro entra em recuperação e impulsiona algumas altas da bolsa.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

O Ibovespa hoje digere alguns movimentos recentes das companhias, mas segue atento olhando para Brasília.

Nos últimos dias, a crise institucional se agravou com os pedidos de impeachment dos ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF). Além disso, apoiadores do presidente ensaiam um ato para o dia 7 de setembro, o que tem gerado respostas e ameaças de governadores.

No radar corporativo, as aéreas seguem despontando após notícia recente da Embraer (EMBR3), que sobe após sua empresa Eve Urban Air Mobility e a Ascent Flights Global anunciarem o reforço da parceria para desenvolver um “ecossistema robusto” de mobilidade aérea e tirarem a ideia de “carro voador” do papel.

Ainda no segmento, a Gol (GOLL4) e a Azul (AZUL4) sobem 6% e 4%, respectivamente.

No campo dos indicadores, o Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha veio levemente acima das expectativas, em 1,6%, deixando o crescimento anualizado da maior economia da Europa em 9,8%. Com o dado, a bolsa de Frankfurt é a única que segue no campo positivo no continente.

Mais tarde os Estados Unidos, que também devem divulgar sue PIB neste semana, irão tornar públicos os dados das vendas de casas novas. Você confere a agenda da semana aqui.

“Os mercados internacionais se recuperam na espera do Jackson Hole. Também há destaque para o minério de ferro, que sobe 6,16%. Nos EUA, temos renovação de novas máximas e bancos aumentando os targets para o S&P 500, mostrando otimismo”, analisa Jansen Costa, sócio-fundador da Fatorial Investimentos.

Notícias que vão movimentar o Ibovespa hoje

  • Cosan que entrar na mineração
  • Simpar anuncia programa de recompra
  • Petrobras inicia produção em Sépia

Cosan de olho no minério de ferro

Em anúncio feito na segunda (23), a Cosan (CSAN3) afirmou que pretende atuar nos segmentos de mineração e logística, que receberão o primeiro investimento por meio de uma nova estrutura corporativa.

No seu fato relevante arquivado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a companhia explicou que fará esses investimentos para explorarminério de ferro com a seguinte estrutura de fundos:

A controlada da Cosan, a Atlântico, firmou ainda na segunda (23) uma proposta vinculante com São Luís Port e os demais acionistas minoritários para aquisição de 100% do TUP Porto São Luís por R$ 720 milhões.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Vale frisar que o minério de ferro tem sido um dos grandes drivers da bolsa brasileira nas últimas semanas, sendo responsável por impulsionar fortemente os papéis de Vale (VALE3) desde meses atrás mas, com preço sofrendo quedas, fez todas as companhias vinculadas à commodity amargarem perdas na última semana.

As ações da Cosan, assim, sobem 3,8% na cotação do Ibovespa.

Simpar fará recompra de 11 milhões de ações

Também na segunda (23), a Simpar (SIMH3) comunicou ao mercado o cancelamento de 12.335.570 ações ordinárias da companhia, atualmente mantidas em tesouraria.

Essa tomada de decisão veio do Conselho de Administração, que na mesma data encerrou o programa de recompra de ações da Simpar aberto em 4 de fevereiro e criou um novo.

Segundo a companhia, esse novo programa de recompra deve “maximização de valor ao acionista, sem redução do capital social”, diz a empresa em fato relevante. Ele terá prazo de duração de 18 meses, com início em 23 de agosto de 2021 e término em 23 de fevereiro de 2023.

“As ações adquiridas serão utilizadas para manutenção em tesouraria, cancelamento, alienação e/ou para atender as obrigações assumidas pela Companhia perante os beneficiários dos planos de remuneração baseados em ações”, diz a companhia.

Com o fato relevante, a companhia fica em alta de 2,46% no Ibovespa hoje.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Braskem nega oferta pública

Recentemente a Petrobras (PETR4) também divulgou ao mercado que deu início à produção de petróleo e gás natural no campo de Sépia, que fica na região do pré-sal da Bacia de Santos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

O projeto da estatal prevê a interligação de sete poços produtores e quatro poços injetores ao FPSO. O escoamento da produção de petróleo será feito por navios aliviadores, enquanto a produção de gás será escoada pelas rotas de gasodutos do pré-sal.

A jazida compartilhada de Sépia é composta pelos campos de Sépia e Sépia Leste, localizados em áreas da Cessão Onerosa e Concessão (BM-S-24), respectivamente, operada pela Petrobras (97,6%) em parceria com a Petrogal Brasil S.A. (2,4%).

Com as notícias, a petroleira estatal sobe 0,96% na bolsa de valores hoje.

Destaques do Ibovespa

As principais altas no Ibovespa, por volta das 10h15 são:

No mesmo horário, as principais quedas no Ibovespa eram:

Principais índices

Bolsas mundiais

Veja o desempenho dos principais índices acionários no exterior, além do índice Ibovespa:

Última cotação do Ibovespa

O Ibovespa fechou o pregão de segunda (23) caindo 0,49%, a 117.472 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião