Acesso Rápido

    Bolsa de Xangai: conheça a maior bolsa de valores da China

    Bolsa de Xangai: conheça a maior bolsa de valores da China

    As bolsas asiáticas estão ganhando cada vez mais importância no cenário mundial. Dentre elas está a Bolsa de Xangai, considerada a maior bolsa de valores da China.

    Dessa forma, investidores que desejam investir na Ásia, acabam encontrando na Bolsa de Xangai uma oportunidade, principalmente pela representatividade que a China tem no cenário econômico mundial.

    O que é a Bolsa de Xangai?

    A Bolsa de Xangai é a maior bolsa de valores da China, onde ocorre a negociação de ações de empresas, fundos, títulos e derivativos de empresas de capital aberto listadas nela.

    Ela é governada pela China Securities Regulatory Commission (CSRC), sendo o seu desenvolvimento baseado no princípio da legislação, supervisão, autorregulação e padronização.

    Pela representatividade que a China possui no mercado mundial, sendo ela a segunda maior potência do planeta, a Bolsa de Shanghai atrai investidores do mundo todo.

    Quando surgiu a Bolsa de Valores de Shanghai?

    A Bolsa de Valores de Xangai foi fundada no dia 26 de novembro de 1990, sendo que ela entrou em operação no dia 19 de dezembro daquele mesmo ano.

    Atualmente existem mais de 1,7 mil empresas listadas nela, sendo que no ano de 2019, ela possuía de forma agregada um valor de mercado de aproximadamente US$ 5 trilhões.

    Diante do crescimento exponencial do mercado chinês nos últimos 30 anos, a Bolsa chinesa passou a atrair investidores de diversos perfis diferentes.

    Uma das principais características da Bolsa chinesa é que existem duas classes principais de ações. As ações A-share e as ações B-share.

    As ações A-share são aquelas negociadas em yuan, e elas só estão disponíveis para investimentos estrangeiros por meio de um programa qualificado conhecido como QFII.

    Já as ações B-share são negociadas em dólar, por isso podem ser adquiridas por quaisquer investidores estrangeiros.

    Quais são as principais ações negociadas?

    A Bolsa de Xangai é uma das mais importantes do mundo, e por isso possui milhares de empresas listadas. Dentre as principais estão:

    • Petrochina;
    • Bank of China;
    • China Life.

    No entanto, por possuir duas classes de ações, nem todas as empresas listadas na Bolsa de Xangai podem ser adquiridas pelos acionistas estrangeiros.

    Quais são os índices negociados?

    Na Bolsa chinesa também são negociados alguns índices que são compostos pelas principais ações das empresas de lá.

    Os principais índices financeiros que permitem analisar a Bolsa de Shanghai são o SSE Composite e o SSE 50.

    O índice SSE Composite é o principal índice que foi fundado em 1991 e transmite uma visão geral do desempenho das empresas presentes na Bolsa de Xangai.

    Uma das principais características desse índice é que ele reflete sem exceção todas as ações listadas na Bolsa de Valores de Xangai.

    Ele é um índice que tem uma grande importância, pois como lista todas as empresas da China, é possível ter uma visão geral do mercado de lá.

    Como atualmente a China é a segunda maior economia do mundo, a Bolsa de Xangai ganhou uma grande notoriedade no cenário macroeconômico mundial.

    Foi possível entender o que é a Bolsa de Xangai? Então deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe esta matéria com seus amigos nas redes sociais.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    2 comentários

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

    • Diego Clink 15 de agosto de 2021

      Sempre boas reportagens aqui na Suno, seja pra quem já atua em áreas congêneres ou pra quem seja leigo tateando o assunto no escuro. Mesmo pra um bancário , com um bom tempo de estrada, no meu caso.

      Responder
      • Suno Research 16 de agosto de 2021

        Olá, Diego! Tudo certo?
        Ficamos felizes em ajudar.
        Atenciosamente, Equipe Suno.

        Responder