Acesso Rápido

    Bolsa de Valores de Tóquio: conheça maior bolsa da Ásia

    Bolsa de Valores de Tóquio: conheça maior bolsa da Ásia

    Sem dúvidas, a Bolsa de Valores de Tóquio, conhecida internacionalmente como TSE (Tokyo Stock Exchange) é uma das principais bolsas do mercado financeiro Asiático.

    Por isso, principalmente para quem gosta de investir e diversificar no exterior, é válido conhecer a bolsa de valores de Tóquio.

    O que é a Bolsa de Valores de Tóquio?

    A bolsa de valores de Tóquio, também conhecida como TSE (Tokyo Stock Exchange), é a maior bolsa de valores da Ásia e a terceira maior do mundo em capitalização de mercado.

    Ou seja, a TSE, localização no Japão, demostra o desenvolvimento econômico do país e a potência do mercado asiático.

    Assim, grandes empresas que lideram o mercado mundial estão listadas na bolsa de valores japonesa, o que demonstra a importância de conhecer mais sobre a Tokyo Stock Exchange.

    Quando surgiu a Bolsa de Valores de Tóquio?

    A Tokyo Stock Exchange foi criada em 15 de maio de 1878, porém com outro nome Tokyo Kabushiki Torihikijo. Desde então, além da TSE, outras bolsas de valores também foram fundadas em capitais e em importantes polos financeiros do Japão.

    No entanto, no ano de 1943, a TSE se uniu com mais outras 10 bolsa de valores localizadas nas principais cidades do Japão, formando assim a Tokyo Stock Exchange. Por conta do bombardeio de Nagasaki, a TSE foi fechada e reabriu somente 1949 com nome atual.

    Nos anos que se seguiram após a Segunda Guerra Mundial, o Japão vivenciou uma grande bolha de ativos, da qual somente veio eclodir no final dos anos 80, o que a tornou a principal bolsa de valores do mundo naquela época.

    Na década de 90, a bolsa de Tóquio chegou a ser responsável por mais de 60% da capitalização do mercado de ações, entretanto o valor do índice Nikkei caiu um terço de valor, somente no primeiro ano da década.

    Atualmente, a TSE é considerada a principal da Ásia e a terceira maior do mundo, ficando atrás das bolsas americanas, NYSE e Nasdaq.

    Quais são as principais ações negociadas na TSE?

    Por ser a maior bolsa de valores da Ásia e estar presente em uma das principais economias do mundo, é possível imaginar que grandes empresas são negociadas na TSE.

    O Japão é conhecido pelo pioneirismo tecnológico, portanto, muitas das empresas mais importantes listadas na TSE são desse setor econômico.

    No entanto, empresas de outros setores, como as montadoras de automóveis, também são negociadas na Tokyo Stock Exchange.

    Assim, entre as principais empresas negociadas na bolsa de valores de Tóquio, em relação a valor de mercado e notoriedade internacional, é possível listar:

    • Toyota Motor Corporation;
    • SoftBank Group Corp;
    • Keyence Corporation;
    • Chugai Pharmaceutical Co., Ltd.;
    • Sony Corporation.

    Quais são os principais índices da TSE?

    Conhecer os principais índices do mercado financeiro japonês negociados na Tokyo Stock Exchange pode ser uma informação para os investidores internacionais analisarem e acompanharem de perto.

    Os índices financeiros negociados nas bolsas de valores demonstram, normalmente, uma performance média ponderada das principais empresas de capital aberto listadas.

    Ou seja, determinados índices demonstram o volume financeiro negociado na TSE, por exemplo. Sendo assim, entre os principais índices da bolsa de valores de Tóquio, é importante listar:

    • Nikkei 225;
    • Topix;
    • J30 index.

    O Nikkei 225 é o principal índice de ações mercado japonês e engloba, de forma ponderada, as 225 maiores empresas do Japão. Assim, ele reavalia a composição anualmente através do valor de mercado e volume de negociação das empresas.

    Já o Topix é o índice enquadra todas as empresas consideradas “first section” da bolsa de valores de Tóquio, sendo calculado de forma ponderada de acordo com a capitalização.

    Por fim, o J30 Index é composto pelas maiores empresas do setor industrial do Japão.

    Esse artigo te ajudou a conhecer melhor a Bolsa de Valores de Tóquio? Deixe comentário e possíveis dúvidas no espaço abaixo.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *