Acesso Rápido

    Futuro de S&P 500: entenda o que é e como funciona

    Futuro de S&P 500: entenda o que é e como funciona

    Existem diversas opções no mercado financeiro nacional como Futuro de S&P 500 que muitos investidores procuram se aventurar sem ter total conhecimento sobre o assunto.

    Por isso, vale muito a pena entender do que se trata o Futuro de S&P 500, entendendo suas principais características técnicas, vantagens e desventagens como um produto financeiro.

    O que é o Futuro de S&P 500?

    O Futuro de S&P 500 é um derivativo com um ativo-subjacente referenciado em ativos do índice S&P 500, um dos principais indicadores das bolsas de valores americanas.

    O produto foi lançado entre a B3, bolsa de valores do Brasil, e o CME Group, que já negociava o Contrato Futuro E-mini S&P 500, um pouco similar ao novo produto negociado na B3.

    E-book: Investindo no Exterior

    Descubra como investir nas melhores empresas e ativos do mundo com o nosso ebook gratuito de Investimentos no Exterior!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Basicamente, o derivativo do S&P 500 permite que o investidor negocie hoje baseado nas expectativas de preço futuro dos ativos que compõem a carteira teórica do índice S&P 500.

    É muito comum encontrar produtos financeiros ligados ou relacionados ao índice americano S&P 500.

    Afinal, o indicador representa um “termômetro” do mercado americano, já que o valor representado na carteira do índice equivale a aproximadamente 80% do valor de mercado das companhias listadas em bolsas de valores americanas.

    Conhecer os principais índices do mercado financeiro internacional é muito importante para os investidores. Quer conhecer índices, empresas e informações que podem ajudar no investimento no exterior? Então baixe o Ebook Investindo no Exterior, elaborado pela Suno Research.

    Como funciona o Futuro de S&P 500?

    Os contratos futuros de S&P 500 são negociados em bolsa através do mercado futuro.

    Cada um dos contratos possui vencimento com datas específicas, sendo normalmente marcadas para a terceira sexta-feira de 4 meses: março, junho, setembro e dezembro.

    Basicamente, os contratos funcionam como um método de investimento na expectativa de subida ou descida do preço dos ativos negociados, que, neste caso, é o próprio S&P 500.

    Ao investir no mercado de futuros, o investidor deve se atentar ao ticker, que aponta, além do ativo negociado, o mês de vencimento do contrato.

    • H é referente ao mês de março;
    • M é referente ao mês de junho;
    • U é referente ao mês de setembro;
    • Z é referente ao mês de dezembro.

    Características Futuro de S&P 500

    Apesar de se tratar de uma opção de investimento arriscada, já que o fundamento decisório para o investimento são as expectativas em relação ao valor futuro de um índice, é possível listar algumas vantagens do futuro de S&P 500.

    • Exposição ao mercado internacional;
    • Proteção contra uma possível queda na Bolsa

    Exposição ao mercado internacional

    A exposição ao mercado internacional é muito interessante para que o investidor não concentre todo seu patrimônio apenas em ativos de uma mesma região ou país.

    Por isso, sobretudo para quem gosta de investir em ativos de renda variável é interessante a diversificação regional e cambial dos seus investimentos.

    Proteção contra uma possível queda na Bolsa

    O investidor pode buscar através do índice futuro de S&P 500 se proteger de uma possível queda brusca da bolsa de valores.

    Muitos investidores costumam realizar essa proteção apenas investindo em ativos estrangeiros mas essa exposição também pode ser feita através do futuro do S&P 500. Vale ressaltar que essa opção costuma carregar mais risco do que a versão mais tradicional.

    Esse artigo te ajudou a conhecer o contrato futuro de S&P 500? Deixe dúvidas e comentários no espaço abaixo.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *