Acesso Rápido

    NASD11: conheça o ETF das principais empresas da Nasdaq

    NASD11: conheça o ETF das principais empresas da Nasdaq

    O dólar é a moeda mais forte do mundo, por isso, muitos investidores têm interesse de alocar parte da carteira em ativos dolarizados. Assim, uma das alternativas é através do ETF NASD11.

    Sendo assim, o NASD11 é uma das formas de diversificar os investimentos e acessar as empresas negociadas na bolsa de valores Nasdaq.

    O que é NASD11?

    O NASD11 é um ETF (Exchange Traded Fund), ou fundo de índice, que busca seguir o desempenho das 100 maiores empresas listadas na Nasdaq, uma das principais bolsas de valores dos EUA.

    Para este fim, o ETF NASD11 utiliza como benchmark e referência o índice americano Nasdaq 100.

    A Nasdaq é considerada a bolsa da tecnologia, conhecida por abrigar as principais empresas desse tipo do mundo – seja nos setores de eletrônica, informática, telecomunicações e biotecnologia. Porém, também é possível encontrar na Nasdaq empresas de atividades mais tradicionais, como varejo e indústria.

    Como funciona o NASD11?

    O NASDA11, ETF das principais empresas da Nasdaq, é negociado na bolsa de valores brasileira, a B3. 

    Sendo assim, para investir no ETF da Nasdaq, é possível realizar aplicações a partir R$10,00, estando sujeito a uma taxa de administração de 0,3%a.a.

    O fundo acompanhará a variação do dólar, portanto pode ser uma opção para diversificação cambial na carteira de investimentos.

    Composição do NASD11

    O objetivo do NASD11 é replicar resultado do NASDAQ 100 Index e, para isso, espelha a composição da carteira teórica do índice.

    Portanto, na composição do NASD11 estão algumas das maiores empresas da Nasdaq e do Mundo, como:

    • Amazon;
    • Apple;
    • Facebook;
    • Google;
    • Microsoft;
    • Netflix;
    • Starbucks;
    • Tesla;
    • +92.

    A composição da carteira teórica do índice é feita de forma ponderada, portanto, quanto maior for o valor de mercado e a liquidez da ação, maior será o seu peso para variações no índice.

    Quais são as vantagens e desvantagens do NASD11?

    Investir no NASD11 pode apresentar algumas vantagens interessantes para a carteira de investimento.

    Entre as principais vantagens do ETF da Nasdaq, estão:

    Diversificação

    O ETF é um ativo altamente diversificado, por ser replicar a desempenho um índice composto pelas 100 principais empresas da Nasdaq.

    Dolarização

    Além da diversificação natural do ativo, a diversificação cambial proporcionada pela dolarização do ativo também pode ser muito vantajosa para balancear a carteira de investimentos.

    Investir nas principais empresas do mundo

    As empresas que compõem o índice e, consequentemente, o ETF são de alta qualidade. Afinal são as 100 principais empresas de uma das principais bolsas da maior economia mundial. É possível considerar a Nasdaq e NYSE como maiores bolsas de valores do mundo.

    Por outro lado, também é possível listar algumas possíveis desvantagens associadas ao investimento no ETF, como custos e taxa de administração.

    Taxa de administração

    Apesar de não ser muito alta (0,3% a.a), é mais interessante fugir de taxas no mercado, de modo a otimizar os rendimentos.

    A taxa de administração é o valor pago ao operador de uma aplicação financeira pela gestão e administração do capital do investidor.

    Como investir no NASD11?

    Para os investidores que analisaram e se interessaram no ativo, é possível investir no NASD11 através da própria B3 (Bolsa de Valores Brasileira). Ou seja, não é necessário passar por toda burocracia para abrir conta em uma corretora no exterior e mandar dinheiro para fora do país.

    Sendo assim, basta abrir uma conta em uma corretora brasileira, transferir o valor desejado e realizar a operação no home broker.

    No entanto, para quem possui conta em corretora internacional, também é possível adquirir ativos correspondentes em bolsas do exterior, sobretudo nas americanas.

    Esse artigo te ajudou a entender o que é e como funciona o NASD11? Deixe dúvidas e comentários no espaço abaixo.

    Tags
    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *