PIB dos EUA, PMIs e IPCA: Veja os principais eventos da semana

Após o fim da temporada de balanços, os principais eventos da semana voltam a ser indicadores e derivados. Nos próximos dias, dados relativos ao crescimento econômica e à inflação devem ser divulgados.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Além disso, indicadores de produção de países da Europa devem movimentar os mercados internacionais, que amargaram perdas na última semana em decorrência da queda das commodities.

Vale lembrar que, ainda nesta última semana, o Ibovespa fechou em 118 mil pontos, devolvendo os ganhos de 2021. Abaixo, confira os principais eventos que devem movimentar o mercado na semana.

PIB dos EUA

Na quinta-feira (26), os Estados Unidos devem divulgar seus dados relativos ao seu Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre deste ano, com estimativa para 6,7%.

O dado deve vir com influência dos balanços divulgados pelo mercado nos últimos meses e também com o avanço da vacinação – apesar do temor da variante Delta.

Além disso, no dia, o país também revela os Pedidos Iniciais por Seguro-Desemprego e o Índice de Atividade Industrial Fed.

PMIs

Já na segunda (23), na lista dos eventos da semana, os EUA e diversos países da Europa divulgam seus Índices de atividade dos gerentes de compras, ou PMIs.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Vale frisar que são dois índices para cada país, sendo o composto e o industrial. O primeiro é baseado ementrevistas com mais de 300 executivos em empresas de manufatura e também 300 empresas de serviços do setor privado

Já o segundo, o industrial, reflete o nível de atividade dos gerentes de compras na indústria da construção.

Quem divulga o dado:

  • EUA
  • Alemanha
  • França
  • Reino Unido
  • Europa (dado consolidado do continente)

IPCA-15

No Brasil, na quarta (25), será divulgado o IPCA-15, dado que é considerado a prévia do IPCA. A estimativa é para uma alta de 0,72% no mês, deixando o acumulado em 8,59% de alta no anualizado.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Como influência, pesam os juros, as ações e a moeda.

Caged

Divulgado pelo Ministério do Trabalho, o dado do Caged mensura o nível de desemprego e é um dos eventos da semana mais relevantes par aa bolsa.

O número sempre tende a ser virtualmente mais “otimista” do que o Pnad, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Não há estimativa específica para o número, em consenso, mas o dado prévio demonstrou a criação de 309 mil empregos.

Venda de novas casas nos EUA

No início da semana, na terça (24), os Estados Unidos divulgam os dados de venda de casas novas, que figuram como um dos principais eventos da semana. O relatório mensura o quão aquecido está o mercado imobiliário americano e tende a ser influente no mercado. A estimativa é de 800 mil novas vendas, ante um número atual de 676 mil.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião