Grana na conta

E-commerce: Download de apps desacelera; B2W (BTOW3) recua mais

Embora o resultado das varejistas brasileiras na Black Friday tenha sido favorável, existe uma tendência negativa começando a rondar o setor: a desaceleração dos download de aplicativos (apps) de e-commerce. O fenômeno atinge nomes como Magazine Luiza (MGLU3), Americanas, da B2W (BTOW3) e Mercado Livre.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-3.png

 

Segundo relatório do Goldman Sachs divulgado hoje, os downloads de aplicativos de e-commerce caíram pela primeira vez em 2020, com recuo de 14% entre 26 de outubro e 22 de novembro ante o mesmo período de 2019.

Em comparação com as quatro semanas anteriores, os dowloads cresceram 53%. “Os aplicativos que monitoramos tiveram o desempenho mais fraco na semana de 16 a 22 de novembro, com queda anual de 25%”, afirmaram os analistas do Goldman Sachs.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-3.png

 

Segundo o banco, existe uma tendência parecida em todos os maiores aplicativos, sendo que todos tiveram quedas no período.

O app da Americanas (da B2W), que foi o mais baixado na categoria em 2020, teve seu pior resultado, com queda de 56% na comparação anual na semana entre 16 e 22 de novembro.

O app do Mercado Livre também mostrou uma desaceleração sequencial, com o crescimento de download ficando no território negativo por sete semanas consecutivas.

Confira abaixo o volume de downloads de app em 2020:

Downloads de APPS

Os downloads de aplictativos de beleza também sofreram desaceleração entre 26 de outubro e 22 de novembro. O app do Boticário, mais baixado da categoria, teve seu crescimento semanal mais baixo, embora ainda esteja positivo em três dígitos. Os aplicativos da Natura (NTCO3) e da RD (RADL3) também estão desacelerando de forma sequencial, segundo o banco.

No segmento de alimentos e entrega de comida, o comportamento foi mais volátil. A principal tendência positiva neste mercado é o aplicativo do Grupo Carrefour (CARFB3), que mostrou aceleração de downloads entre 2 e 22 de novembo.

Apesar da queda no downloads, avanço do e-commerce é grande

Apesar da recente desaceleração vista recentemente, os downloads de aplicativos acumulam altas expressivas neste ano.

Confira os dados abaixo, mostrando os dados acumulados:

Download de aplicativos

Além de destacar o desempenho acumulado positivo, o Goldman detalhou os desempenhos das empresas na Black Friday.

Mercado Livre

O Volume Bruto de Mercadoria (GMV) do Mercado Livre cresceu 130% na comparação anual entre 26 e 29 de novembro. As melhores categorias foram eletrônicos, itens de decoração, autopeças e bens de consumo. Segundo a empresa, 86% das vendas foram entregues até 2 de dezembro.

Amazon é destaque no e-commerce

Segundo o relatório do Goldman Sachs, a Amazon foi a empresa mais citada no Twitter durante a Black Friday brasileira. Magazine Luiza, Lojas Americanas, Apple e Nike completaram o grupo de empresas com maior número de referências na rede social.

Magazine Luiza

O Goldman Sachs estima que o GMV do Magalu cresceu mais de 100% em novembro, enquanto as vendas mesmas lojas se mantiveram em linha com as tendências anteriores. Como referência, o Magalu cresceu as vendas mesmas lojas em 7,2% no terceiro trimestre ante o mesmo período do ano anterior.

Via Varejo

As vendas líquidas da empresa, que é forte no e-commerce, somaram R$ 3 bilhões na data, segundo informado pela Via Varejo, impulsionadas por categorias como computadores, tablets, smartphones, televisões, autopeças e itens para casa.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Natalia Gómez

Compartilhe sua opinião