Acesso Rápido

    GMV: entenda o que representa o indicador de Volume Bruto de Mercadoria

    GMV: entenda o que representa o indicador de Volume Bruto de Mercadoria

    O comércio digital possui diversas ferramentas para que os vendedores ou revendedores possam analisar a saúde de seu empreendimento online. Sendo que o GMV é dessas métricas, inseridas nas plataformas.

    Muitas vezes dentro de um ambiente comercial encontramos desafios como: custos altos, despesas, lucros menores que os gastos, receita diminuindo etc.  Por isso o GMV é utilizado para identificar a receita gerada e controlar de forma simples os resultados das vendas.

    O que é GMV?

    O GMV é uma sigla para Gross Merchandise Volume, que significa volume bruto de mercadorias. Ou seja, é uma métrica criada para calcular o volume bruto de mercadorias dentro de plataformas digitais. Também chamados de e-commerce.

    O volume total de vendas é dado dólares ou reais. E é calculado sobre um determinado período de vendas. Sendo que o objetivo principal da fórmula do GMV é mapear o desempenho do comércio através dos números apresentados pelas vendas.

    Minicurso: Contabilidade para Investidores

    Inscreva-se no nosso minicurso gratuito e aprenda os principais conceitos de contabilidade para quem quer investir em empresas na Bolsa de Valores!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Como calcular o GMV?

    Existem inúmeras maneiras de efetuar o cálculo do GMV. Mas o cálculo mais simples é começar pelo preço de venda final para o cliente e multiplicar pelo número de produtos vendidos.

    Dessa forma, a fórmula do GMV é a seguinte:

    • GMV = Preço de venda x Número de produtos;

    Exemplo: Um exemplo prático seria se um vendedor tem 10 camisetas à venda na sua loja virtual por 30 dólares cada.  Dessa forma, calcular o GMV seria pela seguinte forma:

    • 10 x 30 = 300 dólares (número de produtos vezes o preço final ao comprador)

    Por fim, essa seria uma fórmula para calcular a receita bruta na pratica. Outra métrica muito utilizada para calcular o GMV é:

    • GMV = Número de transações totais x valor médio do pedido (AOV).

    Sendo que:

    • AOV: são os custos do pedido do cliente.

    Quais as limitações do Gross Merchandise Volume?

    Para a visão dos especialistas, o volume bruto de mercadoria não oferece muitos dados para o vendedor. Principalmente sobre os custos envolvidos no comércio dos produtos. Portanto, não temos variáveis para calcular, por exemplo: descontos, retornos e como falamos os custos envolvidos.

    Ou seja, o resultado desse indicador seria o valor bruto das vendas. Até mesmo em sites famosos no comércio eletrônico como Amazon, não utilizam somente a fórmula do GMV, associam outras variáveis importantes.

    Quais indicadores podem ser usados juntamente com GMV?

    É importante que o Gross Merchandise Volume combine com indicadores para não esquecermos das variáveis que esse desconsidera na sua fórmula, como:

    • Receita;
    • Custo de Aquisição do Cliente (CAC);
    • Valor ao longo da vida do cliente (CLV);
    • Valor médio do pedido (AOV);
    • Receita média por usuário (ARPU);
    • Pontuação Net Promoter (NPS);
    • Taxa de Conversão;
    • Taxa de Churn;
    • Valor Líquido da Mercadoria;

    Um site famoso que aplica a fórmula do GMV, é o eBay, que utiliza como indicador de desempenho para vendas totais do site e vendas individuais de cada vendedor cadastrado na plataforma.

    Apesar de não considerar a receita média dos vendedores e não incluir custos relacionados a vendas individuais e demais deduções, o GMV continua sendo uma fórmula de grande expressão nos relatórios de empresas como Amazon, Ebay e Walmart.

    Entretanto, ainda existem várias maneiras de se aprender com as finanças e utilizar outros indicadores além do GMV. Uma delas é fazendo nosso minicurso gratuito sobre “Valuation e precificação de ativos“.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    2 comentários

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

    • Israel Melo 18 de fevereiro de 2020

      Qual a diferença entre GMV e Receita Bruta de vendas e serviços ?

      Responder
    • Ed Carlos Amancio da Silva 12 de agosto de 2020

      Ainda é importante dizer que o GMV é um métrica utilizada pelos portais que trabalham com Marketplace, uma vez que a mercadoria pertence ao parceiro do portal (Seller), e embora o GMV demonstre o volume bruto de vendas que o portal movimentou, a receita do portal significa apenas uma comissão paga pelo parceiro sobre o GMV.

      Responder