Marcos Figueiredo

Últimas de Marcos Figueiredo

Como aproveitar uma data comemorativa para dar educação financeira

Em outubro tem Dia das Crianças, e nessa época cresce a ansiedade dos mais jovens: em geral, nem os adolescentes abrem mão de receber um presente. Mas o perfil de cons…

Muito além das figurinhas: o álbum da Copa pode ajudar na educação financeira

Se você tem crianças e adolescentes na família, certamente já ouviu pedidos para comprar figurinhas para o álbum da Copa do Mundo de 2022. Afinal, a febre para consegu…

Nem sim, nem não: o que aprendi nas férias dos meus filhos

Nas últimas semanas, meus filhos estavam de férias na escola e isso mudou a rotina da nossa família. Os dois adolescentes gostam de ir ao clube, e às vezes acabam fica…

A mesada educa financeiramente?

Mesmo para nós, adultos, a consciência financeira é um desafio constante. Para os adolescentes, é ainda mais complicado aprender a lidar com o dinheiro de forma consci…

Como incentivar os adolescentes a guardar dinheiro?

Apenas um terço dos brasileiros têm dinheiro investido: é o que afirmam pesquisas recentes, como o Raio-X do Investidor da Anbima. Existem vários motivos por que as pe…

Família, escola ou governo?

É consenso atualmente que a educação financeira dos jovens deve ser uma prioridade. Conteúdos sobre o tema se tornaram obrigatórios nas escolas. As iniciativas voltada…

Liberdade financeira é poder fazer escolhas

Quando os pais colocam os filhos para praticar um esporte, eles não costumam ter a expectativa de criar o novo Rafael Nadal ou a nova Serena Williams. Mas, curiosament…

Como conversar com um adolescente consumista?

Seus filhos pedem para você comprar coisas o tempo todo? Nessa fase, isso é bem comum: são grandes as pressões para fazer parte do grupo, o que muitas vezes se reflete…

Volta às aulas: uma boa oportunidade para falar de educação financeira

Depois do período de férias, com o merecido descanso, chega o momento de recomeçar o ano letivo para crianças e adolescentes. Nessa faixa de idade, são comuns os pedid…

Seu filho sabe lidar com a inflação?

Se você tem filhos pré-adolescentes ou adolescentes, provavelmente tem a memória do tempo em que a inflação era um dos principais problemas do Brasil. Lembro que meus …

ANTERIOR 1 2